A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 530/80, de 5 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Regula a transferência dos bens dominiais e patrimoniais da ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., na Região Autónoma da Madeira.

Texto do documento

Decreto-Lei 530/80

de 5 de Novembro

Com a publicação do Decreto-Lei 294/80, de 16 de Agosto, ficou estabelecido o princípio da regionalização da actividade aeroportuária da Região Autónoma da Madeira. De tal medida decorre, com excepção para a actividade de navegação aérea, a transferência de atribuições e competências que a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, E. P., detinha quanto aos aeroportos do Funchal e de Porto Santo. Porém, tal transferência não é imediata, tendo o citado diploma legal disposto que ela se operaria mediante a publicação de outros diplomas subsequentes regulando vários aspectos.

De entre estes, contam-se os relacionados com o património - obrigações e direitos transmitidos -, por um lado, e, por outro, com a situação de bens que são subtraídos à regionalização por estarem afectos à actividade de navegação aérea, que continua a cargo da ANA, E. P. É esta a matéria que se pretende regular com o presente diploma.

Assim, ouvido o Governo da Região Autónoma da Madeira:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os bens dominiais e patrimoniais de que a ANA, E. P., é titular na Região Autónoma da Madeira são transferidos, sem alteração da sua natureza, para a entidade pública a quem competir a prestação do serviço público regional de apoio à aviação civil na mesma Região.

Art. 2.º - 1 - Mantêm-se na titularidade da ANA, E. P., e sob a sua exclusiva responsabilidade os equipamentos afectos à actividade de navegação aérea, incluindo móveis, utensílios e acessórios.

2 - Exceptuam-se do disposto no número anterior os sistemas visuais de aproximação e aterragem, nomeadamente os VASIS, e os respeitantes à iluminação e à marcação das pistas.

Art. 3.º - 1 - São da exclusiva responsabilidade da entidade a quem competir a prestação do serviço público de apoio à aviação civil na Região Autónoma da Madeira as obrigações relativas à construção e manutenção de edifícios, instalações, acessos e demais infra-estruturas fixas afectas à actividade de navegação aérea na Região Autónoma da Madeira.

2 - As obrigações referidas no número anterior serão cumpridas de acordo com os requisitos fornecidos pela ANA, E. P., e homologadas pela Direcção-Geral da Aviação Civil, em obediência aos procedimentos e recomendações constantes dos anexos da Convenção da Aviação Civil Internacional e da regulamentação nacional aplicável.

Art. 4.º A transmissão dos bens referidos no artigo 1.º operar-se-á mediante despacho conjunto dos Ministros dos Transportes e Comunicações, das Finanças e do Plano e da República para a Região Autónoma da Madeira, ouvido o Governo Regional, o qual servirá de título de registo e será publicado no prazo de noventa dias após a publicação do presente diploma, salvo se ainda não tiver ocorrido a do despacho a que se refere o n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 246/79, de 25 de Julho, caso em que o referido prazo se contará a partir da entrada em vigor deste último.

Art. 5.º - 1 - São igualmente transferidos para a entidade pública a quem competir a prestação do serviço público regional de apoio à aviação civil todos os direitos e obrigações da ANA, E. P., incluindo posições contratuais decorrentes do exercício das suas atribuições e competências nos aeroportos do Funchal e de Porto Santo.

2 - Exceptuam-se do referido no número anterior os direitos e obrigações que se relacionem directamente com os equipamentos e actividades de navegação aérea.

3 - A transmissão das posições contratuais referidas no n.º 1 do presente artigo abrange as respectivas garantias prestadas pelo Estado a credores da ANA, E. P., as quais se mantêm nos termos em que foram assumidas.

Art. 6.º No prazo de noventa dias após a publicação do presente diploma, a ANA, E. P., apresentará ao Ministério dos Transportes e Comunicações, com referência a esta última data, um balanço de transmissão relativo aos aeroportos do Funchal e de Porto Santo.

Art. 7.º As condições de prestação de serviços de navegação aérea por parte da ANA, E. P., nos aeroportos do Funchal e de Porto Santo, não previstas no presente diploma, designadamente no domínio da cooperação funcional, aproveitamento de meios comuns e compensações mútuas, serão fixadas por despacho conjunto do Ministro dos Transportes e Comunicações e do Presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira.

Art. 8.º Independentemente do disposto no número anterior, a ANA, E. P., facultará, nos domínios da sua actividade, assistência técnica à entidade a quem competir a prestação do serviço público regional de apoio à aviação civil da Região Autónoma, mediante contratos a celebrar em conformidade com as circunstâncias de cada caso.

Art. 9.º Para efeitos do presente diploma, considera-se que o sector da navegação aérea é formado pelo conjunto dos serviços operacionais de tráfego aéreo, e telecomunicações e informação aeronáutica e ainda o de manutenção de telecomunicações e electrónica.

Art. 10.º As dúvidas suscitadas com a interpretação e aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho conjunto dos Ministros dos Transportes e Comunicações, da República para a Região Autónoma da Madeira e, quando for caso disso, das Finanças e do Plano, ouvido o Governo Regional.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 16 de Outubro de 1980. - Francisco Sá Carneiro.

Promulgado em 28 de Outubro de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/11/05/plain-16881.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16881.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-07-25 - Decreto-Lei 246/79 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Cria a Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea e aprova os seus estatutos.

  • Tem documento Em vigor 1980-08-16 - Decreto-Lei 294/80 - Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e Ministério dos Transportes e Comunicações

    Transfere para a Região Autónoma da Madeira as atribuições e competências confiadas à Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea nas partes que respeitem a esta Região.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-03-16 - Decreto Legislativo Regional 3/83/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Cria a Direcção Regional de Aeroportos e aprova a sua Lei Orgânica, que se publica em anexa ao presente diploma, ficando a respectiva Direcção integrada na Secretaria Regional do Comércio e Transportes.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-08 - Despacho Normativo 54/85 - Ministério da Educação

    Esclarece a situação dos professores de Trabalhos Manuais do ensino preparatório e do 12.º grupo do ensino secundário relativamente à sua profissionalização.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda