Nos termos do artigo 2.º dos Estatutos do INE, publicados em Anexo à Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, os Departamentos (unidades orgânicas de 1.º nível) são dirigidos por directores.
Considerando que se encontra vago o lugar de Director do Departamento de Recolha de Informação, previsto nos referidos Estatutos, torna-se agora necessário assegurar as funções de direcção e de coordenação daquela unidade orgânica.
Considerando que o Engenheiro Paulo Saraiva, Técnico Superior do quadro do Instituto Nacional de Estatística, IP, a exercer as funções de Chefe do Serviço de Inquéritos por Auto-Preenchimento, reúne as condições de competência técnica e aptidão necessárias para o exercício das referidas funções, como decorre da nota curricular anexa à presente deliberação.
Nestes termos e ao abrigo do disposto nos artigos 7.º n.º 2 do Decreto-Lei 166/2007, de 3 de Maio, 21.º n.º 1 alínea g) da Lei 3/2004, de 15 de Janeiro e 27.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, de 15 de Janeiro, com a redacção introduzida pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, com as alterações introduzidas pela Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro, o Conselho Directivo delibera:
1 - Nomear, em regime de substituição, o Engenheiro Paulo Saraiva, para exercer o cargo de Director do Departamento de Recolha de Informação.
2 - A presente deliberação produz efeitos a partir de 1 de Junho de 2009.
1 de Junho 2009. - A Presidente do Conselho Directivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Paulo de Jesus Saraiva dos Santos, 46 anos, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1985), Brasil, com equivalência pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa (1987), e com pós-graduação em Gestão de Empresas - MBA em Gestão de Informação - pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (1998/1999).
Ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) em 18 de Junho de 1990 como Chefe de Serviço no Departamento de Sistemas de Informação e Informática, tendo exercido, por mais de 15 anos, cargos de dirigente intermédio em diversos domínios de produção e suporte às estatísticas oficiais, em particular na recolha de dados, na difusão de informação e na gestão de tecnologias.
Até 31 de Maio exerceu as funções de Chefe do Serviço Inquéritos por Auto-preenchimento, cabendo-lhe a responsabilidade pela recolha de dados de empresas e instituições, composto por uma estrutura de Núcleos de Recolha distribuídos por Lisboa, Porto, Coimbra e Évora.
Liderou o alargamento da recolha electrónica de dados do INE, bem como a concepção e implementação do Sistema Integrado de Gestão de Inquéritos e o Centro de Contactos.
Participou na gestão do processo que criou o Departamento de Recolha do INE em 2004, assim como na sua reestruturação em 2007.
Chefiou o Serviço de Métodos de Recolha, responsável pela modernização de processos de recolha de dados no INE, em que se destacam os seguintes resultados: disponibilização de questionários electrónicos na Internet através do serviço WebInq; concepção de requisitos para uma nova geração de sistemas de recolha de dados e concepção de requisitos e procedimentos para recolha telefónica de dados (2004-2007).
Participou na 56.ª sessão do International Statistical Institute (ISI 2007, Lisboa) enquanto autor de três artigos nos domínios da medição da carga estatística, dos sistemas integrados de recolha e da utilização da Internet na recolha electrónica de dados.
Chefiou o Serviço de Difusão e Gestão de Informação da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do INE, cabendo-lhe gerir a difusão de dados e o atendimento a clientes naquela Região, bem como o suporte interno na área das tecnologias de informação e sistemas de informação geográfica (2001-2004).
Liderou, no Departamento de Estatísticas das Empresas do INE, o lançamento das declarações electrónicas Intrastat, cabendo-lhe a promoção da sua utilização pelos declarantes. Participou, enquanto conselheiro técnico, no programa europeu EDICOM - Electronic Data Interchange on Commerce (1997-2000).
Participou, enquanto perito da União Europeia na área do intercâmbio de dados, no programa comunitário MEDSTAT (estatísticas com países mediterrânicos), coordenado pelo Eurostat, sendo responsável por missões no Egipto, Jordânia e Síria (2000-2001).
Integrou ainda os quadros da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, enquanto técnico superior de informática (1987-1990) e foi engenheiro estagiário no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa (1986-1987).
201870414