Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 612/70, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 131.º, 132.º e 151.º do Estatuto do Oficial da Armada e substitui o mapa a que se refere o § único do artigo 146.º do referido Estatuto.

Texto do documento

Portaria 612/70

de 2 de Dezembro

O Decreto 460/70, de 6 de Outubro de 1970, institui a promoção por diuturnidade ao posto de primeiro-tenente dos segundos-tenentes de algumas classes de oficiais da Armada.

No n.º 1 do artigo 4.º do mesmo decreto estabelece-se que essa promoção se processará segundo regulamentação a fixar em cada um dos ramos das forças armadas.

Verifica-se ainda a conveniência de alterar as condições especiais de promoção dos oficiais das classes abrangidas pelo decreto mencionado acima e também das classes de fuzileiros e do serviço especial.

Nestes termos:

Ao abrigo do artigo 247.º do Estatuto do Oficial da Armada, aprovado e mandado pôr em execução pelo Decreto 46960, de 14 de Abril de 1966:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Marinha, o seguinte:

1.º Os artigos 131.º, 132.º e 151.º do Estatuto do Oficial da Armada passam a ter a seguinte redacção:

Art. 131.º A promoção por diuturnidade tem lugar:

a) Na promoção a segundo-tenente dos guardas-marinhas e subtenentes das classes de marinha, engenheiros maquinistas navais, administração naval, serviço geral e serviço especial, quando completem um ano de permanência nestes postos;

b) Na promoção a primeiro-tenente dos segundos-tenentes das classes de marinha, médicos navais, farmacêuticos navais, engenheiros maquinistas navais e administração naval, quando completem três anos de permanência no posto;

c) Na promoção a primeiro-tenente dos segundos-tenentes engenheiros construtores navais e engenheiros de material naval que tenham completado três anos de segundos-tenentes, contados a partir da promoção a esse posto na classe de origem e depois de decorrido um mínimo de seis meses após o ingresso nas respectivas classes.

§ único. A promoção por diuturnidade é da competência do Ministro da Marinha.

Art. 132.º A promoção por antiguidade tem lugar na promoção aos seguintes postos:

a) Capitão-de-fragata das classes de marinha, engenheiros construtores navais, médicos navais, engenheiros maquinistas navais, administração naval, engenheiros de material naval e fuzileiros;

b) Primeiro-tenente das classes do serviço geral e serviço especial.

§ único. A promoção por antiguidade é da competência do Ministro da Marinha.

.........................................................................

Art. 151.º O tempo de embarque e o tempo de navegação para a promoção aos postos de primeiro-tenente e de capitão-tenente podem ser dispensados ou reduzidos de metade nas condições seguintes:

a) Aos primeiros-tenentes e segundos-tenentes que prestem ou tenham prestado serviço em unidades de fuzileiros ou de mergulhadores-sapadores ou como instrutores de cursos de fuzileiros especiais o tempo de embarque pode ser substituído, até metade, por tempo de serviço naquelas unidades ou como instrutores dos referidos cursos;

b) Aos primeiros e segundos-tenentes que tenham prestado, pelo menos, um ano de serviço em unidades de fuzileiros ou de mergulhadores-sapadores ou como instrutores dos cursos de fuzileiros especiais o tempo de navegação exigido para a promoção ao posto imediato é reduzido de metade;

c) Aos segundos-tenentes que frequentem cursos para ingresso nas classes de engenheiros construtores navais ou de engenheiros de material naval pode ser dispensado o tempo de embarque e o tempo de navegação exigidos para a promoção a primeiro-tenente, mas, caso se não verifique o ingresso naquelas classes, os tirocínios não realizados são acrescidos aos fixados para a promoção a capitão-tenente da classe a que pertencerem.

§ único. O disposto nas alíneas a) e b) apenas é aplicável uma vez ao mesmo oficial, no posto de primeiro-tenente ou no posto de segundo-tenente.

2.º É substituído pelo mapa anexo a esta portaria o mapa a que se refere o § único do artigo 146.º do Estatuto do Oficial da Armada.

O Ministro da Marinha, Manuel Pereira Crespo.

MAPA 3

(A que se refere o § único do artigo 146.º)

Condições especiais de promoção

(ver documento original)

Notas

(1) Na promoção por diuturnidade ao posto imediato dos segundos-tenentes existentes em 31 de Dezembro de 1969 são dispensadas as condições especiais de promoção, excepto o tempo de permanência no posto, sendo adicionada à que lhes cumpre realizar no novo posto a parte que não concluíram das respeitantes ao posto anterior.

(2) Para os actuais primeiros-tenentes mantêm-se o tempo de embarque e horas de navegação que eram exigidos até agora, com as reduções autorizadas.

O Ministro da Marinha, Manuel Pereira Crespo

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1970/12/02/plain-198645.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/198645.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1966-04-14 - Decreto 46960 - Ministério da Marinha

    Aprova e manda pôr em execução o Estatuto do Oficial da Armada.

  • Tem documento Em vigor 1970-10-06 - Decreto 460/70 - Presidência do Conselho - Defesa Nacional - Gabinete do Ministro

    Fixa as normas de promoção por diuturnidade ao posto imediato dos tenentes ou segundos-tenentes e dos segundos-sargentos dos quadros permanentes do Exército, da Armada e da Força Aérea.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-06-28 - Portaria 344/71 - Ministério da Marinha - Superintendência dos Serviços do Pessoal

    Dá nova redacção à alínea m) do mapa n.º 3 a que se refere o § único do artigo 146.º do Estatuto do Oficial da Armada, alterado pela Portaria n.º 612/70, de 2 de Dezembro.

  • Tem documento Em vigor 1972-09-21 - Portaria 546/72 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações no Estatuto do Oficial da Armada.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda