Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 924/76, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Permite ao pessoal docente dos estabelecimentos de ensino preparatório, secundário e médio a realização de trabalhos extraordinários.

Texto do documento

Decreto 924/76

de 31 de Dezembro

Considerando que a prestação de trabalho extraordinário, pelos docentes, nos estabelecimentos do ensino preparatório, secundário e médio, embora com carácter excepcional, se mostra necessária, sobretudo em face dos tempos curriculares das disciplinas ministradas e do número rígido de horas lectivas que o docente é obrigado a leccionar;

Considerando que perante a falta de docentes habilitados, fundamentalmente em alguns grupos de disciplinas, o recurso ao serviço extraordinário é a melhor forma de garantir um ensino qualificado;

Considerando que pelos despachos ministeriais de 13 de Agosto e 7 de Outubro, ambos de 1975, foi autorizada a prestação, pelos docentes, de horas extraordinárias que contudo ainda não foram remuneradas por falta de disposição legal;

Considerando finalmente que o regime geral sobre realização de horas extraordinárias e prestação de serviço nocturno, previsto no Decreto-Lei 372/74, de 20 de Agosto, não se adequa completamente às exigências dos horários lectivos.

Nestes termos:

Ao abrigo do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 59/76, de 23 de Janeiro:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Ao pessoal docente dos estabelecimentos de ensino preparatório, secundário e médio é permitida a realização de trabalho extraordinário, nos termos dos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º do Decreto-Lei 372/74, de 20 de Agosto.

2. O trabalho previsto no número anterior é considerado com carácter de permanência e regularidade, dispensando-se neste caso, para a sua remuneração, a autorização a que se reporta o n.º 3 do artigo 11.º do Decreto-Lei 372/74, de 20 de Agosto.

3. O trabalho extraordinário só dá direito a remuneração desde que efectivamente prestado.

Art. 2.º Ao disposto no artigo anterior do presente diploma aplica-se o limite fixado no n.º 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei 372/74, de 20 de Agosto.

Art. 3.º - 1. A hora normal de serviço docente nocturno vale para todos os efeitos hora e meia de serviço docente diurno, considerando-se o horário de quinze tempos nocturnos semanais como horário completo.

2. No cômputo final dos tempos lectivos dos horários nocturnos ou mistos, bem como na sua remuneração, não são de considerar as fracções a que a aplicação da norma do número anterior possa dar origem.

3. O trabalho normal nocturno não dá direito a qualquer acréscimo de remuneração além do que lhe couber por força do disposto no n.º 1 do presente artigo.

Art. 4.º As dúvidas e casos não previstos serão resolvidos por despacho conjunto do Ministro da Administração Interna, do Ministro das Finanças e do Ministro da Educação e Investigação Científica.

Art. 5.º O trabalho extraordinário realizado no ano lectivo de 1975-1976, ao abrigo dos despachos ministeriais de 13 de Agosto e 7 de Outubro, ambos de 1975, e ainda não remunerado, deverá sê-lo pelas verbas orçamentadas, para o ano lectivo de 1975-1976, na rubrica «Horas extraordinárias».

Art. 6.º Este diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Manuel da Costa Brás - Henrique Medina Carreira - Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia.

Promulgado em 30 de Dezembro de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/12/31/plain-203046.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/203046.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-08-20 - Decreto-Lei 372/74 - Ministério das Finanças

    Fixa novas remunerações aos servidores civis do Estado e aumenta as pensões de aposentação, de reforma e de invalidez.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-23 - Decreto-Lei 59/76 - Ministério da Administração Interna - Direcção-Geral da Função Pública

    Atribui ao Ministro interessado e aos Ministros da Administração Interna e das Finanças competência para definir as normas referentes as atribuições, organização e competência, bem como ao regime do pessoal dos ministérios, dos respectivos serviços, estabelecimentos e organismos dependentes. Define a que tipos de diplomas legais deve obedecer a constituição e alteração de quadros, as normas respeitantes ao funcionamento dos serviços, a regulamentação das condições legais da prestação de trabalho na função p (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-12-31 - Portaria 786/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Estabelece normas e inscrições nos estágios pedagógicos do ramo de formação educacional das Faculdades de Ciências.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-03 - DECLARAÇÃO DD7917 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a Portaria n.º 786/76, de 31 de Dezembro, que estabelece normas e inscrições nos estágios pedagógicos do ramo de formação educacional das Faculdades de Ciências.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-03 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 786/76, publicada no 3.º suplemento ao Diário da República, 1.ª série, n.º 303, de 31 de Dezembro

  • Tem documento Em vigor 1977-12-31 - Decreto Regulamentar 89/77 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e da Educação e Investigação Científica

    Regulamenta a prestação de trabalho extraordinário nos ensinos preparatório, secundário e médio.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda