Despacho 18 668/2007
1 - Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 18.º e no n.º 1 do artigo 29.º, ambos do Decreto-Lei 215/2006, de 27 de Outubro, que aprova a Lei Orgânica do Ministério da Cultura, e, ainda, no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 34/2007, de 29 de Março, que aprova a Lei Orgânica das Direcções Regionais de Cultura, e ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 18.º e nos n.os 1, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, é nomeado, em comissão de serviço, para exercer as funções de director regional de Cultura do Algarve, o licenciado Gonçalo Vasconcelos dos Santos Couceiro, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo em que é investido.
2 - O presente despacho produz efeitos a partir do dia 9 de Abril de 2007.
27 de Julho de 2007. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - A Ministra da Cultura, Maria Isabel da Silva Pires de Lima.
Síntese curricular
Nome - Gonçalo Vasconcelos dos Santos Couceiro.
Data de nascimento - 19 de Abril de 1956.
É diplomado pela École pratique des Hautes Études (Sorbonne) IVème Section - Sciences historiques et philologiques, com a tese "A Igreja de São Paulo de Macau", publicada pelos Livros Horizonte, licenciado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação final "Cinco anos de artes plásticas em Portugal, 1974-1979", publicada com o título "Artes e revolução", e é engenheiro técnico electrotécnico pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército.Em Junho de 2006, concluiu o curso avançado de gestão pública, CAGEP, no Instituto Nacional de Administração.
Foi equiparado a bolseiro pelo Instituto Nacional de Investigação Científica e pela Secretaria de Estado da Cultura. Foi bolseiro do Instituto Cultural de Macau e da Fundação Oriente.
Em 4 de Julho de 2005 foi nomeado delegado regional da Cultura do Algarve.
Desde 9 de Março de 1996 até 4 de Julho de 2005 foi consultor para os assuntos culturais da Casa Civil do Presidente da República, desempenhando funções na elaboração de análises e pareceres, estudos e projectos de carácter geral e especializado, na coordenação interna e externa de assuntos no âmbito da assessoria para os assuntos culturais, e participou no processo de criação do Museu da Presidência da República.
É técnico superior do quadro de pessoal da Direcção Regional de Faro do Instituto Português do Património Arquitectónico. Desempenhou funções no Gabinete de Instalações e Equipamentos de Saúde do Ministério dos Assuntos Sociais, no Serviço de Inspecção do Instituto Português do Património Cultural, no Instituto Cultural de Macau, no Gabinete do Secretário Adjunto para a Educação e Saúde, no Gabinete do Governador de Macau, na Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura, S. A., foi assessor sénior na área da intervenção urbana. Foi consultor e projectista de empresas privadas e públicas nos campos da engenharia e da cultura.
É membro da Associação de Estudos Portugueses, da Associação Portuguesa de Engineering Hospitalar, estando credenciado profissionalmente na Associação Nacional de Engenheiros Técnicos, na Direcção-Geral da Energia e na Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM.
Publicou trabalhos no domínio da história da arte e colaborou em revistas especializadas. Tem desenvolvido projectos nas áreas da electrotecnia, instalações especiais e luminotecnia museológica para edifícios, museus e monumentos.
Colaborou em projectos culturais e de revitalização urbana, como "O caminho do Oriente", realizado no âmbito da Expo 98, apresentou conferências, participou em seminários, congressos nacionais e internacionais e leccionou em cursos especializados e de mestrado.