A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 345/80, de 23 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina que continue a ser assegurado pelo Instituto da Família e Acção Social o exercício da acção social directa que os serviços técnicos centrais do mesmo Instituto e o sector único da 1.ª e 2.ª infância têm desempenhado no concelho de Lisboa.

Texto do documento

Portaria 345/80

de 23 de Junho

1. O Decreto-Lei 549/77, de 31 de Dezembro, definiu os princípios fundamentais do sistema de segurança social, encontrando-se em curso os diversos diplomas regulamentares que lhe darão exequibilidade.

A complexidade dos problemas inerentes à respectiva organização tem aconselhado a antecipação de medidas de ordem funcional que permitirão uma melhor consciencialização dos serviços às suas novas funções e a redução do risco de soluções de continuidade na realização dos trabalhos e das prestações.

No âmbito da orientação acabada de expor e por força do disposto na Portaria 145/80, de 31 de Março, os serviços técnicos centrais do Instituto da Família e Acção Social passaram a funcionar na dependência do director-geral da Segurança Social, no exercício das funções de coordenação e orientação técnico-normativa.

2. Verifica-se que o Instituto da Família e Acção Social, por intermédio dos seus serviços técnicos centrais e em termos que contrariam a sua própria vocação, tem vindo a desenvolver acção social directa no concelho de Lisboa, em áreas não cobertas pelos serviços próprios da Santa Casa da Misericórdia.

Por outro lado, o sector único da 1.ª e 2.ª infância, a que se refere o despacho do Secretário de Estado da Segurança Social de 21 de Fevereiro, que, por força do disposto na Portaria 399/79, de 6 de Agosto, funciona também na dependência directa do director-geral da Segurança Social, tem de igual modo mantido o mesmo tipo de intervenção directa.

3. Considerando que o exercício da acção social directa não se integra na competência da Direcção-Geral da Segurança Social e que, portanto, se torna aconselhável, desde já, transferi-lo para entidade adequada;

Considerando que a organização do sistema de segurança social de Lisboa não foi até agora objecto do diploma previsto pelo Decreto 79/79, de 2 de Agosto;

Considerando ainda que, pelas atribuições que lhe são próprias, o Instituto da Família e Acção Social, enquanto não for extinto, é um organismo adequado para assumir tais funções;

Nesta conformidade:

Ao abrigo do disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 170/79, de 6 de Junho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro dos Assuntos Sociais, o seguinte:

1 - Continuará a ser assegurado pelo Instituto da Família e Acção Social o exercício da acção social directa que os serviços técnicos centrais do mesmo Instituto e o sector único da 1.ª e 2.ª infância têm desempenhado no concelho de Lisboa, designadamente no que respeita a:

a) Apoio regular aos internatos de crianças e jovens, a lares de idosos e a centros de dia;

b) Orientação e contrôle técnico necessários à montagem e criação de estabelecimentos com fins lucrativos e de empresas destinados a crianças, jovens e idosos.

2 - Para o exercício das competências previstas no número anterior, o Instituto da Família e Acção Social criará as equipas funcionais adequadas, por afectação do pessoal necessário ao seu funcionamento.

Ministério dos Assuntos Sociais, 30 de Maio de 1980. - O Ministro dos Assuntos Sociais, João António Morais Leitão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/06/23/plain-207964.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/207964.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-12-31 - Decreto-Lei 549/77 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Segurança Social

    Reestrutura os órgãos, serviços e instituições do âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Social.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-06 - Decreto-Lei 170/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Cria na Secretaria de Estado da Segurança Social os lugares de director-geral da Segurança Social e da Organização e Recursos Humanos.

  • Tem documento Em vigor 1979-08-02 - Decreto 79/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Cria vários centros regionais de segurança social.

  • Tem documento Em vigor 1979-08-06 - Portaria 399/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério dos Assuntos Sociais

    Estabelece os órgãos e serviços que funcionarão na dependência directa do director-geral da Segurança Social e do director-geral da Organização e Recursos Humanos.

  • Tem documento Em vigor 1980-03-31 - Portaria 145/80 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Determina que passem a funcionar na dependência directa e imediata do director-geral da Segurança Social, no exercício das funções de coordenação e de orientação técnico-normativa, os serviços técnicos centrais do Instituto da Família e Acção Social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda