A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 206/83, de 21 de Maio

Partilhar:

Sumário

Altera os artigos 28.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 47331, de 23 de Novembro de 1966 (Lei Orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Texto do documento

Decreto-Lei 206/83
de 21 de Maio
Tendo-se constatado a necessidade de dotar o Conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros de mecanismos que lhe permitam proceder a uma avaliação mais aprofundada, para efeitos de promoção, do mérito dos funcionários diplomáticos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 28.º e 29.º do Decreto-Lei 47331, de 23 de Novembro de 1966, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 469/79, de 13 de Dezembro, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 28.º - 1 - As promoções a conselheiro de embaixada ou a ministro plenipotenciário de 2.ª classe fazem-se por mérito, de entre os funcionários com 3 anos de bom e efectivo serviço na categoria imediatamente inferior.

2 - A promoção a conselheiro de embaixada só pode ser feita de entre os primeiros-secretários que já tenham exercido funções nos serviços externos, mesmo que em comissão de serviço, por período não inferior a 5 anos.

3 - O período de permanência mínima nos serviços externos, a que se refere o número anterior, para os funcionários que, à data da publicação do Decreto-Lei 469/79, de 13 de Dezembro, tivessem prestado ou estivessem a prestar serviço, em comissão ou em regime de requisição, em outros organismos do Estado será de 2 anos.

Art. 29.º - 1 - Quando se verifiquem vagas nas categorias de segundo-secretário e de primeiro-secretário conselheiro de embaixada e ministro plenipotenciário de 2.ª classe, e as necessidades dos serviços recomendem e seu preenchimento, o secretário-geral convocará comissões de avaliação, constituídas por membros do Conselho do Ministério, para procederem à avalição dos méritos dos funcionários diplomáticos que reúnam as condições de promoção à categoria seguinte.

2 - As comissões referidas no número anterior serão presididas pelo secretário-geral e integrarão os 3 membros natos do Conselho do Ministério mais antigos no exercício das respectivas funções e os membros eleitos do Conselho representantes da categoria dos funcionários cujos méritos devam ser avaliados para efeitos de promoção.

3 - Incumbe às referidas comissões recolher e analisar todos os elementos e informações respeitantes aos funcionários cujos méritos lhes cumpra avaliar e, por voto nominal e maioria simples, elaborar listas, por ordem alfabética, dos funcionários que considerem mais merecedores de serem promovidos.

4 - Em caso de empate, o secretário-geral tem voto de qualidade.
5 - Das listas constarão nomes de funcionários em número igual ao número de vagas existentes na respectiva categoria, acrescido este de 40%, com arredondamento para a unidade imediatamente superior.

6 - O Conselho do Ministério escolherá para promoção os funcionários constantes das listas elaboradas pelas comissões, ordenando-os em função do respectivo mérito relativo.

7 - O Conselho do Ministério, por voto nominal e maioria qualificada de dois terços, poderá propor para promoção funcionários não mecionados nas listas elaboradas pelas comissões, fundamentando a sua decisão.

8 - Sempre que se trate de promoções a segundos-secretários ou primeiros-secretários de embaixada, o Conselho do Ministério, ao elaborar as propostas de promoção a submeter ao Ministro, deverá, a seguir a cada 3 propostas de promoção por mérito, indicar para o mesmo fim o funcionário mais antigo na respectiva categoria com a classificação de serviço não inferior a Bom.

Art. 2.º O presente diploma entra em vigor na data da sua publicação.
Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Abril de 1983. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Vasco Luís Caldeira Coelho Futscher Pereira - António Jorge de Figueiredo Lopes.

Promulgado em 28 de Abril de 1983.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 5 de Maio de 1983.
O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14613.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1966-11-23 - Decreto-Lei 47331 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Promulga a orgânica dos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-13 - Decreto-Lei 469/79 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Altera o Decreto-Lei n.º 47331, de 23 de Novembro de 1966, que promulga a orgânica dos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-10-08 - Decreto-Lei 388/85 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Altera a redacção do n.º 3 do artigo 28.º do Decreto-Lei n.º 47331, de 23 de Novembro de 1966, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 206/83, de 21 de Maio (Lei Orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros).

  • Tem documento Em vigor 1989-01-31 - Decreto-Lei 34-A/89 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Estabelece normas relativas ao regime e estrutura da carreira diplomática.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda