A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 83/72, de 13 de Março

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção ao artigo 19.º do Decreto n.º 62/70 (trabalhos de prospecção, reconhecimento e exploração de jazigos de minérios radioactivos e afins).

Texto do documento

Decreto 83/72

O artigo 3.º do Decreto-Lei 48970, de 17 de Abril de 1969, coloca sob jurisdição da Junta de Energia Nuclear a pesquisa e exploração de minérios radioactivos e afins.

Podendo dar-se a circunstância de tais substâncias minerais se apresentarem associadas na mesma ocorrência mineral com minérios comuns, sob jurisdição do Ministro do Ultramar ou das províncias ultramarinas, torna-se conveniente estabelecer algumas regras gerais que assegurem a coordenação de competências e o melhor aproveitamento dos jazigos.

Tendo em atenção a multiplicidade de casos que se podem verificar, não é possível estabelecer normas rígidas que regulamentem tal matéria, mas simplesmente princípios gerais orientadores da articulação de competências e do melhor aproveitamento dos jazigos, o que é objecto deste decreto.

Nestes termos, considerando o disposto no § 3.º do artigo 136.º da Constituição, por motivo de urgência;

Usando da faculdade conferida pelos §§ 1.º e 2.º do artigo 136.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo único. O artigo 19.º do Decreto 62/70, de 25 de Fevereiro, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 19.º - 1. Às áreas demarcadas para exploração de jazigos de minérios radioactivos e afins, em conformidade com o determinado no n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 48970, de 17 de Abril de 1969, não é aplicável o disposto no artigo 62.º do Decreto de 20 de Setembro de 1906 2. Quando coexistirem minérios radioactivos ou afins e minérios comuns, no mesmo jazigo mineral, a exploração deste só poderá fazer-se desde que fique assegurado o integral aproveitamento de todas as substâncias minerais coexistentes, susceptíveis de recuperação económica.

3. Para o efeito, o Ministério do Ultramar, a Junta de Energia Nuclear e as províncias ultramarinas estabelecerão, consoante os casos, a melhor forma de se atingir tal objectivo, bem como as condições tributárias e gerais que deverão ser observadas com vista ao mais completo e perfeito aproveitamento dos jazigos.

4. Qualquer entidade com o direito de realizar a prospecção, o reconhecimento ou a exploração de minérios radioactivos ou afins em determinada área, quando nela descubra minérios comuns, deverá comunicar o facto aos serviços provinciais de minas, no prazo de trinta dias, devendo proceder de igual forma relativamente à Junta de Energia Nuclear o pesquisador ou concessionário de minérios comuns que descubra minérios radioactivos ou afins.

Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 1 de Março de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/03/13/plain-241190.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241190.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-04-17 - Decreto-Lei 48970 - Presidência do Conselho - Junta de Energia Nuclear

    Considera a Junta de Energia Nuclear como um organismo nacional, exercendo as suas atribuições relativamente a todo o território português, e designa as disposições que, para os efeitos do estabelecido no presente diploma, passam a aplicar-se a todas as províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1970-02-25 - Decreto 62/70 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Estabelece o regime de tributação e normas relativas a isenção, outras facilidades e disposições especiais aplicáveis às empresas referidas nos n.os 3 e 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 48970 que executem nas províncias ultramarinas trabalhos de prospecção, reconhecimento e exploração de jazigos de minérios radioactivos e afins.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-10-30 - Decreto 568/73 - Ministério do Ultramar - Inspecção-Geral de Minas

    Autoriza o Ministro do Ultramar a celebrar contrato com uma sociedade anónima a constituir pela Junta de Energia Nuclear, Companhia Mineira do Lobito, S. A. R. L., e General Mining and Finance Corporation, Ltd.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda