Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 45832, de 25 de Julho

Partilhar:

Sumário

Altera a designação do curso destinado à preparação de professores e outros agentes de ensino de anormais, criado no Instituto de António Aurélio da Costa Ferreira, e regula a matrícula e funcionamento do mesmo curso.

Texto do documento

Decreto 45832

A experiência proporcionada pelo funcionamento do curso destinado à preparação de professores e outros agentes de ensino de anormais, organizado pelo Decreto 32607, de 30 de Dezembro de 1942, os progressos alcançados pelas ciências da educação e recuperação das crianças física ou psìquicamente diminuídas, o desenvolvimento atingido pela ortopedagogia ou pedagogia curativa - tudo aconselha a actualização da orgânica daquele curso.

Nestas condições:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, nos termos do § 2.º do artigo 80.º, o seguinte:

Artigo 1.º O curso destinado à preparação de professores e outros agentes de ensino de anormais, criado no Instituto de António Aurélio da Costa Ferreira pelo artigo 5.º do Decreto-Lei 31801, de 26 de Dezembro de 1941, e organizado pelo Decreto 32607, de 30 de Dezembro de 1942, tem a designação de curso de especialização de professores de crianças inadaptadas.

Art. 2.º À matrícula no curso serão admitidos indivíduos de ambos os sexos que satisfaçam às seguintes condições:

a) Não terem mais de 35 anos de idade;

b) Possuírem a habilitação para o magistério primário, com, pelo menos, 14 valores de diploma e um ano de exercício docente, ou para o ensino secundário ou um curso superior;

c) Mostrarem, através de inspecção feita por pessoal técnico do Instituto, possuir condições físicas e psíquicas que não contra-indiquem o exercício do magistério especial a que se destinam.

§ único. O Ministro da Educação Nacional poderá, excepcionalmente, ouvido o director do Instituto, mandar admitir pessoas que não preencham os requisitos estabelecidos neste artigo, mas que tenham revelado especial capacidade para o estudo dos problemas relacionados com o ensino de crianças inadaptadas.

Art. 3.º É de vinte o número de candidatos a admitir em cada ano à frequência do curso.

§ 1.º Pode, porém, o Ministro da Educação Nacional autorizar a admissão de candidatos além deste número se as necessidades o justificarem e as condições do Instituto o permitirem.

§ 2.º Pelo menos três quartos do número dos candidatos admitidos deverão possuir a habilitação para o magistério primário.

Art. 4.º Sempre que o director do instituto, sobre informações escritas e fundamentadas dos respectivos professores, concluir que um aluno não possui as aptidões exigidas para o magistério de crianças inadaptadas, cancelará a matrícula desse aluno.

§ único. O cancelamento da matrícula poderá ter lugar em qualquer altura do curso.

Art. 5.º Os professores oficiais carecem, para frequentar o curso, de autorização do Ministro da Educação Nacional e só conservam, durante a frequência, direito aos vencimentos se a autorização não envolver dispensa das obrigações docentes.

§ 1.º Pode, porém, o Ministro, em casos de especial interesse para o serviço ou de especiais aptidões dos candidatos, determinar que estes frequentem o curso sem prejuízo do abono dos vencimentos e com dispensa das obrigações docentes.

§ 2.º A decisão do Ministro recairá sobre informações fundamentadas dos directores dos serviços a que os professores pertencerem e do director do Instituto.

Art. 6.º A propina de matrícula é de 150$00, pagos por meio de estampilha fiscal.

Art. 7.º A matrícula será requerida de 15 a 30 de Agosto e as aulas funcionarão de 7 de Outubro a 30 de Junho.

§ único. As férias serão de onze dias pelo Natal (de 23 de Dezembro a 2 de Janeiro) e de dez dias pela Páscoa (desde a véspera de domingo de Ramos até segunda-feira de Páscoa).

Art. 8.º O curso, que tem a duração de um ano, consta de aulas teóricas, trabalhos práticos e estágios.

Art. 9.º São as seguintes as cadeiras do curso:

1.º Psicologia da Criança e do Adolescente Inadaptados (1.º semestre: Técnica Psicológica; 2.º semestre: Psicologia da Criança e do Adolescente Inadaptados) - duas horas por semana;

2.º Ortopedagogia (anual) - duas horas por semana;

3.º Educação Sensorial e Rítmica (1.º semestre) - duas horas por semana;

4.º Metodologia e Didáctica do Ensino Especial (anual) - duas horas por semana;

5.º Educação e Reeducação da Linguagem (1.º semestre) - duas horas por semana.

Art. 10.º A regência das cadeiras é assegurada pelo director, professor e professores adjuntos.

Art. 11.º As aulas teóricas terão a duração de uma hora, e em cada dia útil haverá três horas de trabalhos práticos ou estágios.

Art. 12.º Os estágios serão feitos nas classes de observação do Instituto e nas classes especiais, conforme as conveniências de serviço.

Art. 13.º Os alunos são obrigados a assiduidade e pontualidade nas diferentes actividades que constituem o curso.

Todas as faltas têm de ser justificadas perante o director, que poderá relevá-las até ao limite de:

a) Oito faltas nas cadeiras com duas horas de aula por semana;

b) Quatro faltas nas cadeiras com uma hora de aula por semana;

c) Um total de vinte e quatro faltas nos trabalhos práticos e estágios.

Art. 14.º Durante o ano lectivo o aproveitamento será apurado através de interrogatórios, de relatórios escritos e dos trabalhos práticos e dos estágios.

§ único. Não serão admitidos a exame final os alunos que nestas provas obtiverem média inferior a 10 valores, entrando para o cálculo da mesma o estágio com o coeficiente 2.

Art. 15.º Os exames realizar-se-ão durante o mês de Julho.

Art. 16.º O exame final constará de provas práticas e de prova oral.

§ 1.º As provas práticas serão duas:

a) Lição sobre um ponto tirado à sorte, com 24 horas de antecedência. Após ter tirado o ponto, o candidato disporá de duas horas para elaborar o plano da lição na presença de, pelo menos, dois membros do júri. A lição, com a duração de uma hora, será feita no Instituto ou numa classe especial;

b) Observação psicológica, durante o máximo de duas horas, de uma criança designada pelo júri. Seguidamente o candidato elaborará um relatório, de que constem os elementos fornecidos pela observação, a interpretação deles e as prescrições de índole psicopedagógica julgadas convenientes. O relatório, para a redacção do qual o candidato disporá de duas horas, será discutido pelo júri durante o tempo máximo de 30 minutos.

§ 2.º Só serão admitidos à prova oral os candidatos que nas provas práticas obtiverem média não inferior a 10 valores.

§ 3.º A prova oral constará de interrogatórios sobre as matérias das disciplinas do curso, não podendo exceder, no conjunto, a duração de uma hora.

§ 4.º Os candidatos não poderão ser obrigados a prestar mais de uma prova por dia.

§ 5.º O resultado do exame final será a média das classificações obtidas nas provas práticas, na prova oral e na frequência e será expressa em valores.

Art. 17.º O aluno que ficar duas vezes reprovado será definitivamente excluído do curso.

§ único. A perda de frequência e a desistência durante o exame são, para efeito do disposto neste artigo, equiparadas à reprovação.

Art. 18.º A aprovação no exame final dá direito ao diploma do curso, que constitui título indispensável para o exercício do ensino de crianças inadaptadas.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 25 de Julho de 1964. - ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR - Inocêncio Galvão Teles.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1964/07/25/plain-16202.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16202.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1941-12-26 - Decreto-Lei 31801 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria Geral

    Reorganiza o Instituto António Aurélio da Costa Ferreira.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-08-18 - RECTIFICAÇÃO DD634 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Ao Decreto n.º 45832, que altera a designação do curso destinado à preparação de professores e outros agentes de ensino de anormais, criado no Instituto de António Aurélio da Costa Ferreira, e regula a matrícula e funcionamento do mesmo curso.

  • Tem documento Em vigor 1981-04-04 - Despacho Normativo 108/81 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova os objectivos, estrutura curricular e regime de estudos do curso de formação de professores de ensino especial ministrado no Instituto de António Aurélio da Costa Ferreira.

  • Tem documento Em vigor 1986-03-05 - Despacho Normativo 18/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Aprova o novo plano, designação, regime de estudos e organização do curso ministrado pelo Instituto de António Aurélio da Costa Ferreira. Revoga os Despachos Normativos n.os 108/81 e 106/84, publicados respectivamente em 4 de Abril de 1981 e 24 de Maio de 1984, e o Despacho n.º 77/83, publicado em 1 de Outubro de 1983.

  • Tem documento Em vigor 1986-08-09 - Portaria 433/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Cria e regulamenta o curso de Educação Especial da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

  • Tem documento Em vigor 1986-08-13 - Portaria 441/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Cria e regulamenta o curso de Educação Especial da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda