A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 136/72, de 11 de Março

Partilhar:

Sumário

Cria na Junta da Acção Social o Instituto de Formação e Aperfeiçoamento do Pessoal das Instituições de Previdência.

Texto do documento

Portaria 136/72

de 11 de Março

O Estatuto do Pessoal da Administração das Instituições de Previdência Social, aprovado pela Portaria 235/71, de 4 de Maio, prevê no seu artigo 72.º a existência de um instituto de formação e aperfeiçoamento do pessoal das instituições de previdência, destinado à preparação, através de cursos adequados, do pessoal das diversas categorias.

A presente portaria tem por objectivo a criação deste instituto como estabelecimento integrado na Junta da Acção Social, tendo em vista as atribuições e competência que lhe são reconhecidas pela Lei 2085, de 17 de Agosto de 1956. Aproveitam-se, aliás, com a colocação do instituto na Junta da Acção Social, os meios e a experiência de que a mesma dispõe, em virtude de lhe ter sido confiado, a partir de 1962, o encargo de realizar cursos de preparação para aspirantes, dactilógrafos, terceiros-escriturários e segundos-escriturários das instituições de previdência. Estes cursos têm sido organizados através da secção de Lisboa do Instituto de Formação Social e Corporativa, justificando-se assim a integração da referida secção no novo instituto.

Nestes termos, ao abrigo da alínea c) da base VI e do n.º 3 da base XIV da Lei 2085, de 17 de Agosto de 1956:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Trabalho e Previdência, o seguinte:

1.º É criado na Junta da Acção Social o Instituto de Formação e Aperfeiçoamento do Pessoal das Instituições de Previdência, referido no n.º 1 do artigo 72.º do Estatuto do Pessoal da Administração das Instituições de Previdência Social, aprovado pela Portaria 235/71, de 4 de Maio.

2.º Compete ao Instituto realizar ou promover a realização dos cursos previstos no Estatuto do Pessoal de Administração das Instituições de Previdência Social.

3.º Compete ainda ao Instituto organizar reuniões e ciclos de conferências e editar publicações destinadas à formação e aperfeiçoamento do pessoal das instituições de previdência.

4.º A gestão administrativa e a orientação pedagógica do Instituto cabem à direcção, assistida do conselho consultivo.

5.º A direcção é constituída pelo director e por um subdirector e quatro vogais.

6.º O director e o subdirector serão designados pelo Ministro das Corporações e Previdência. Social de entre individualidades de reconhecida competência e os vogais serão designados, respectivamente, pela Junta da Acção Social, pela Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, pela Federação das Caixas de Previdência e Abono de Família e pela Caixa Nacional de Pensões.

7.º O conselho consultivo é constituído por nove membros, que representarão, respectivamente, a Junta da Acção Social, a Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, a Federação das Caixas de Previdência e Abono de Família, a Caixa Nacional de Pensões, a Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais, o Instituto de Obras Sociais, a Caixa Central de Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes e as Federações dos Sindicatos dos Profissionais de Escritório.

8.º Os membros do conselho consultivo elegerão de entre si o presidente.

9.º Sem prejuízo do disposto no n.º 11 do presente despacho, os professores e os monitores serão especialmente contratados para os cursos organizados pelo Instituto.

10.º Os cursos de promoção do pessoal do quadro técnico dos serviços de mecanografia e informática serão realizados em colaboração com a Caixa Nacional de Pensões.

11.º O pessoal docente e administrativo ao serviço da secção de Lisboa do Instituto de Formação Social e Corporativa será integrado no quadro do Instituto de Formação e Aperfeiçoamento do Pessoal das Instituições de Previdência, para o qual transitarão as respectivas instalações com todo o seu apetrechamento em móveis e utensílios.

12.º A Comissão de Organização Administrativa e Métodos a Previdência Social e o Serviço da Organização e Métodos da Federação das Caixas de Previdência e Abono de Família deverão prestar, no domínio da formação do pessoal e nos termos das respectivas normas regulamentares, a colaboração de que o Instituto carecer.

13.º As despesas do Instituto serão asseguradas pelo fundo referido no n.º 1 da base XXVI da Lei 2085, de 17 de Agosto de 1956.

14.º O regulamento do Instituto será aprovado por despacho do Secretário de Estado do Trabalho e Previdência.

O Secretário de Estado do Trabalho e Previdência, Joaquim Dias da Silva Pinto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/03/11/plain-241187.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241187.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-08-17 - Lei 2085 - Presidência da República

    Promulga as bases do Plano de Formação Social e Corporativo.

  • Tem documento Em vigor 1971-05-04 - Portaria 235/71 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Aprova o Estatuto do Pessoal da Administração das Instituições de Previdência Social.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-06-08 - Portaria 331/72 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Determina que os serviços administrativos do Instituto de Formação e Aperfeiçoamento do Pessoal das Instituições de Previdência sejam assegurados por empregados das instituições de previdência, sem prejuízo do disposto no n.º 11 da Portaria n.º 136/72.

  • Tem documento Em vigor 1974-08-07 - Portaria 489/74 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social - Direcção-Geral da Previdência

    Extingue o Instituto de Formação e Aperfeiçoamento do Pessoal das Instituições de Previdência.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda