Aviso 6921/2000 (2.ª série). - Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 4 do artigo 6.º, na alínea a) do artigo 7.º e no n.º 1 do artigo 28.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, faz-se público que, autorizado por despacho de 14 de Março de 2000 do director regional, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso no Diário da República, concurso interno de acesso geral para o preenchimento de quatro lugares da categoria de assessor, de dotação global, nas categorias de assessor e assessor principal, não totalmente preenchidos, do quadro de pessoal da Direcção Regional do Ambiente - Norte, aprovado pela Portaria 1031/95, de 23 de Agosto, sendo:
Três lugares preferencialmente com licenciatura em Engenharia Civil e experiência comprovada na área de hidráulica e recursos hídricos;
Um lugar preferencialmente com licenciatura na área de economia para o exercício de funções ligadas ao planeamento e gestão financeira de empreendimentos relacionados com infra-estruturas hidráulicas.
1 - Prazo de validade - o concurso visa exclusivamente o preenchimento dos lugares mencionados, caducando com o respectivo preenchimento.
2 - Legislação aplicável - ao presente concurso aplicam-se os Decretos-Leis n.os 204/98, de 11 de Julho, 190/93, de 24 de Maio, 353-A/89, de 16 de Outubro, conjugado com o Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro, e 427/89, de 7 de Dezembro, e legislação complementar.
3 - Conteúdo funcional - compete ao assessor o exercício das tarefas enunciadas no mapa I anexo ao Decreto-Lei 248/85, de 15 de Julho, bem como, e em especial, as específicas do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
4 - Remuneração, local e condições de trabalho:
4.1 - A remuneração é a fixada nos termos do Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro, conjugado com o Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro.
4.2 - O local de trabalho situa-se na Direcção Regional do Ambiente - Norte, Rua Formosa, 254, 4049-030 Porto, e Divisão Sub-Regional do Minho e Lima, com sede na Rua do Hospital Velho, 16, 4900-924 Viana do Castelo.
4.3 - As condições de trabalho e os benefícios sociais são os genericamente vigentes para os funcionários da administração central.
5 - Condições de admissão - a este concurso só poderão ser admitidos os candidatos que reúnam cumulativamente até ao termo do prazo de apresentação de candidaturas os seguintes requisitos especiais:
a) Ser técnico superior principal com, pelo menos, três anos de serviço na categoria classificados de Muito bom ou cinco classificados de Bom;
b) Ter exercido, pelo menos nos últimos três anos, funções de conteúdo idêntico às do lugar a prover, na área do ambiente e recursos hídricos.
6 - Nos termos do Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro com a nova redacção dada pela Lei 44/99, de 11 de Junho, os métodos de selecção a utilizar serão a avaliação curricular e as provas públicas do currículo profissional de cada candidato.
6.1 - Na avaliação curricular ponder-se-ão os seguintes factores:
a) Habilitação académica de base;
b) Formação profissional, em que se ponderarão as acções de formação e de aperfeiçoamento profissional, em especial as relacionadas com a área funcional dos lugares agora postos a concurso, frequentadas nos últimos três anos;
c) Experiência profissional, em que se ponderará o desempenho efectivo de funções na área de actividade para a qual é aberto o presente concurso;
d) Classificação de serviço dos últimos três anos, onde a ponderação será feita através da expressão quantitativa e qualitativa.
6.2 - As provas públicas serão prestadas nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro, e consistirão na apreciação e discussão do currículo profissional do candidato.
6.3 - A valorização e ponderação dos critérios de selecção a utilizar (avaliação curricular e provas públicas) e o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam das actas do júri do concurso, sendo as mesmas facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.
6.4 - O resultado obtido no método de selecção será classificado na escala de 0 a 20 valores, considerando-se não aprovados os candidatos com classificação final inferior a 9,5 valores.
7 - Formalização das candidaturas:
7.1 - As candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao director regional do Ambiente - Norte, podendo ser entregue pessoalmente ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, até ao termo do prazo fixado para apresentação das mesmas, para a Rua Formosa, 254, 4049-030 Porto.
7.2 - Dos requerimentos deverão constar os seguintes elementos:
a) Identificação completa (nome, filiação, naturalidade, estado civil, residência, código postal, telefone e número, data e local de emissão do bilhete de identidade);
b) Habilitações literárias;
c) Categoria, vínculo e serviço a que pertence.
7.3 - Os requerimentos deverão ser acompanhados, obrigatoriamente, da seguinte documentação:
a) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado, donde constem, nomeadamente, as habilitações literárias, a experiência profissional, com descrição das funções exercidas e sua duração, bem como a formação profissional que possui;
b) Certificados originais ou fotocópias autenticadas comprovativos das acções de formação realizadas durante a permanência na categoria de técnico superior principal;
c) Declaração do serviço comprovando:
c.1) A categoria e a natureza do vínculo do candidato;
c.2) A antiguidade na categoria, na carreira e na função pública;
c.3) As classificações de serviço, incluindo a sua expressão quantitativa, obtidas no número de anos exigidos como requisito especial de admissão a concurso e, obrigatoriamente, a do último ano;
c.4) O conjunto de tarefas e responsabilidades inerentes ao respectivo posto de trabalho, detalhadamente especificadas, tendo em mente a apreciação do conteúdo funcional;
d) Fotocópia do bilhete de identidade;
e) Quaisquer outros elementos, devidamente comprovados, que o candidato considere relevantes para a apreciação do seu mérito.
7.4 - As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei geral.
8 - Publicitação das listas - a relação de candidatos admitidos e a lista de classificação final serão publicitadas nos termos dos artigos 33.º, 34.º e 40.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
9 - Constituição do júri:
Presidente - Engenheiro Arnaldo de Carvalho Machado, chefe de divisão.
Vogais efectivos:
1.º Engenheira Maria Helena Barbot Campos e Matos, assessora.
2.º Engenheiro técnico Manuel Artur da Silva Carvalho, chefe de divisão.
Vogais suplentes:
1.º Engenheiro Francisco José da Conceição Teixeira, assessor.
2.º Dr. Júlio Hernâni Magalhães Oliveira, assessor.
O 1.º vogal efectivo substituirá o presidente nas suas ausências ou impedimentos.
17 de Março de 2000. - O Director Regional, José M. Macedo Dias.