Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 104/82, de 8 de Abril

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas sobre a contagem de tempo, de serviço prestado pelos educadores de infância, pessoal docente do ensino pré-escolar, ensino primário e da telescola.

Texto do documento

Decreto-Lei 104/82
de 8 de Abril
Considerando que o elevado número de professores da educação pré-escolar, do ensino primário e da Telescola, bem como das escolas normais de educadores de infância e do magistério primário, levanta diversos problemas relativos à contagem do tempo de serviço;

Considerando que as normas referentes à contagem do tempo de serviço são diferentes para os diversos efeitos, nomeadamente concursos, atribuição de fases, aposentação e diuturnidades;

Considerando que, estando já aprovados pela Portaria 379/80, de 8 de Julho, modelos tendentes a permitir um tratamento informático dos dados relativos à contagem do tempo de serviço, se torna necessário dar cobertura legal ao uso destes meios;

Considerando, por outro lado, que o uso de tais meios permite que a atribuição de fases a estes docentes possa ser feita por conveniência urgente de serviço:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A contagem do tempo, para todos os efeitos legais, de serviço prestado por educadores de infância, professores do ensino primário, das escolas normais de educadores de infância, das escolas do magistério primário e da Telescola passa a ser feita utilizando meios informáticos.

2 - As normas necessárias à execução do disposto no número anterior serão estabelecidas por despacho normativo conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e do Ministro da Educação e das Universidades.

Art. 2.º - 1 - A concessão de fases ao pessoal docente referido no n.º 1 do artigo anterior considera-se feita por conveniência urgente de serviço, com base nos dados informáticos publicados no Diário da República, produzindo, nos termos do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 146-C/80, de 22 de Maio, imediatamente todos os seus efeitos, nomeadamente quanto ao processamento dos respectivos abonos.

2 - A recusa do visto pelo Tribunal de Contas determina a nulidade absoluta de concessão da respectiva fase, cessando o direito ao correspondente abono a partir da data da sua comunicação.

Art. 3.º - 1 - Os encargos resultantes da execução do presente diploma, no que respeita ao tratamento informático do processo, serão suportados por verbas próprias inscritas no orçamento do Ministério da Educação e das Universidades a favor da Direcção-Geral de Pessoal.

2 - Enquanto o Ministério da Educação e das Universidades não dispuser dos meios informáticos próprios, poderá ser celebrado contrato com uma firma especializada.

Art. 4.º As dúvidas resultantes da aplicação deste decreto-lei serão resolvidas por despacho do Ministro da Educação e das Universidades ou por despacho conjunto do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano e do Ministro da Educação e das Universidades, consoante a sua natureza.

Art. 5.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, só produzindo, contudo, efeitos após a publicação do despacho normativo previsto no n.º 2 do artigo 1.º

Visto e aprovado em Conselho de Ministro de 11 de Março de 1982. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 25 de Março de 1982.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/142248.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-05-22 - Decreto-Lei 146-C/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado das Finanças

    Regula o visto do Tribunal de Contas.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-08 - Portaria 379/80 - Ministério da Educação e Ciência - Secretaria de Estado da Educação - Direcção-Geral de Pessoal

    Aprova os novos impressos de registo biográfico e fichas de recolha de dados para professores do ensino primário.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-10-26 - Despacho Normativo 229/82 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Educação

    Estabelece normas relativas à contagem de tempo de serviço prestado por docentes da educação pré-escolar, do ensino primário, das escolas normais de educadores de infância, das escolas do magistério primário e da Telescola.

  • Tem documento Em vigor 1986-08-30 - Despacho Normativo 79/86 - Ministérios das Finanças e da Educação e Cultura

    Dá nova redacção à alínea c) do n.º 3 do Despacho Normativo n.º 229/82, de 26 de Outubro (estabelece normas relativas à contagem de tempo de serviço prestado por docentes da educação pré-escolar, do ensino primário, das escolas normais de educadores de infância, das escolas do magistério primário e da Telescola).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda