Despacho 18 666/2007
1 - Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 18.º e no n.º 1 do artigo 29.º, ambos do Decreto-Lei 215/2006, de 27 de Outubro, que aprova a Lei Orgânica do Ministério da Cultura, e, ainda, no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 34/2007, de 29 de Março, que aprova a Lei Orgânica das Direcções Regionais de Cultura, e ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 18.º e nos n.os 1, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, é nomeada, em comissão de serviço, para exercer as funções de directora regional de Cultura do Norte, a licenciada Helena Maria Gil Martins Ferreira Coutinho, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo em que é investida.
2 - O presente despacho produz efeitos a partir do dia 9 de Abril de 2007.
25 de Julho de 2007. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - A Ministra da Cultura, Maria Isabel da Silva Pires de Lima.
Síntese curricular
Helena Maria Gil Martins Ferreira Coutinho, natural de Vila Real, é licenciada em Filologia Germânica e pós-graduada em Gestão Cultural.É professora do quadro de nomeação definitiva da Escola EB 2, 3 Diogo Cão, em Vila Real.
Exerceu, durante oito anos, em regime de requisição, funções técnico-pedagógicas na Delegação Regional da Cultura do Norte. Nessa qualidade, desenvolveu um conjunto de acções ligadas à promoção do livro e da leitura, de que destaca o projecto "Viajar com - Os caminhos da literatura", que envolveu 10 associações e fundações ligadas a escritores e a colaboração de diversas autarquias. Tem-se dedicado também à área da cultura popular, nomeadamente à temática dos contos populares da tradição oral, tendo desenvolvido acções de sensibilização junto das escolas básicas e bibliotecas de 20 municípios do Norte, alertando para a necessidade de os salvaguardar e divulgar. A cooperação transfronteiriça, com particular destaque para a Galiza, tem sido outra das suas áreas de trabalho. Em parceria com a Junta da Galiza, tem desenvolvido diversas actividades envolvendo bibliotecas, institutos galegos onde se ensina a língua portuguesa e outras instituições de âmbito cultural. "O Caminho das Letras" é o nome da acção que promoveu para divulgar a literatura portuguesa na Galiza. O intercâmbio entre casas museu, de ambos os lados da fronteira, tem sido outra das vertentes do seu trabalho.
Enquanto docente integrou a direcção da Escola durante três mandatos e foi eleita para diversos cargos de responsabilidade pedagógica (directora de turma, coordenadora dos directores de turma, delegada de disciplina, orientadora de estágio e directora da biblioteca). Foi docente colaboradora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, nesse âmbito, participou em dois projectos ERASMUS, envolvendo quatro universidades europeias (Salamanca, Hjorring College da Dinamarca, Arendal da Noruega), versando os temas "Desenvolvimento comunitário e educação de adultos" e "Criatividade e estética no ensino". Os projectos tiveram a duração de três anos cada.
Concebeu e desenvolveu projectos de inovação a nível nacional e internacional, tais como "School Cooperation in Europe" e promoveu, entre outras, uma experiência pedagógica relativa à inserção das artes e ofícios tradicionais na escola, através da criação de situações de aprendizagem de uma arte/ofício, inserida em modelos alternativos ao sistema regular de ensino.
Relativamente a publicações, assinou a concepção e a coordenação de um conjunto de 10 roteiros literários em torno de escritores ligados à região Norte, tais como Eça, Camilo, Torga, Ferreira de Castro, Aquilino Ribeiro, José Régio, Trindade Coelho, João de Araújo Correia, Guerra Junqueiro e Teixeira de Pascoaes. No ano de 2007 iniciou uma segunda série destes roteiros, que incluirá sete novos escritores da região Norte.
É membro da Assembleia Municipal de Vila Real e integra a sua Comissão de Educação e Cultura.
Integra a direcção do Centro Regional de Artes Tradicionais (CRAT).
Faz parte da direcção do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil, criado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em parceria com a Delegação Regional da Cultura do Norte.
É membro da Associação de Amigos do Museu do Douro.
Desde 4 de Julho de 2005 exerce o cargo de delegada regional de Cultura do Norte.