Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 270/84, de 28 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria, no escalão da mestrança, a que se refere o § 2.º do artigo 3.º do Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca (RIM), a categoria de mecânico de bordo.

Texto do documento

Portaria 270/84
de 28 de Abril
A evolução da realidade sócio-laboral e técnica a bordo vem justificando a redefinição de algumas categorias, ajustando-as a conteúdos funcionais mais adequados.

Está neste caso a categoria de artífice, que, atribuída em função de especialidades diversas, não permite um enquadramento uniforme e coerente de funções que deve caracterizar uma categoria profissional, daí resultando assimetrias perturbadoras do normal funcionamento das relações e condições de trabalho, que importa solucionar.

Assim, usando da faculdade conferida pelo artigo 1.º do Decreto-Lei 193/80, de 18 de Junho, conjugado com o disposto nas alíneas d) e e) do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 50/83, de 18 de Junho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Mar, o seguinte:
1.º É criada, no escalão da mestrança, a que se refere o § 2.º do artigo 3.º do Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca (RIM), aprovado pelo Decreto 45969, de 15 de Outubro de 1964, a categoria de mecânico de bordo.

2.º Ao referido Regulamento é aditado um n.º 28) no § 2.º do artigo 3.º, bem como um artigo 109.º-A, com a seguinte redacção:

Art. 3.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º ...
28) Mecânico de bordo.
Art. 109.º-A - A categoria de mecânico de bordo será atribuída a indivíduos habilitados com o curso de formação de mecânico de bordo, a ministrar pela Escola de Mestrança e Marinhagem.

§ único. Aos inscritos marítimos com a categoria de artífice será permitida a mudança para a categoria de mecânico de bordo, uma vez certificados com o curso de aperfeiçoamento para mecânico de bordo, a ministrar pela mesma Escola.

3.º Deixa de ser permitida a inscrição marítima na categoria de artífice, que tem vindo a ser atribuída nos termos do artigo 109.º do RIM.

Ministério do Mar.
Assinada em 30 de Março de 1984.
Pelo Ministro do Mar, José de Almeida Serra, Secretário de Estado da Marinha Mercante.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/185956.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-10-15 - Decreto 45969 - Ministério da Marinha - Direcção-Geral da Marinha

    Aprova o Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca.

  • Tem documento Em vigor 1980-06-18 - Decreto-Lei 193/80 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Autoriza os Ministros da Agricultura e Pescas e dos Transportes e Comunicações a alterar o Regulamento de Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca.

  • Tem documento Em vigor 1983-06-18 - Decreto Regulamentar 50/83 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Habitação, Obras Públicas e Transportes e da Reforma Administrativa

    Regulamenta a Direcção-Geral do Pessoal do Mar e Estudos Náuticos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda