A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 34/81, de 5 de Março

Partilhar:

Sumário

Transfere para o Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) uma parcela, no montante equivalente em escudos a 1300000 dólares, do empréstimo contraído pelo Estado Português junto do BIRD.

Texto do documento

Decreto-Lei 34/81

de 5 de Março

Em 2 de Outubro de 1980, e ao abrigo da Lei 44/80, de 20 de Agosto, foi celebrado entre o Estado Português, na qualidade de mutuário, e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) um contrato de empréstimo, em várias moedas, até ao montante equivalente a 50 milhões de dólares.

Nos termos do mesmo contrato, uma parcela do produto do empréstimo, no valor de 1300000 dólares, destina-se a ser utilizada pelo Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) para financiamento, numa base piloto, de projectos de associações de pequemos produtores florestais, incluindo cooperativas, nos domínios da extracção florestal, comercialização dos produtos e operações afins.

Atendendo a que o Estado e o IFADAP são pessoas jurídicas distintas e que apenas o primeiro é directamente beneficiário do empréstimo, tornou-se necessário adoptar as providências legais que permitissem a transferência do produto parcial do empréstimo para o IFADAP, para o que foi promulgado o Decreto-Lei 440/80, de 3 de Outubro.

Verificou-se, entretanto, a conveniência de, por razões de ordem técnica, aplicar à parcela do empréstimo destinada a ser utilizada pelo IFADAP um regime análogo ao que tem vindo a ser seguido na execução de vários projectos financiados no âmbito da PL 480, pelo que se torna necessário alterar o referido Decreto-Lei 440/80.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 1.º, 2.º e 3.º do Decreto-Lei 440/80, de 3 de Outubro, passam a ter a seguinte redacção:

Artigo 1.º - 1 - Fica o Governo autorizado, através do Ministro das Finanças e do Plano, a transferir para o Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) uma parcela, no montante equivalente em escudos a 1300000 dólares, do empréstimo contraído junto do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) pelo Estado Português, ao abrigo da Lei 44/80, de 20 de Agosto.

2 - O referido montante destina-se a financiar cerca de 50% do valor dos empréstimos a contratar pelo IFADAP, como agente do Estado, no âmbito da execução da componente C do projecto, descrita no anexo 2 do contrato de empréstimo celebrado entre o Estado Português e o BIRD.

3 - A utilização do mencionado montante será feita de acordo com as condições de saque estabelecidas no contrato de empréstimo referido no n.º 2 deste artigo.

4 - Os pedidos de levantamento do produto do empréstimo do BIRD, no que respeita à componente C do projecto; serão preparados, assinados e apresentados directamente pelo IFADAP ao BIRD, juntamente com os documentos e elementos justificativos que o último venha a solicitar, de acordo com o estabelecido no mencionado contrato de empréstimo e no contrato (Project Agreement) ajustado entre o BIRD e o IFADAP.

Art. 2.º Para completar o financiamento dos empréstimos referidos no n.º 2 do artigo 1.º, o IFADAP utilizará verbas dos fundos postos a sua disposição pelo Governo.

Art. 3.º - 1 - Ao IFADAP, actuando como agente do Estado, incumbirá contratar os empréstimos e proceder às operações financeiras que venham a revelar-se necessárias e mais convenientes para executar a componente C do projecto referido no n.º 2 do artigo 1.º 2 - Os empréstimos deverão obedecer às condições gerais do SIFAP, nomeadamente quanto à taxa de juro, que corresponderá à dos projectos tipo I/AP.

3 - Pelas tarefas desempenhadas, o IFADAP será remunerado pelo Estado nos termos que forem estabelecidos em despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Agricultura e Pescas.

Art. 2.º São revogados os artigos 4.º e 5.º do Decreto-Lei 440/80, de 3 de Outubro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Janeiro de 1981. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 12 de Fevereiro de 1981.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/03/05/plain-12125.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12125.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-08-20 - Lei 44/80 - Assembleia da República

    Autoriza o Governo a contrair um empréstimo externo no Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento.

  • Tem documento Em vigor 1980-10-03 - Decreto-Lei 440/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Autoriza o Ministro das Finanças e do Plano a celebrar um contrato de empréstimo com o Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) até ao limite máximo do contravalor em escudos de 1300000 dólares.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-07-20 - Decreto-Lei 339/83 - Ministérios das Finanças e do Plano, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Aprova a orgânica da Direcção-Geral da Segurança Social.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda