A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar Regional 13/86/M, de 1 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto Regulamentar Regional n.º 18/85/M, de 26 de Agosto.

Texto do documento

Decreto Regulamentar Regional 13/86/M
Considerando que a Lei 8/86, de 15 de Abril, alterou, por ratificação, algumas disposições constantes do Decreto-Lei 150-A/85, de 8 de Maio, diploma que serviu de base para elaboração do Decreto Regulamentar Regional 18/85/M, de 26 de Agosto;

Considerando que importa proceder às alterações resultantes da sua aprovação por forma a garantir a uniformidade de procedimentos no esquema de formação de docentes dos ensinos preparatório e secundário:

Assim, o Governo Regional da Madeira decreta, nos termos da alínea b) do artigo 229.º da Constituição e da alínea b) do artigo 33.º do Decreto-Lei 318-D/76, de 30 de Abril, o seguinte:

Artigo 1.º O n.º 3 do artigo 1.º, a alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, o n.º 1 do artigo 7.º, o n.º 2 do artigo 8.º, os n.os 1 e 2 do artigo 9.º, os n.os 2, 3, 4 e 5 do artigo 10.º e o artigo 13.º do Decreto Regulamentar Regional 18/85/M, de 26 de Agosto, passam a ter a seguinte redacção:

Artigo 1.º - 1 - ...
2 - ...
3 - A ordenação dos docentes referidos nos números anteriores, para efeito de concurso de professores efectivos, tomará por base a classificação da sua habilitação académica, à qual virá a acrescer um valor por cada ano de serviço docente ou equiparado prestado após o provimento como efectivo, até ao limite de vinte anos, com efeitos a partir de 1 de Setembro de 1985.

Art. 2.º - 1 - ...
a) Se encontrem no ano lectivo de 1985 - 1986 em exercício de funções docentes e tenham, nos termos legais, sido opositores à 1.ª fase do concurso realizado ao abrigo do Decreto Regulamentar Regional 12/85/M, de 17 de Junho, nos termos do artigo 4.º do mesmo diploma;

b) ...
2 - ...
a) ...
b) ...
3 - ...
4 - ...
Art. 7.º - 1 - Para efeitos de ordenação nos concursos que visem a primeira efectivação, os docentes serão ordenados do seguinte modo:

a) Professores profissionalizados não efectivos;
b) Professores contratados plurianualmente sem profissionalização;
c) Professores provisórios portadores de habilitação própria.
2 - ...
Art. 8.º - 1 - ...
2 - Para efeitos do provimento referido no número anterior, os docentes deverão possuir as aptidões físicas e de saúde adequadas ao exercício da respectiva função, reconhecidas como tal por exames médicos a realizar pelos serviços competentes da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, de acordo com regras a estabelecer por despacho conjunto dos Secretários Regionais da Educação e dos Assuntos Sociais.

3 - ...
4 - ...
5 - ...
Art. 9.º - 1 - O sistema de formação de professores será o que for definido a nível nacional, salvaguardando-se, no entanto, as especificidades próprias da Região, mediante decreto regulamentar regional.

2 - (Texto do actual n.º 1 deste artigo.)
3 - ...
Art. 10.º - 1 - ...
2 - Requerida a prova de avaliação, esta deverá realizar-se no prazo máximo de seis meses.

3 - (O actual n.º 2.)
4 - As regras a que obedecerão a prestação da prova e a constituição e funcionamento do júri referidos no n.º 1 serão estabelecidas pelo decreto regulamentar regional referido no n.º 1 do artigo anterior.

5 - O diploma referido no número anterior estabelecerá ainda o regime de atribuição da classificação profissional das docentes aprovados.

Art. 13.º Para efeitos do disposto no artigo anterior, a contagem do tempo de serviço será efectuada de acordo com a legislação em vigor.

Art. 2.º É aditado ao Decreto Regulamentar Regional 18/85/M, de 26 de Agosto, um n.º 3 do artigo 17.º, com a seguinte redacção:

Art. 17.º - 1 - ...
2 - ...
3 - As disposições dos diplomas a que se refere o número anterior, aplicáveis a contratação plurianual, mantêm-se em vigor até que deixe de haver docentes nessa situação.

Art. 3.º É eliminado o n.º 1 do artigo 4.º do Decreto Regulamentar Regional 18/85/M, de 26 de Agosto.

Aprovado em Conselho do Governo Regional em 19 de Junho de 1986.
O Presidente do Governo Regional, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim.
Assinado em 11 de Julho de 1986.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17565.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-30 - Decreto-Lei 318-D/76 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o Estatuto Provisório da Região Autónoma do Arquipélago da Madeira.

  • Tem documento Em vigor 1985-05-08 - Decreto-Lei 150-A/85 - Ministério da Educação

    Altera o processo de profissionalização dos professores.

  • Tem documento Em vigor 1985-06-17 - Decreto Regulamentar Regional 12/85/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Fixa critérios na Região Autónoma da Madeira para colocação de professores profissionalizados não efectivos e provisórios dos ensinos preparatório e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1985-08-26 - Decreto Regulamentar Regional 18/85/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Altera o processo de profissionalização dos professores dos ensinos preparatório e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1986-04-15 - Lei 8/86 - Assembleia da República

    Altera o Decreto-Lei n.º 150-A/85, de de 8 de Maio (processo de profissionalização de professores).Republicado em anexo, com as alterações ora introduzidas.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-05-18 - Decreto Legislativo Regional 4/88/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Reformula os quadros docentes das escolas preparatórias e secundárias da Região Autónoma da Madeira e fixa novos mecanismos para colocação de professores naqueles estabelecimentos de ensino. Revoga vários decretos regulamentares regionais.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda