A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar Regional 11/86/M, de 28 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições relativas à defesa da qualidade e autenticidade do artesanato regional.

Texto do documento

Decreto Regulamentar Regional 11/86/M
Defesa da qualidade e autenticidade do artesanato regional
O bordado, tapeçaria, obra de vimes e demais produtos de artesanato da Região conhecem hoje uma reputação nacional e internacional que importa continuar a promover e salvaguardar.

A importância que o sector em causa detém hoje na economia regional, e concomitantemente na divulgação da Madeira, é relevante e justifica só por si que se adoptem medidas normativas que tenham em vista, nomeadamente, garantir a qualidade e genuinidade de tais produtos, disciplinar a produção e comercialização e incentivar a exportação.

Acresce que a recente entrada do País num espaço económico mais exigente e moderno como é a CEE reclama que se introduzam métodos e formas administrativas e técnicas susceptíveis de se compatibilizar particularmente com as estruturas comerciais estabelecidas e seguidas pelos restantes membros da Comunidade Económica Europeia, numa perspectiva de sadia e natural concorrência.

Pela Portaria 41/85, da Secretaria Regional da Economia (publicada no Jornal Oficial da Região, 1.ª série, n.º 8, de 28 de Março de 1985), foi já concedida a prévia e obrigatória submissão ao Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira (IBTAM), mas quanto aos bordados e tapeçarias destinados à venda local, pelo que, por conveniente uniformização, se estende agora a acção do IBTAM, abarcando o alcance de tais medidas também aos produtos destinados ao restante território nacional e à exportação.

Deste modo, ficarão os compradores de tais produtos com a certeza não só da origem dos bens que adquirem mas igualmente com a garantia prestada por organismo idóneo e oficial da respectiva autenticidade e qualidade.

Refira-se que, nos termos do disposto nas alíneas a), d) e g) do artigo 2.º do Decreto Regional 7/78/M, de 28 de Fevereiro, que criou o IBTAM, lhe compete:

Incentivar e disciplinar as actividades do bordado, tapeçarias e artesanato da Madeira nas suas modalidades de produção, distribuição e comercialização;

Defender o bom nome e controlar a qualidade do bordado, tapeçarias e artesanato da Madeira;

Controlar a exportação e a venda no mercado português dos bordados, tapeçarias e artesanato.

Nestes termos:
O Governo Regional decreta, ao abrigo da alínea b) do artigo 229.º da Constituição e da alínea b) do artigo 33.º do Decreto-Lei 318-D/76, de 30 de Abril, o seguinte:

Artigo 1.º Todo o bem ou produto do bordado e tapeçaria produzido na Região Autónoma da Madeira, independentemente do seu modelo, desenho, dimensão, método de composição, fabrico ou forma de apresentação, será submetido obrigatoriamente, antes da sua comercialização, à apreciação técnica do Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira (IBTAM).

Art. 2.º A apreciação do IBTAM destina-se a assegurar a natureza, qualidade e autenticidade dos produtos, independentemente de se destinarem à venda no território nacional ou à exportação, os quais serão materializados mediante a aposição em cada peça ou objecto de um selo de chumbo, apertado por alicate, com a marca de garantia aprovada pela Resolução do Governo Regional da Madeira n.º 384/79, de 29 de Novembro, publicada no Jornal Oficial, 1.ª série, n.º 40, de 13 de Dezembro de 1979.

Art. 3.º O IBTAM poderá rejeitar as peças ou unidades que não se encontrem com a indispensável qualidade de bordado, desenhos, formas, modelos, matérias-primas ou acessórios.

Art. 4.º Fica proibida na Região:
a) A exposição e comercialização de tecidos que contenham desenhos e motivos do bordado da Madeira estampados;

b) A exposição e venda ambulante de bordado e tapeçaria da Madeira, com excepção dos bomboteiros.

Art. 5.º Na exposição e venda de bordado, tapeçaria, obra de vime e artesanato da Madeira deverá existir uma clara separação e individualização física em relação aos produtos similares provenientes de outras zonas do País ou do estrangeiro.

Art. 6.º Todos os produtos deverão conter em termos bem visíveis a denominação da sua origem (país, localidade ou região) para assegurar uma perfeita visão e conhecimento de todo e qualquer objecto.

Art. 7.º Ao IBTAM e à Direcção de Serviços de Fiscalização Económica (DSFE), sem prejuízo da competência cometida a outras entidades, cumprirá velar pelo cumprimento do disposto neste diploma.

Art. 8.º Às infracções ao disposto no presente diploma são aplicáveis as penalidades previstas no Decreto-Lei 28/84, de 20 de Janeiro, nomeadamente as do seu artigo 67.º, se outras mais graves lhes não couberem.

Art. 9.º Fica revogada a Portaria 41/85, de 20 de Março.
Art. 10.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Aprovado em Conselho do Governo Regional em 2 de Maio de 1986.
O Presidente do Governo Regional, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim.
Assinado em 23 de Maio de 1986.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17561.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-30 - Decreto-Lei 318-D/76 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o Estatuto Provisório da Região Autónoma do Arquipélago da Madeira.

  • Tem documento Em vigor 1978-02-28 - Decreto Regional 7/78/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Aprova o estatuto do Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira (IBTAM), criado pelo Decreto Regional n.º 2/77/M, de 3 de Março, dispondo sobre as suas atribuições, órgãos, competências e funcionamento.

  • Tem documento Em vigor 1984-01-20 - Decreto-Lei 28/84 - Ministérios da Justiça, da Saúde, da Agricultura, Florestas e Alimentação, do Comércio e Turismo e da Qualidade de Vida

    Altera o regime em vigor em matéria de infracções antieconómicas e contra a saúde pública.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-09-26 - Decreto Legislativo Regional 23/90/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa Regional

    Aprova a Lei Orgânica do Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira criado pelo Decreto Regional n.º 2/77/M, de 3 de Março, publicando-a em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda