A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1114/81, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Cria no quadro de pessoal dirigente e técnico da Direcção-Geral do Ensino Básico 1 lugar de subdirector-geral do Ensino Básico.

Texto do documento

Portaria 1114/81
de 31 de Dezembro
A Direcção-Geral do Ensino Básico tem vindo a ser confrontada, ao longo dos últimos anos, com um acréscimo de solicitações decorrente do incremento dado pela dinâmica de desenvolvimento do sistema educativo quer à educação pré-escolar quer aos ensinos primário e preparatório.

A efectivação do cumprimento da escolaridade obrigatória de 6 anos traduziu-se na necessidade de maior capacidade de resposta no respeitante à gestão pedagógica dos referidos ensinos, na superintendência na organização e funcionamento de um crescente número de estabelecimentos de ensino, resultantes do alargamento da rede escolar, e, ainda, na necessidade de orientar e concretizar condições de formação contínua de um número de docentes cada vez mais elevado.

Por outro lado, têm sido cometidas à Direcção-Geral do Ensino Básico novas responsabilidades decorrentes quer da coordenação dos cursos de promoção de auxiliares de educação a educadores de infância, quer do desenvolvimento do ensino especial, com um número sempre crescente de crianças deficientes a apoiar em colégios, centros e cooperativas ou integradas em estabelecimentos de ensino regular, quer, ainda, das novas tarefas que, legalmente, lhe foram atribuídas no processo de profissionalização em exercício dos docentes do ensino preparatório.

Impõe-se, pois, e a fim de se evitar o bloqueamento da consequente e necessária capacidade de resposta daqueles serviços, a criação imediata de 1 lugar de subdirector-geral do Ensino Básico.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 59/76, de 23 de Janeiro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros de Estado e das Finanças e do Plano, da Educação e das Universidades e da Reforma Administrativa, o seguinte:

1.º Ao quadro de pessoal dirigente e técnico constante do mapa I anexo ao Decreto-Lei 45/73, de 12 de Fevereiro, é acrescentado 1 lugar de subdirector-geral do Ensino Básico, que se integra no quadro único a que se refere o mapa anexo ao Decreto-Lei 69/78, de 15 de Julho.

2.º A presente portaria entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.
Ministérios das Finanças e do Plano, da Educação e das Universidades e da Reforma Administrativa, 17 de Dezembro de 1981. - Pelo Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, Alípio Barrosa Pereira Dias, Secretário de Estado do Orçamento. - O Ministro da Educação e das Universidades, Vítor Pereira Crespo. - O Ministro da Reforma Administrativa, José Manuel Meneres Sampaio Pimentel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/198500.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-02-12 - Decreto-Lei 45/73 - Ministério da Educação Nacional - Gabinete do Ministro

    Organiza a Direcção Geral do Ensino Básico instituída pelo Decreto Lei 408/71, de 27 de Setembro. Esta Direcção Geral do Ensino Básico sucede à Direcção Geral do Ensino Primário e á Direcção de Serviços do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário com a vantagem de nela se concentrarem todas as funções pedagógicas e disciplinares relativas ao Ensino Básico.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-23 - Decreto-Lei 59/76 - Ministério da Administração Interna - Direcção-Geral da Função Pública

    Atribui ao Ministro interessado e aos Ministros da Administração Interna e das Finanças competência para definir as normas referentes as atribuições, organização e competência, bem como ao regime do pessoal dos ministérios, dos respectivos serviços, estabelecimentos e organismos dependentes. Define a que tipos de diplomas legais deve obedecer a constituição e alteração de quadros, as normas respeitantes ao funcionamento dos serviços, a regulamentação das condições legais da prestação de trabalho na função p (...)

  • Tem documento Em vigor 1978-04-07 - Decreto-Lei 69/78 - Ministério da Agricultura e Pescas - Secretaria de Estado do Comércio e Indústrias Agrícolas

    Autoriza o abate de gado bovino aos produtores e aos comerciantes individuais e colectivos nos matadouros e casas de matança da Junta Nacional dos Produtos Pecuários. Este diploma não é aplicável às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda