Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 907/87, de 27 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Possibilita a transição dos técnicos de diagnóstico e terapêutica de uma profissão para outra (dentro das áreas profissionais estabelecidas).

Texto do documento

Portaria 907/87
de 27 Novembro
O Decreto-Lei 384-B/85, de 30 de Setembro, prevê no n.º 3 do seu artigo 5.º que os técnicos de diagnóstico e terapêutica poderão transitar de uma para outra profissão, mediante frequência com aproveitamento das disciplinas do curso de formação de que carecem para complementar o currículo necessário ao ingresso na profissão para que transitem.

Por seu lado, a Portaria 549/86, de 24 de Setembro, considera que estes técnicos poderão frequentar as escolas técnicas dos serviços de saúde e a Escola de Reabilitação do Alcoitão na qualidade de alunos supranumerários, implicando a posse das habilitações literárias legalmente exigidas e o exame médico adequado à natureza do curso.

Importa, pois, regulamentar as condições de acesso e de frequência dos cursos das escolas técnicas dos serviços de saúde e da Escola de Reabilitação do Alcoitão por parte dos referidos técnicos.

Assim, tendo em conta o disposto no artigo 5.º, n.º 3, do Decreto-Lei 384-B/85, de 30 de Setembro, e ao abrigo do artigo 2.º do Decreto-Lei 371/82, de 10 de Setembro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pela Ministra da Saúde, o seguinte:
1.º Poderão candidatar-se à frequência dos cursos de formação dos técnicos de diagnóstico e terapêutica ministrados nas escolas técnicas dos serviços de saúde e na Escola de Reabilitação do Alcoitão os técnicos diplomados por estas escolas que se encontrem nas condições previstas no n.º 37.º da Portaria 549/86.

2.º Poderão ainda candidatar-se técnicos de diagnóstico e terapêutica a cuja formação tenha sido concedida equivalência legal, desde que se encontrem nas condições expressas no n.º 37.º da Portaria 549/86.

3.º O número de técnicos a admitir em cada curso dependerá das quotas para alunos supranumerários que forem estabelecidas por cada escola, nas condições previstas na secção VI da Portaria 549/86.

4.º Os técnicos de diagnóstico e terapêutica que pretendam frequentar os cursos nas presentes condições deverão apresentar na respectiva escola a sua candidatura durante o mês de Junho anterior ao ano lectivo em causa.

5.º A definição das disciplinas a frequentar é da responsabilidade da direcção de cada escola, mediante análise dos respectivos currículos, em função dos programas em vigor.

6.º Em caso de existência de vários candidatos ao mesmo curso, estes serão ordenados pela aplicação sucessiva das seguintes condições preferenciais:

a) Melhor nota do curso de formação de que é titular;
b) Melhor média no 12.º ano ou equivalente legal;
c) Maior tempo de exercício profissional.
7.º Os alunos admitidos ficam sujeitos ao cumprimento das normas estabelecidas para os restantes alunos, nomeadamente no que respeita ao regime de faltas e ao processo de avaliação e aproveitamento.

8.º A realização do estágio de aprendizagem é obrigatória para todos os alunos.

9.º Para obtenção da nota de curso deverão ser consideradas as notas das disciplinas creditadas através da análise curricular referida no n.º 5.º da presente portaria.

Ministério da Saúde.
Assinada em 11 de Novembro de 1987.
A Ministra da Saúde, Maria Leonor Couceiro Pizarro Beleza de Mendonça Tavares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/170458.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-09-10 - Decreto-Lei 371/82 - Ministérios das Finanças e do Plano, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Cria as Escolas Técnicos dos Serviços de Saúde de Lisboa, de Coimbra e do Porto.

  • Tem documento Em vigor 1985-09-30 - Decreto-Lei 384-B/85 - Ministério da Saúde

    Reestrutura a carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica.

  • Tem documento Em vigor 1986-09-24 - Portaria 549/86 - Ministério da Saúde

    Regulamenta as escolas técnicas dos serviços de saúde e os cursos aí ministrados.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-02-02 - Portaria 80/89 - Ministério da Saúde

    Fixa as normas processuais e as condições em que devem ser concedidas as equivalências dos cursos de técnico de diagnóstico e terapêutica.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda