Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5181/2009, de 12 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação do director da unidade orgânica de investigação Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto

Texto do documento

Despacho 5181/2009

Considerando:

1 - O resultado de "Excelente" obtido pela unidade de investigação do Instituto Politécnico de Leiria, "Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp)" no âmbito da Avaliação de Unidades de Investigação - 2007, promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia;

2 - Que nos termos do artigo 10.º, n.º 6 e do artigo 59.º, n.º 1 dos Estatutos do IPL, homologados pelo Despacho Normativo 35/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 139, de 21 de Julho de 2008, rectificado pela Rectificação 1826/2008, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 156, de 13 de Agosto de 2008, as unidades de investigação reconhecidas e avaliadas positivamente nos termos da lei têm o estatuto de unidades orgânicas e gozam de autonomia administrativa e académica;

3 - Que nos termos do artigo 60.º, n.º 2 dos Estatutos as unidades orgânicas de investigação dispõem de um órgão nominal de natureza executiva, o Director(a);

4 - Que o n.º 3 do artigo 21.º do Decreto-Lei 125/99, de 20.04, rectificado pela Declaração de Rectificação 10-AI/99, de 31.05 e com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 91/2005, de 03.06, dispõe que os dirigentes máximos das instituições públicas de investigação serão nomeados de entre as personalidades possuidoras de currículo relevante;

5 - Nos termos da alínea i) do n.º 1 do artigo 44.º e do artigo 81.º, n.º 1 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Leiria, nomeio Director da unidade orgânica de investigação "Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp)" o Doutor Paulo Jorge da Silva Bártolo.

21 de Janeiro de 2009. - O Presidente, Luciano Rodrigues de Almeida.

Nota curricular

Paulo Jorge da Silva Bártolo é Doutorado pela Universidade de Reading (Reino Unido), Mestre e Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, sendo actualmente Professor Coordenador de nomeação definitiva no Instituto Politécnico de Leiria (IPL). É Coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPL, Director do curso de Mestrado em Concepção e Desenvolvimento de Produto do IPL, membro do Conselho Cientifico da ESTG do IPL e integra o Conselho de Investigação e Estudos Avançados do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA) do IPL.

Paulo Jorge Bártolo exerce actividade como docente do Ensino Superior há mais de 14 anos consecutivos no Instituto Politécnico de Leiria, possuindo larga experiência académica e de investigação. É igualmente membro do Claustro da Cátedra UNESCO de Biomateriais da Universidade de Havana, membro associado do CIRP (College International pour la Recherche en Productique/International Academy for Production Engineering) e membro do International Advisory Board da Comissão Técnica de Biofabricação da American Society of Mechanical Engineers (ASME). No âmbito das suas actividades de investigação está associado a inúmeras redes internacionais, nomeadamente, Biomimetic Network for Industrial Sustainability, Rapid Manufacturing Technology Platform de que é Coordenador Regional e Global Alliance of Rapid Prototyping Associations. Em 2008, participou a convite na National Science Foundation dos Estados Unidos da América na definição da estratégia sobre Bio-nanofabricação até ao ano 2020, tendo sido o único investigador não Norte-Americano convidado. Esteve e está envolvido na supervisão de vários alunos de Mestrado e Doutoramento e participou em vários júris de provas de Mestrado e Doutoramento.

É Coordenador da Rede CYTED "Rede Iberoamericana de Biofabricação: Materiais, Processos e Simulação (BIOFAB)" que congrega Universidades e Institutos de Investigação da Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, México, Portugal e Venezuela. No âmbito das actividades desta rede coordenou a realização de vários cursos avançados nos domínios da Fabricação Aditiva e da Biofabricação que decorreram na Argentina, Brasil e Portugal. Está igualmente envolvido num número significativo de projectos de investigação, financiados pela Comissão Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Agência Portuguesa de Inovação, etc.

É Editor-in-Chief da Virtual & Physical Prototyping Journal publicada pela Taylor&Francis e membro do Editorial Board de várias revistas internacionais tais como Biomanufacturing Journal, Journal on Interactive Design and Manufacturing, International Journal on Mechatronics and Manufacturing Systems, Journal of Construction etc. Responsável pela publicação de 5 livros é ainda autor ou co-autor de mais de 200 artigos em revistas internacionais, revistas nacionais, capítulos de livro, artigos em livro e actas de conferências. Tem igualmente exercido funções de revisor de artigos científicos em revistas internacionais tais como, Rapid Prototyping Journal, Journal of Biomedical Materials Research: Part A, Journal of Biomedical Materials Research: Part B - Applied Biomaterials, ASME Transactions, Journal of Computing and Information Science in Engineering, Journal of Applied Polymer Science e Assembly Automation. Apresentou ainda diversas lições convidadas em Universidades Portuguesas e Estrangeiras e foi orador convidado em várias Conferências Internacionais.

Desde 2003, que é o Chairman da International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping (VRAP) Conference, um dos maiores eventos científicos mundiais neste domínio. É igualmente co-Chairman da ECCOMAS Thematic Conference em "Tissue Engineering" e integrou ou integra o Comité Cientifico de vinte e uma Conferências Internacionais que decorreram ou decorrerão em Países como Bélgica, Estados Unidos da América, Eslovénia, Grécia, Índia, Israel, México, Portugal, Republica Popular da China e Singapura.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1383717.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-04-20 - Decreto-Lei 125/99 - Ministério da Ciência e da Tecnologia

    Estabelece o quadro normativo aplicável às instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

  • Tem documento Em vigor 1999-05-31 - Declaração de Rectificação 10-AI/99 - Presidência do Conselho de Ministros

    De ter sido rectificado o Decreto-Lei nº 125/99, do Ministério da Ciência e da Tecnologia, que estabelece o quadro normativo aplicável às instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico, publicado no Diário da República, 1.ª série, nº 92, de 20 de Abril de 1999.

  • Tem documento Em vigor 2005-06-03 - Decreto-Lei 91/2005 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 125/99, de 20 de Abril, criando as avaliações de alto nível no sistema de avaliação aplicável às instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda