Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 116/2002, de 2 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Aprova um conjunto de medidas para o desenvolvimento do ensino superior na área da saúde. Nomeia o Prof. Doutor Alberto Manuel Sampaio do Castro Amaral encarregado de missão, até à entrada em funcionamento do grupo de acompanhamento do ensino superior na área da saúde, criado pela presente resolução.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 116/2002
O Governo elegeu como um dos seus objectivos no domínio do ensino superior o aumento da oferta de qualidade na área da saúde.

Através da presente resolução é aprovado um conjunto de medidas que visa dar concretização ao duplo objectivo de assegurar as necessidades de formação superior na área da saúde e de garantir que essa formação se reveste da indispensável qualidade.

Para assegurar a dinamização, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas a desenvolver, é designado um encarregado de missão e criado um grupo de acompanhamento integrando o encarregado de missão e representantes dos ministérios com responsabilidade no domínio da formação superior dos recursos humanos na área da saúde.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Tomar o seguinte conjunto de medidas para o desenvolvimento do ensino superior na área da saúde:

a) Implementar o plano estratégico integrado para a formação superior na área da saúde, promovendo o seu acompanhamento permanente e procedendo à sua adaptação em função da evolução do número de diplomados e da evolução das necessidades de pessoal especializado;

b) Acompanhar de forma sistemática a implementação das novas unidades de ensino da Medicina criadas nas Universidades da Beira Interior e do Minho;

c) Acompanhar a reestruturação curricular do curso de licenciatura em Medicina nas Universidades de Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto e promover o melhor aproveitamento da formação ministrada no último ano do curso no processo de profissionalização médica;

d) Implementar um sistema de garantia e promoção da qualidade do ensino na área da saúde, integrando um sistema de acreditação periódica das unidades prestadoras de cuidados de saúde em conjunto com as quais é assegurado o ensino;

e) Implementar um programa específico para a pós-graduação (mestrado e doutoramento) nas áreas da enfermagem e das tecnologias de saúde;

f) Aperfeiçoar as formas de articulação entre as unidades prestadoras de cuidados de saúde e os estabelecimentos de ensino público na área da saúde, visando o aprofundamento dos modelos de articulação entre as instituições de ensino superior e o Serviço Nacional de Saúde.

2 - Mandatar os Ministros da Ciência e do Ensino Superior e da Saúde para, em estreita coordenação e em articulação com as instituições de ensino superior, promoverem as acções necessárias à concretização destas medidas.

3 - Prosseguir o trabalho de parceria entre os Ministérios da Ciência e do Ensino Superior e da Saúde no âmbito da formação e da investigação no domínio da saúde.

4 - Constituir um grupo de acompanhamento do ensino superior na área da saúde.
5 - Fixar como mandato do grupo a dinamização da aplicação da presente resolução e o acompanhamento do processo de concretização das medidas nela previstas.

6 - Cometer igualmente ao grupo a emissão de parecer acerca dos pedidos de criação ou transformação de estabelecimentos de ensino superior na área da saúde, bem como de abertura de novos cursos na mesma área.

7 - Fixar como composição do grupo de acompanhamento a seguinte:
a) Prof. Doutor Alberto Manuel Sampaio do Castro Amaral, que coordenará;
b) Um representante do Ministério da Ciência e do Ensino Superior;
c) Um representante do Ministério da Saúde.
8 - Determinar que, na apreciação de matérias referentes ao ensino da saúde no âmbito militar, o grupo agregará um representante do Ministério da Defesa Nacional.

9 - Fixar como duração do mandato do grupo de acompanhamento um ano, renovável por dois períodos de igual duração.

10 - Determinar que:
a) O grupo possa recorrer a peritos nas áreas técnicas consideradas relevantes;

b) O apoio logístico ao grupo, nomeadamente instalações, equipamento e secretariado, bem como o suporte financeiro, sejam da responsabilidade da Secretaria-Geral do Ministério da Ciência e do Ensino Superior;

c) O apoio técnico ao grupo seja prestado pela Direcção-Geral do Ensino Superior e pelo Departamento de Modernização e Recursos da Saúde;

d) O grupo apresente relatórios periódicos de progresso.
11 - Nomear, ao abrigo do disposto no artigo 37.º da Lei 49/99, de 22 de Junho, o Prof. Doutor Alberto Manuel Sampaio do Castro Amaral encarregado de missão.

12 - Determinar que o encarregado de missão seja equiparado a director-geral, sendo-lhe aplicável o disposto no artigo 73.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária (aprovado pelo Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, ratificado com alterações pela Lei 19/80, de 16 de Julho, na redacção dada pelo Decreto-Lei 412/88, de 9 de Novembro, e pelo Decreto-Lei 393/89, de 9 de Novembro).

13 - Determinar que o mandato do grupo de missão a que se refere o n.º 9.1 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/98, de 4 de Dezembro, alterada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2002, de 2 de Abril, seja prorrogado até à entrada em funcionamento do grupo de acompanhamento criado pela presente resolução.

Presidência do Conselho de Ministros, 22 de Agosto de 2002. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/156437.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-11-13 - Decreto-Lei 448/79 - Ministério da Educação

    Aprova o estatuto da carreira docente universitária.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

  • Tem documento Em vigor 1988-11-09 - Decreto-Lei 412/88 - Ministério da Saúde

    Equipara o exercício de funções nos conselhos de administração dos hospitais ao exercício de funções na carreira docente universitária.

  • Tem documento Em vigor 1989-11-09 - Decreto-Lei 393/89 - Ministério da Saúde

    Equipara o exercício dos cargos de director de hospital e de director clínico, nos hospitais onde tenha lugar ensino médico pré-graduado, ao exercício efectivo de funções na carreira docente universitária (altera o Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro - Estatuto da Carreira Docente Universitária).

  • Tem documento Em vigor 1999-06-22 - Lei 49/99 - Assembleia da República

    Estabelece o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central e local do Estado e da administração regional, bem como, com as necessárias adaptações, dos institutos públicos que revistam a natureza de serviços personalizados ou de fundos públicos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda