Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 298/75, de 19 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas sobre a fixação do valor da alçada dos tribunais do trabalho.

Texto do documento

Decreto-Lei 298/75

de 19 de Junho

Embora tendo presente a necessidade de profunda renovação do esquema processual respeitante ao contencioso das relações individuais de trabalho - tarefa, aliás já encetada -, parece indispensável ponderar, de imediato, algumas medidas destinadas a obviar às dificuldades mais sensíveis do funcionamento da justiça laboral. Essas dificuldades resumem-se numa desproporcionada acumulação de processos na maioria dos tribunais e na consequente morosidade da administração de uma justiça que, pela específica natureza dos interesses em jogo, se quer particularmente simples e célere.

Considera-se evidente que uma das condições de melhoria rápida da situação diz respeito à criação de mecanismos adequados e eficazes de conciliação pré-judicial - naturalmente paralizadas e vazias de conteúdo, como estão, as antigas «comissões corporativas» -, matéria igualmente julgada prioritária e, por isso, objecto de próxima regulamentação.

Para além disso, no entanto, crê-se indispensável desde já aliviar, em relação a um número significativo de acções, a complexidade do rito processual a observar, ampliando o domínio da forma do processo sumário e, do mesmo passo, reduzindo a área de intervenção obrigatória do tribunal colectivo - sabendo-se que neste último ponto reside a causa de algumas sérias dificuldades actuais. De resto, na alteração dos limites de valor para o processo ordinário e para a intervenção do colectivo há também que ponderar a desvalorização da moeda ao longo da última década. Este mesmo fundamento, conjugado com a necessidade de se parificar progressivamente o regime dos tribunais do trabalho com o dos tribunais comuns - na perspectiva da projectada integração daqueles na organização judiciária geral -, conduz a uma pequena elevação da alçada, que passa a coincidir com a dos tribunais de comarca.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 3.º da Lei Constitucional 6/75, de 26 de Março, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. O valor da alçada dos tribunais do trabalho passa a ser o fixado para a alçada do tribunal de comarca.

2. Não há alçada nos processos a que se referem os artigos 154.º a 173.º do Código de Processo do Trabalho.

Art. 2.º - 1. Se o valor da causa exceder 100000$00, empregar-se-á o processo ordinário; se o não exceder, empregar-se-á o processo sumário, salvo se o processo a empregar for o sumaríssimo, nos termos do artigo 85.º do Código de Processo do Trabalho.

2. Em processo sumário, se o valor da causa exceder o da alçada, e pelo réu for deduzida excepção ou reconvenção, poderá o autor responder à matéria destas no prazo de cinco dias.

3. No caso de reconvenção a que se refere o número anterior, pode cada uma das partes oferecer três testemunhas para prova dela e da respectiva defesa.

Art. 3.º - 1. É fixado em 100000$00 o valor previsto no artigo 23.º do Estatuto dos Tribunais do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei 41745, de 21 de Julho de 1958, actualizado pelo artigo 1.º do Decreto-Lei 45699, de 30 de Abril de 1964.

2. A requerimento de qualquer das partes, durante a fase dos articulados, pode o tribunal colectivo intervir no processo sumário, sempre que a causa esteja fora da alçada do tribunal do trabalho.

Art. 4.º Em todos os processos pendentes sob a forma de processo ordinário que, por força da aplicação imediata deste diploma, devam seguir a forma de processo sumário observar-se-á o seguinte:

a) Se já tiver decorrido a fase dos articulados, deverá o juiz proferir despacho a designar dia para julgamento, nos termos do artigo 81.º do Código de Processo do Trabalho, e mandará notificar as partes para, no prazo de oito dias, exercerem, querendo, a faculdade consignada no n.º 2 do artigo anterior e oferecerem os meios de prova a que se refere o artigo 82.º daquele Código, seguindo-se até final o que demais se dispõe para o processo sumário;

b) Se do processo pendente constar somente a petição inicial, deverá seguir-se em tudo o mais o que se dispõe, para o processo sumário, nos artigos 81.º e seguintes do Código de Processo do Trabalho, devendo, contudo, o autor ser notificado para, no prazo de oito dias, exercer, querendo, a faculdade consignada no n.º 2 do artigo 3.º e oferecer os meios de prova;

c) Tendo já sido proferido o despacho a ordenar a citação do réu e não havendo ainda contestação, observar-se-á o disposto na alínea a) deste artigo, na parte aplicável;

d) Mantêm-se as faculdades de recurso que coubessem à data da propositura da acção.

Art. 5.º São revogados o artigo 1.º e o n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 45699, de 30 de Abril de 1964, e o n.º 2 do artigo 48.º do Código de Processo do Trabalho.

Art. 6.º Este diploma entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - Francisco Salgado Zenha - José Inácio da Costa Martins.

Promulgado em 11 de Junho de 1975.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/06/19/plain-232928.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232928.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1958-07-21 - Decreto-Lei 41745 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Aprova o Estatuto dos Tribunais do Trabalho.

  • Tem documento Em vigor 1964-04-30 - Decreto-Lei 45699 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Fixa em 30000$00, para todos os tribunais do trabalho, o valor previsto no corpo dos artigos 7.º e 23.º do Estatuto dos Tribunais do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 41745, e define a competência dos juízes dos tribunais de Angra do Heroísmo e da Horta quanto ao limite do valor das acções cíveis a julgar.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda