Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 362/82, de 8 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Código de Processo das Contribuições e Impostos, aprovado pelo Decreto-Lei nº 45005 de 27 de Abril de 1963, bem como o Decreto-Lei 48699, de 23 de Novembro de 1968, relativamente às condições para a citação nos processos de execução fiscal e às competências atribuídas aos chefes das repartições de finanças.

Texto do documento

Decreto-Lei 362/82
de 8 de Setembro
A experiência exige que se dê maior celeridade aos processos de execução fiscal.

Assim, são alterados preceitos no que concerne à citação, à arrematação e ao julgamento em falhas de molde a obter-se o escopo acima invocado.

Nestes termos:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É dada nova redacção aos artigos 32.º, 217.º, 219.º e 229.º do Código de Processo das Contribuições e Impostos (aprovado pelo Decreto-Lei 45005, de 27 de Abril de 1963):

Art. 32.º Nos casos de venda de bens ou penhora de dinheiro em execução que não siga os termos da execução fiscal e seja qual for o tribunal, será citado pessoalmente o chefe da respartição de finanças do concelho ou bairro do domicílio da pessoa a quem pertencem os bens e os de todos os concelhos ou bairros onde forem situados os imobiliários ou qualquer estabelecimento comercial ou industrial para, no prazo de 10 dias a contar da citação, apresentarem certidão de quaisquer dívidas que possam ser reclamadas nos termos do artigo 865.º do Código de Processo Civil.

Nos concelhos de Lisboa e Porto são ainda citados, para os mesmos efeitos, os chefes das secretarias dos juízos que compõem os respectivos tribunais de 1.ª instância das contribuições e impostos.

§ único. ...
Art. 217.º Nas execuções por dívidas até 200000$00 não se publicarão anúncios para a praça.

Art. 219.º ...
a) ...
b) ...
c) ...
d) O escrivão passará guia, em papel comum, para o arrematante depositar logo todo o preço, ou a fracção que oferecer, não inferior a um terço, na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, à ordem do juiz da execução, e não sendo feito todo o depósito, a parte restante será depositada no prazo de 8 dias, sob pena das sanções previstas na lei de processo civil;

e) ...
f) ...
g) ...
Art. 229.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º Se o produto da venda ou a quantia penhorada for inferior a 300000$00, publicar-se-á um único anúncio, e se for inferior a 200000$00, não haverá anúncio algum.

Art. 2.º É elevado para 1000000$00 o montante fixado no artigo 2.º, n.º 1, e para 200000$00 o valor indicado no artigo 4.º do Decreto-Lei 48699, de 23 de Novembro de 1968.

Art. 3.º - 1 - As dívidas constantes de processos de execuções fiscais instaurados até 31 de Dezembro de 1979, de valor não superior a 1000$00 e que não gozem de qualquer privilégio ou garantia real, podem ser julgadas em falhas desde que não tenha havido qualquer resultado do envio do aviso postal e não haja responsáveis solidários ou subsidiários.

2 - A todo o tempo, salvo prescrição, poderá prosseguir a cobrança se se reconhecer que os executados possuem bens penhoráveis para solver, no todo ou em parte, a dívida exequenda e acrescido.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 12 de Agosto de 1982. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 26 de Agosto de 1982.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19534.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-04-27 - Decreto-Lei 45005 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

    Aprova o Código de Processo das Contribuições e Impostos.

  • Tem documento Em vigor 1968-11-23 - Decreto-Lei 48699 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Insere disposições destinadas a adopção de medidas tendentes a simplificar os termos de cobrança coerciva de processos de execuções fiscais de dívidas de pequeno montante e altera o Código de Processo das Contribuições e Impostos.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-08-27 - Decreto-Lei 352-A/85 - Ministério das Finanças e do Plano

    Altera para 31 de Dezembro de 1980 e eleva para 3000$00, respectivamente, a data e o montante fixados no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 362/82, de 8 de Setembro, que altera o Código de Processo das Contribuições e Impostos, estabelece condições para a citação nos processos de execução fiscal e atribui competências aos chefes das repartições de finanças.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Atenção

Tendo em conta a melhoria do site oficial do DRE, tenho de ponderar a continuação deste site no futuro. Vou tentar fazer rapidamente um post com os prós e contras da manutenção deste site de modo a dar aos utilizadores uma forma de expressarem a sua opinião sobre este assunto.

Como a adaptação do software para obter o texto dos documentos a partir do novo site do dre é trivial, já estamos neste momento a actualizar a base de dados.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda