Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 248/83, de 9 de Junho

Partilhar:

Sumário

Disciplina os termos em que os órgãos de gestão dos hospitais e dos lares para a terceira idade poderão recorrer a serviços de agências funerárias.

Texto do documento

Decreto-Lei 248/83

de 9 de Junho

Com o Decreto-Lei 47838, de 9 de Agosto de 1967, pretendeu-se disciplinar a actividade das agências funerárias nos hospitais, no sentido de serem evitados ou reprimidos os abusos que até aí se verificavam.

Decorridos que são 16 anos, verifica-se que as medidas então adoptadas, embora de carácter positivo, se revelaram insuficientes, sobretudo nos hospitais de maior dimensão.

Consequentemente, impõe-se que sejam revistas e complementadas as disposições constantes daquele diploma, alargando-se o seu âmbito aos lares para a terceira idade.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Sempre que tal se revele necessário, os órgãos de gestão dos hospitais e dos lares para a terceira idade poderão determinar que os funerais de pessoas falecidas nesses estabelecimentos, a realizar por agências com sede ou filial no respectivo concelho, fiquem dependentes de prévia inscrição das referidas agências naqueles estabelecimentos.

2 - Nos casos previstos no número anterior, os serviços fúnebres serão distribuídos de forma equitativa pelas agências inscritas, em condições a acordar entre os estabelecimentos e as agências.

3 - Os acordos celebrados vinculam as agências mesmo quando efectuem serviços fúnebres em cumprimento de obrigações contratuais assumidas relativamente a agências funerárias situadas fora dos concelhos da localização dos estabelecimentos onde se verifiquem os óbitos.

4 - O disposto nos números anteriores não prejudica a faculdade de livre escolha, pelos familiares dos falecidos, da agência funerária que efectuará os funerais.

Art. 2.º A realização de serviços fúnebres com violação do disposto neste diploma e dos acordos nele previstos fica sujeita às penalidades estabelecidas no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 47838, de 9 de Agosto de 1967, seguindo-se o procedimento determinado no n.º 1 e na primeira parte do n.º 2 do artigo 3.º e nos artigos 4.º e 5.º do mesmo diploma.

Art. 3.º O artigo 2.º do Decreto-Lei 47838, de 9 de Agosto de 1967, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 2.º - 1 - A violação do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo anterior será punida com multa de 12000$00 a 120000$00 e proibição de as agências efectuarem funerais de qualquer pessoa falecida nos hospitais e lares para a terceira idade por períodos de um a cinco anos.

2 - ...........................................................................

3 - ...........................................................................

Art. 4.º As referências feitas aos hospitais e seus funcionários no preâmbulo e no articulado do Decreto-Lei 47838, de 9 de Agosto de 1967, tornam-se extensivas aos lares para a terceira idade e respectivos funcionários.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 5 de Maio de 1983. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Luís Eduardo da Silva Barbosa.

Promulgado em 17 de Maio de 1983.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 26 de Maio de 1983.

O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1983/06/09/plain-143569.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/143569.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-08-09 - Decreto-Lei 47838 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Proíbe aos agentes directos e indirectos das agências funerárias a permanência nos recintos hospitalares, fora das condições determinadas em cada estabelecimento.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-07-27 - Decreto-Lei 206/2001 - Ministério da Economia

    Estabelece um conjunto de regras reguladoras do exercício da actividade das agências funerárias, dispondo igualmente sobre a respectiva fiscalização , contra-ordenações e coimas a aplicar.

  • Tem documento Em vigor 2015-01-16 - Decreto-Lei 10/2015 - Ministério da Economia

    No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 29/2014, de 19 de maio, aprova o regime de acesso e de exercício de diversas atividades de comércio, serviços e restauração e estabelece o regime contraordenacional respetivo

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda