A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 71/79, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas com vista à cessação da intervenção do Estado na Mevil - Metalomecânica Vilafranquense, Lda.

Texto do documento

Resolução 71/79

1 - Pelo despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Indústria e Tecnologia, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 283, de 9 de Dezembro de 1975, foi instituído o regime provisório de gestão na empresa Mevil - Metalomecânica Vilafranquense, Lda. ao abrigo do Decreto-Lei 597/75, de 28 de Outubro.

2 - Pelo despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Indústria e Tecnologia, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 67, de 21 de Março de 1977, foi determinada a cessação do regime provisório de gestão na mesma empresa, tendo sido cometido à comissão administrativa do designado Grupo TMT, com o apoio da comissão de gestão da Mevil, o estudo fundamentado da rentabilização da totalidade ou parte do património da Mevil quando associada às empresas do Grupo TMT.

3 - Pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 165/77, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 154, de 6 de Julho de 1977, e considerando que até à data não fora possível dar cumprimento ao despacho conjunto referido em 2 supra, foram nomeados dois administradores por parte do Estado, ao abrigo do Decreto-Lei 76-C/75, de 21 de Fevereiro, para assegurar a gestão corrente, até que, nos termos desse despacho conjunto, fosse tomada uma decisão sobre o futuro da empresa.

4 - Considerando que o relatório das comissões interministeriais de cessação da intervenção do Estado nas empresas do Grupo TMT sobre uma possível associação com a Mevil - Metalomecânica Vilafranquense, Lda., não aconselha a associação da Mevil com o Grupo TMT.

5 - Considerando que pelos gestores nomeados foi já elaborada uma proposta de contrato de viabilização, oportunamente apresentada ao sistema bancário, todavia sem que fossem ouvidos os legítimos titulares da empresa.

6 - Considerando que estão reunidas as condições consideradas suficientes para o cumprimento cabal do despacho conjunto referido em 2 supra.

7 - O Conselho de Ministros, reunido em 21 de Fevereiro de 1979, resolveu:

a) Exonerar, com efeitos a partir da data da publicação da presente resolução, os administradores nomeados pela Resolução 165/77 do Conselho de Ministros, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 154, de 6 de Julho de 1977:

Licenciado Manuel Bernardino Basílio;

Engenheiro Eduardo José Rosa Guimarães Marques;

b) Cometer aos corpos sociais estatutários a responsabilidade de assegurarem, por si ou por representantes seus devidamente qualificados, a continuidade da gestão, com efeitos a partir da data mencionada na alínea anterior;

c) Reconhecer, para efeitos do disposto no Decreto-Lei 120/78, de 1 de Junho, a eficácia dos actos de apresentação da propositura do contrato de viabilização praticados pelos administradores nomeados pelo Estado, admitindo que as negociações para a concretização deste contrato sejam retomadas pelos titulares da empresa;

d) Proibir o despedimento de quaisquer trabalhadores por iniciativa da entidade patronal e com fundamento em factos ocorridos até à data da publicação deste diploma, salvo se tais factos implicarem responsabilidade civil e ou criminal dos seus autores.

Presidência do Conselho de Ministros, 21 de Fevereiro de 1979. - O Primeiro-Ministro, Carlos Alberto da Mota Pinto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/03/15/plain-209604.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/209604.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-02-21 - Decreto-Lei 76-C/75 - Ministério das Finanças

    Indica as sociedades para as quais o Conselho de Ministros poderá, sempre que julgue necessário, nomear administradores por parte do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1975-10-28 - Decreto-Lei 597/75 - Ministérios das Finanças e da Indústria e Tecnologia

    Estabelece normas para a nomeação de gestores ou comissão de gestão nas empresas que não funcionem em termos de contribuir normalmente para o desenvolvimento económico do País.

  • Tem documento Em vigor 1977-07-06 - Resolução 165/77 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Nomeia os administradores por parte do Estado na Mevil - Metalomecânica Vila-Franquense, Lda.

  • Tem documento Em vigor 1978-06-01 - Decreto-Lei 120/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Define regras para a celebração de contratos de viabilização.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda