1 - Nos termos do disposto nos n.º s 5 e 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, do Despacho 17984/2007, publicado no Diário da República, 2.ª Série de 14 de Agosto e do Despacho 841/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 5, de 8 de Janeiro, nomeio a licenciada Paula Cristina Brito Fernandes, Chefe de Divisão de Documentação, Informação e Publicações da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
2 - A referida funcionária é nomeada para o exercício do referido cargo por possuir reconhecida aptidão e experiência profissional adequada, conforme nota curricular em anexo.
3 - O presente despacho produz efeitos a 15 de Julho de 2008.
8 de Agosto de 2008. - A Presidente, Elza Pais.
Nota Curricular
Paula Cristina Brito Fernandes, nascida a 27 de Janeiro de 1969 em Lisboa
I - Habilitações Académicas e profissionais:
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, em 1992. No mesmo ano completa, na mesma Faculdade, a Secção especializada em Jornalismo.
Curso de Formação em Jornalismo da RTP, Radiotelevisão Portuguesa.
II - Actividade profissional:
Desde 11 de Janeiro de 2006 até à presente data assume as funções de Chefe de Divisão de Documentação, Informação e Publicações à qual sucede a Divisão de Documentação e Informação da Comissão para a para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, ora designada por Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Aqui coordena toda a actividade da Unidade Orgânica, nomeadamente no que concerne à gestão de pessoal, aquisições de serviços e materiais, contactos com a tutela, instituições prestadoras de serviços, parceiras e financiadoras. Além destas competências funciona também como elo de ligação entre a CIDM/CIG e a Comunicação Social, organizando grande parte dos eventos da Comissão.
Em Fevereiro de 2001 integra o quadro da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, onde, desde então, assegura a coordenação da redacção do periódico "Notícias", colabora na elaboração de campanhas de divulgação da CIDM, co-organiza Conferências, Seminários e outro tipo de eventos promovidos pela Comissão, bem como, operacionaliza a estratégia de comunicação definida. A par destas actividades é a responsável operacional pelo site da CIDM, bem como a responsável pela construção e manutenção de conteúdos da CIDM no Portal do Cidadão.
Com a criação do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (IGFSE) pelo Decreto-Lei 115/98, de 4 de Maio, nos termos do Decreto-Lei 45-A/2000 de 22 de Março, que alterou a Lei Orgânica do Ministério do Trabalho e Solidariedade, é convidada a colaborar em tarefas inerentes ao início de funcionamento deste Instituto, tendo sido requisitada ao IPOFG a 1 de Novembro de 2000. Aqui desenvolve tarefas do âmbito técnico das relações públicas e comunicação social, colaborando activamente no esboço inicial de uma política de comunicação interna e externa. Colaborou activamente com os gestores de programas comunitários para a definição de uma política de Imagem e Comunicação comum a todos os Programas Operacionais.
A 25 de Outubro de 1999, após a formação do XIV Governo Constitucional, nomeada Adjunta do Gabinete da Ministra para a Igualdade para assegurar as funções de apoio técnico especializado nas áreas de relações públicas e comunicação social, em articulação com a restante política de comunicação do Governo.
A 15 de Fevereiro de 1999, a convite da Ministra da Saúde do XIII Governo Constitucional é nomeada Assessora de Gabinete (Despacho 5745/99, 2.ª série), onde exerce as funções de Assessora de Imagem, Comunicação e Relações Públicas do Ministério, até ao fim da legislatura em 25 de Outubro de 1999. Neste âmbito tem como principais funções, em articulação com o restante Gabinete de Imprensa, a definição e operacionalização, em estreita colaboração com a titular da pasta, da estratégia de imagem e comunicação do Ministério e dos dois membros do Governo que o constituem (Ministra e Secretário de Estado).
Em Fevereiro de 1992 é admitida no Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, onde integra o Gabinete Técnico de Recursos Humanos. À data da saída do IPOFG tinha a seu cargo o levantamento de publicações hospitalares (comunicação interna e externa), a nível nacional, bem como pertencia ao Gabinete Técnico de Recursos Humanos, órgão de apoio directo à Administração.
Executou vários trabalhos jornalísticos como freelancer, tanto para TV, como para a imprensa regional e nacional.
Entre Maio de 1991 e Dezembro de 1992, integrou a Redacção dos Jornais de Fim-de-semana do Canal 2 da RTP passando, posteriormente, para a equipa de Política Nacional da mesma estação televisiva.