Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 18937/2008, de 16 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeia o licenciado João Manuel Nabais da Tereza para exercer as funções de secretário-geral da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.

Texto do documento

Despacho 18937/2008

1 - Nos termos e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 2.º e nos n.os 1, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada e republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, e de harmonia com o constante no artigo 3.º do Decreto Regulamentar 65/2007, de 29 de Maio, é nomeado, em comissão de serviço, para exercer as funções de secretário-geral da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o licenciado João Manuel Nabais da Tereza, cujo perfil e aptidão para o desempenho do cargo são evidenciados na sinopse curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de Julho de 2008.

8 de Julho de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - A Ministra da Saúde, Ana Maria Teodoro Jorge.

Curriculum vitae

Nome: João Manuel Nabais da Teresa.

Filiação: José Russo da Teresa e Luísa Lousa Nabais.

Estado Civil: casado.

Bilhete de identidade n.º 4071609, do Arquivo de Identificação de Lisboa.

Data de nascimento: 8 de Junho de 1954.

Nacionalidade: portuguesa.

Habilitações literárias: licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Carreira profissional e cargos exercidos:

1974 - Admitido nos Serviços Médico-Sociais de Lisboa;

1981 - Técnico superior de 2.ª classe do Departamento de Recursos Humanos da Saúde;

1985 - Técnico superior de 1.ª classe do Departamento de Recursos Humanos da Saúde;

1986 - Técnico superior principal interino do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, nomeado inspector superior do quadro da Direcção-Geral Hospitais, cargo equiparado a subdirector-geral, e destacado na Comissão Inter-Hospitalar de Lisboa para desempenhar as funções de presidente;

1990 - Assessor;

1993 - Director de serviços do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Departamento de Recursos Humanos da Saúde;

1994 - Subdirector-geral da Saúde;

1996 - Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Justiça do XIII Governo Constitucional;

1996 - Assessor principal;

1999 - Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde do XIV Governo Constitucional;

2001 - Subdirector-geral do Departamento de Recursos Humanos da Saúde;

2001 - Director-Geral do Departamento de Modernização e Recursos da Saúde;

2003 - Presidente do conselho directivo dos Serviços Sociais do Ministério da Saúde;

2005 - Vogal executivo do conselho de administração do Hospital de Egas Moniz, S. A.;

2006 - Vogal executivo do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, E. P. E.

Actividade profissional:

No Gabinete Jurídico dos Serviços Médico-Sociais de Lisboa - instrução de processos disciplinares, inspecções aos serviços e emissões de pareceres.

No Departamento de Recursos Humanos da Saúde:

Funções técnicas - elaboração de pareceres e projectos de diplomas legais, ministração de cursos de formação, elaboração do projecto «Manual para o pessoal administrativo» e vogal de vários júris de concursos.

Funções dirigentes - coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e elaboração de estudos relativos à formação, no âmbito do 2.º Quadro Comunitário de Apoio (FSE); direcção de Departamento; membro do grupo de trabalho para a fusão do Departamento de Recursos Humanos da Saúde com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.

Na Comissão Inter-Hospitalar de Lisboa - presidência da Comissão; presidência das reuniões no âmbito do despacho ministerial 21/86: presidência do júri de concursos para pessoal administrativo e técnico superior de saúde; participação em reuniões de trabalho com órgãos de gestão de todos os hospitais na zona sul; participação no 26.º Congresso Internacional dos Hospitais da Holanda, como representante do director-geral dos Hospitais; participação em ciclos de conferências organizados pelo Departamento de Recursos Humanos;

participação em seminários, jornadas e colóquios; integrou o grupo de trabalho que levou a cabo à reestruturação dos quadros médicos; desde 1990 até 1993 foi representante da Direcção-Geral dos Hospitais no grupo de trabalho do Plano de Assistência Médica no Verão do Algarve (PAMVA); representante do director-geral dos Hospitais, na qualidade de elemento dinamizador nos hospitais integrados, no European Home, and Leisure Accident Surveillance System; coordenador do programa «Rota de Verão, Férias em Saúde».

Na Direcção-Geral de Saúde (DGS) as funções delegadas e subdelegadas pelo director-geral da Saúde; representante da DGS no projecto SOSENET e na Comissão de Planeamento de Saúde de Emergência; delegado substituto do Ministério da Saúde no Centro Nacional de Operações de Emergência de Protecção Civil; delegado português do Subcomité de Coordenação Comunitária do Comité Hospitalar da Comunidade Europeia e delegado substituto no Comité Hospitalar da Comunidade Europeia.

No Gabinete do Secretário de Estado da Justiça - coordenação do Gabinete nas matérias e ou serviços que lhe estavam delegados. No Gabinete do Secretário de Estado da Saúde - coordenação do Gabinete nas matérias e ou serviços que lhe estavam delegados.

No Departamento de Modernização e Recursos da Saúde - direcção do Departamento.

Nos Serviços Sociais do Ministério da Saúde - direcção do Serviço.

No Hospital de Egas Moniz, S. A., e no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.

P. E. - funções delegadas pelo conselho de administração. Outras funções - vogal do Conselho Fiscal da Escola Técnica dos Serviços de Saúde de Lisboa e vogal da Comissão de Ética do Centro de Alcoologia de Lisboa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/07/16/plain-236303.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/236303.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2007-05-29 - Decreto Regulamentar 65/2007 - Ministério da Saúde

    Aprova a orgânica da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda