A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 45901, de 3 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece o regime para a identificação das filigranas feitas com metais diferentes dos metais nobres definidos no Decreto n.º 44776.

Texto do documento

Decreto 45901
A indústria portuguesa de filigranas é das que têm maiores tradições e a sua origem remonta ao século XVIII; está concentrada quase exclusivamente na região nortenha, nos concelhos de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, e firmou uma posição que tem de ser defendida.

Na verdade, durante muito tempo sòmente os ourives se dedicavam à sua confecção, utilizando o ouro ou a prata, a que imprimiam uma vida e uma graciosidade tão portuguesa que tornaram as nossas filigranas conhecidas e muito apreciadas dos estrangeiros.

No decurso dos últimos anos, porém, começaram a aparecer filigranas de outros metais, especialmente de cobre, que, além de imperfeitas e do aspecto grosseiro da confecção, apresentam, com o uso, oxidações que as tornam pouco agradáveis à vista.

Estas imitações às tradicionais filigranas portuguesas poderão, assim, conduzir ao descrédito de uma indústria que se tornou mundialmente famosa, pois, desconhecendo o comprador tal facto, bem poderá ser fraudulentamente induzido em erro, adquirindo como artigo de ouro ou de prata o que não passa de uma imitação, por exemplo, de cobre dourado ou prateado.

Por tudo isto, e uma vez que pela legislação específica está vedada às ourivesarias a exposição e venda ao público de filigranas que não tenham por base aqueles metais nobres, torna-se, mais do que conveniente, indispensável que se estabeleça um regime que dificulte a fraude, pela obrigatoriedade da identificação dos artigos quando feitos com outros metais, e que se estabeleça a adequada punição das eventuais infracções.

Nestes termos, e de acordo com a base I da Lei 2052, de 11 de Março do 1952, e com o artigo 4.º do Decreto-Lei 39634, de 5 de Maio de 1954;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º As filigranas feitas com metais diferentes dos metais nobres definidos no Decreto 44776, de 6 de Dezembro de 1962, não podem ser fabricadas, expostas à venda, vendidas, importadas ou exportadas, sem que:

a) Tenham soldada, de forma inamovível, no corpo principal, uma parte onde esteja indicado pelo seu símbolo químico o metal ou liga em que são fabricadas;

b) Tragam uma etiqueta ou selo, ligada ao objecto por forma a não ser fàcilmente destacável, donde conste o nome ou denominação e a marca comercial do fabricante, ou do importador, se a tiver, e a indicação por extenso do metal ou liga em que são fabricadas.

§ 1.º A indicação do metal ou liga em que são fabricadas deve estar escrita, pelo menos, em português, francês e inglês.

§ 2.º Para efeitos do disposto neste decreto são considerados como estando expostos à venda todos os artefactos encontrados nos estabelecimentos ou locais de negócio, onde quer que o sejam.

Art. 2.º As infracções ao disposto no presente decreto, pelos fabricantes ou pelos comerciantes, grossistas, retalhistas, importadores ou exportadores, serão punidas com multa de 1000$00 a 10000$00.

Art. 3.º Compete especialmente à Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais a fiscalização do disposto no presente diploma.

§ único. A aplicação da penalidade prevista no artigo 2.º deste diploma é da competência do inspector-geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

Art. 4.º O presente decreto entra em vigor 90 dias após a sua publicação.
Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 3 de Setembro de 1964. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Luís Maria Teixeira Pinto.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/258367.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1952-03-11 - Lei 2052 - Presidência da República

    Promulga as bases do condicionamento das indústrias.

  • Tem documento Em vigor 1954-05-05 - Decreto-Lei 39634 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Promulga a revisão do regime do condicionamento estabelecido para as diferentes indústrias e modalidades condicionadas.

  • Tem documento Em vigor 1962-12-06 - Decreto 44776 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Indústria

    Promulga o Regulamento do Exercício da Indústria de Ourivesaria.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda