A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 48110, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a transferência de uma verba dentro do orçamento da Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones em vigor no corrente ano.

Texto do documento

Decreto 48110

A Lei 1976, de 10 de Abril de 1939, estabelece o condicionamento geral do exercício de medicina por estrangeiros; o Decreto-Lei 38884, de 28 de Agosto de 1952, fixa as condições de exercício profissional de enfermagem no nosso país; e o Decreto 19331, de 6 de Fevereiro de 1931, regulamenta a importação e venda de medicamentos especializados de origem estrangeira.

Reconhece-se que aqueles diplomas prevêem condicionamentos que, dada a sua generalidade, justificam derrogações para casos excepcionais, nestes se incluindo o das necessidades de assistência às forças armadas estrangeiras estacionadas em território nacional.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Os médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos auxiliares pertencentes aos serviços de saúde de forças militares estrangeiras estacionadas em território nacional poderão prestar assistência aos militares daquelas forças, bem como aos membros do elemento civil e pessoas a cargo que os acompanhem.

2. Em portaria do Ministro da Saúde e Assistência, serão fixadas as condições em que poderá ser prestada a assistência a que se refere o n.º 1.

Art. 2.º - 1. Para efeitos da assistência a prestar nos termos do artigo 1.º e por despacho do Ministro da Saúde e Assistência, poderão ser autorizadas condições especiais de abastecimento de medicamentos e de aviamento de receitas médicas e, bem assim, a dispensa de formalidades previstas no Regulamento de Importação e Venda de Medicamentos Especializados de Origem Estrangeira, aprovado pelo Decreto 19331, de 6 de Fevereiro de 1931.

2. Serão de observar as formalidades do Decreto 12210, de 24 de Agosto de 1926, no que diz respeito:

a) À escrituração dos estupefacientes em livro especial;

b) Ao envio para a Direcção-Geral de Saúde da relação trimensal, minudente, das quantidades importadas, compradas ou vendidas, com a indicação das casas fornecedoras e o número das receitas respectivas;

c) Ao arquivo e inutilização das receitas médicas respeitantes a estupefacientes;

d) À fiscalização;

e) Às penalidades.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 13 de Dezembro de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - Mário Júlio de Almeida Costa - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - José Albino Machado Vaz - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1967/12/13/plain-251069.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/251069.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1926-08-27 - Decreto 12210 - Ministério da Instrução Pública - Direcção Geral de Saúde

    Promulga várias disposições sobre a importação e comércio de estupefacientes.

  • Tem documento Em vigor 1931-02-10 - Decreto 19331 - Ministério do Interior - Direcção Geral de Saúde - Repartição de Saúde

    APROVA O REGULAMENTO DA IMPORTAÇÃO E VENDA DE MEDICAMENTOS ESPECIALIZADOS DE ORIGEM ESTRANGEIRA.

  • Tem documento Em vigor 1939-04-10 - Lei 1976 - Presidência da República - Secretaria

    Regula o exercício da profissão médica por estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 1952-08-28 - Decreto-Lei 38884 - Ministério do Interior - Direcção-Geral da Assistência

    Regula o funcionamento dos cursos de enfermagem, de serviço social e de administração hospitalar.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-12-20 - Rectificação - Não especificado

    (sem sumário)

  • Tem documento Em vigor 1968-05-06 - Portaria 23351 - Ministério da Saúde e Assistência - Direcção-Geral de Saúde

    Regula as condições em que os médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos auxiliares pertencentes ao serviço de saúde das forças armadas alemãs estacionadas em Portugal poderão prestar assistência aos militares daquelas forças, bem como aos membros do elemento civil e pessoas a seu cargo que os acompanhem.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda