A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 78/82, de 19 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas sobre o ingresso e progressão na carreira docente do ensino superior, para os professores auxiliares do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Texto do documento

Decreto 78/82
de 19 de Junho
Os professores auxiliares do Instituto de Higiene e Medicina Tropical são providos por concurso de provas públicas iguais às exigidas para a concessão do grau de doutor das universidades portuguesas, nos termos do artigo 21.º do Decreto 206/73, de 5 de Maio.

O provimento dos lugares de professor extraordinário é feito, por outro lado, por concurso de provas públicas, de entre professores auxiliares ou de entre doutores cuja dissertação tenha versado assunto da disciplina a concurso, de acordo com o disposto no artigo 23.º do mesmo diploma.

Nos termos do artigo 13.º do referido Decreto 206/73, as categorias, funções, provimento, deveres e direitos do pessoal docente do Instituto são, além disso, os constantes das normas gerais em vigor nas universidades.

E o artigo 4.º, n.º 2, do Decreto-Lei 132/70, de 30 de Março, estipula que o título de agregado é inerente à aprovação, em mérito absoluto, no concurso para professor extraordinário.

Não seria justo, por isso, impor aos aprovados nos concursos de provas públicas para provimento nos lugares de professor auxiliar e de professor extraordinário do Instituto a obrigação de repetirem provas para ingresso e progressão na carreira docente do ensino superior, aprovada pelo Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, ratificado, com alterações, pela Lei 19/80, de 16 de Julho, em tudo idênticas a outras já realizadas.

Assim, tendo em vista o Decreto-Lei 164/80, de 28 de Maio, que determinou a transferência do Instituto para a Universidade Nova de Lisboa, e considerando que o artigo 2.º, n.º 1, do referido diploma manda adaptar a essas circunstâncias o regime jurídico do seu pessoal:

O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Art. 1.º Os professores auxiliares do Instituto de Higiene e Medicina Tropical aprovados no concurso de provas públicas, a que se refere o artigo 21.º do Decreto 206/73, de 5 de Maio, podem ingressar e progredir na carreira docente do ensino superior a que se refere o Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, ratificado, com alterações, pela Lei 19/80, de 16 de Julho, em condições de igualdade com os habilitados com o grau de doutor ou equivalente.

Art. 2.º Os professores extraordinários aprovados em concurso de provas públicas, nos termos do artigo 23.º do Decreto 206/73, de 5 de Maio, ainda que com dispensa de prestação de provas ao abrigo do disposto no artigo 23.º do Decreto-Lei 301/72, de 14 de Agosto, podem ingressar e progredir na carreira docente, a que se refere o artigo 1.º do presente diploma, em condições de igualdade com os habilitados com o título de agregado.

Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Vítor Pereira Crespo.
Promulgado em 8 de Junho de 1982.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/158026.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-03-30 - Decreto-Lei 132/70 - Ministério da Educação Nacional

    Define o regime para o recrutamento de pessoal qualificado para o exercício de funções docentes e de investigação no ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 1973-05-05 - Decreto 206/73 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Saúde e Assistência

    Aprova o Regulamento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

  • Tem documento Em vigor 1979-11-13 - Decreto-Lei 448/79 - Ministério da Educação

    Aprova o estatuto da carreira docente universitária.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-28 - Decreto-Lei 164/80 - Ministérios da Educação e Ciência e dos Assuntos Sociais

    Determina a passagem do Instituto de Higiene e Medicina Tropical para a dependência do Ministério da Educação e Ciência.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda