Por despacho de 11 de Fevereiro de 2009 do Reitor da Universidade do Porto, no uso da competência delegada por deliberação da Secção Permanente do Senado em reunião de 2008-06-11, foi aprovada, nos termos do Decreto-Lei 155/89, de 11 de Maio, por aplicação do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)">Decreto-Lei 107/2008 de 25 de Junho, a alteração do 3.º ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Neurociências, pela Universidade do Porto através da Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.
1 - Estabelecimento de ensino: Universidade do Porto.
2 - Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
3 - Curso: Neurociências.
4 - Grau ou diploma: Doutor.
5 - Área científica predominante do curso: Neurociências.
6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 240 ECTS.
7 - Duração normal do curso: 1+3 anos.
8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável):
9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:
QUADRO N.º 1
(ver documento original)
Nota
O item 9. é repetido tantas vezes quantas as necessárias para a descrição dos diferentes percursos alternativos (opções, ramos, etc.), caso existam, colocando em título a denominação do percurso.
10 - Observações: Cada estudante deverá perfazer um total de 22 créditos optativos, dos quais 15 são obrigatoriamente da área de Neurociências e os restantes 7 créditos são distribuídos por áreas do conhecimento diversas, em função da formação prévia e dos interesses de cada um, e de acordo com o número de créditos das disciplinas oferecidas (ver quadro 11).
11 - Plano de estudos:
Universidade do Porto - Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Neurociências
Doutor
Fundamentos da Neurobiologia
1.º trimestre
QUADRO N.º 1
(ver documento original)
Abordagens Metodológicas
2.º trimestre
QUADRO N.º 2
(ver documento original)
Formação Complementar
1.º ao 4.º trimestre
QUADRO N.º 3
(ver documento original)
«Journal Club», Seminários e Cursos Avançados
1.º ao 4.º trimestre
QUADRO N.º 4
(ver documento original)
Rotação por Laboratórios
3.º e 4.º trimestres
QUADRO N.º 5
(ver documento original)
Elaboração de Projecto
QUADRO N.º 6
(ver documento original)
Ano curricular - sumário de distribuição de actividades por trimestre
1.º trimestre
QUADRO N.º 1
(ver documento original)
2.º trimestre
QUADRO N.º 2
(ver documento original)
3.º trimestre
QUADRO N.º 3
(ver documento original)
4.º trimestre
QUADRO N.º 4
(ver documento original)
Preparação da tese de doutoramento
5.º ao 16.º trimestres
QUADRO N.º 5
(ver documento original)
27 de Fevereiro de 2009. - O Reitor, José Carlos Diogo Marques dos Santos.