Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 258-A/76, de 23 de Abril

Partilhar:

Sumário

Regulamenta o concurso de professores efectivos do ensino secundário.

Texto do documento

Portaria 258-A/76

de 23 de Abril

Nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 292-A/76, de 23 de Abril:

Manda O Governo da República Portuguesa, pulo Ministro da Educação e Investigação Científica:

1 - Os candidatos ao concurso a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 292-A/76, de 23 de Abril, apresentarão requerimento de admissão ao mesmo, do qual deverão constar:

a) Nome do candidato;

b) Filiação;

c) Nacionalidade;

d) Número do bilhete de identidade e arquivo emissor.

2 - Os candidatos referidos no número anterior preencherão um impresso, que lhes será fornecido em qualquer estabelecimento de ensino secundário.

3 - O requerimento e o impresso mencionados nos números anteriores deverão ser remetidos pelos interessados ao Ministério da Educação e Investigação Científica, por correio, registados, com aviso de recepção, no prazo de oito dias, contados a partir da data da publicação do aviso a que se reporta o n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 292-A/76, de 23 de Abril.

4 - Do impresso citado no n.º 2 da presente portaria constarão obrigatoriamente:

a) Nome do candidato;

b) Morada;

c) Data de nascimento;

d) Grupo, subgrupo ou especialidade a que o docente pertence e ao qual a sua habilitação corresponde;

e) Categoria a que o docente concorre;

f) Classificação de habilitação profissional;

g) Tempo de serviço prestado em estabelecimento de ensino oficial, por anos completos, até ao limite de 20 anos.

Os restantes, se existirem, deverão ser integrados na alínea seguinte;

h) Outro tempo de serviço, contado em dias, prestado em estabelecimento de ensino oficial;

i) Para os candidatos ao primeiro provimento nos quadros de professores efectivos do ensino secundário, indicação do tempo total de serviço prestado para efeitos do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 294-C/75, de 18 de Junho, conforme redacção que lhe é dada pelo artigo 3.º do Decreto 199/76, de 19 de Março;

j) Estabelecimento de ensino onde o docente se encontra provido como efectivo;

l) Estabelecimentos de ensino secundário a que o candidato concorre.

5 - Para efeitos do disposto em cada uma das alíneas do número anterior o candidato apresentará o impresso já preenchido, acompanhado das necessárias certidões ou folhas de serviço, no estabelecimento de ensino onde se encontra colocado, que confirmará as declarações prestadas pelo candidato, com a assinatura do presidente do conselho directivo ou de quem as suas vezes fizer, reconhecido com o selo em branco ou carimbo a óleo (no caso de aquele não existir) em uso no estabelecimento de ensino.

6 - Os candidatos já portadores de habilitação profissional mas a quem ainda não foi passada certidão de Exame de Estado, ou que não se encontrem a prestar serviço docente à data do concurso, solicitarão na Direcção-Geral do Ensino Secundário, no primeiro caso, declaração comprovativa da data em que aquela habilitação foi adquirida e respectiva classificação e, no segundo, a confirmação a que se refere o número anterior.

7 - Os candidatos indicarão, no impresso referido no n.º 2 da presente portaria, as seguintes preferências:

a) O nome de quinze estabelecimentos de ensino secundário da mesma ou diferente localidade, onde, em face das vagas constantes do aviso publicado no Diário da República, pretendem ser providos;

b) O nome de dez estabelecimentos de ensino secundário, da mesma ou diferente localidade, onde possam surgir vagas do seu grupo, subgrupo ou especialidade, por efeito de transferências operadas no decorrer do respectivo concurso;

c) O nome de seis concelhos do País, sem indicação dos estabelecimentos de ensino secundário neles situados, mas em que pretendam ser providos;

d) Qualquer estabelecimento de ensino secundário do País.

8 - A ordem de preferências a indicar pelo candidato é a definida por cada uma das alíneas previstas no número anterior, podendo, porém, prescindir de qualquer delas.

9 - A lista graduada dos candidatos será publicada no Diário da República, segundo os grupos, subgrupos e especialidades existentes no ensino secundário, na qual estarão assinalados os candidatos abrangidos pela restrição definida no Decreto-Lei 294-C/75, de 18 de Junho.

10 - No prazo de oito dias, contados a partir da data da publicação no Diário da República da lista graduada referida no número anterior, poderão os candidatos apresentar reclamação na Direcção-Geral do Ensino Secundário.

11 - Decididas as reclamações dos candidatos, far-se-á a sua colocação consoante as preferências pelos mesmos apresentadas.

12 - As listas de colocação dos candidatos serão publicadas no Diário da República, e das mesmas não cabe reclamação.

13 - Os provimentos nos lugares dos quadros das escolas secundárias obedecem ao estabelecido na Portaria 326-A/75, de 26 de Maio.

14 - Em tudo o que não estiver previsto na presente portaria aplica-se a legislação vigente.

Ministério da Educação e Investigação Científica, 23 de Abril de 1976. - O Ministro da Educação e Investigação Científica, Vítor Manuel Rodrigues Alves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/04/23/plain-226256.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226256.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-05-26 - Portaria 326-A/75 - Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Estado da Administração Escolar - Direcção-Geral do Ensino Secundário

    Estabelece os quadros do pessoal docente e técnico das escolas secundárias criadas pelo Decreto-Lei n.º 260-B/75, de 26 de Maio.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-18 - Decreto-Lei 294-C/75 - Ministério da Educação e Cultura

    Estabelece normas sobre o provimento em lugares de professor efectivo dos quadros dos ensinos preparatório e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1976-03-19 - Decreto 199/76 - Ministérios da Administração Interna, das Finanças e da Educação e Investigação Científica

    Estabelece nova data limite para a abertura dos concursos para provimento de professores efectivos do ensino secundário.

  • Tem documento Em vigor 1976-04-23 - Decreto-Lei 292-A/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica - Secretaria de Estado da Administração Escolar

    Estabelece novas bases para o processamento e reajustamento das condições de concurso de professores efectivos do ensino secundário.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-06-15 - DECLARAÇÃO DD8956 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 258-A/76, de 23 de Abril, que regulamenta o concurso de professores efectivos do ensino secundário.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda