Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril e, terminado o procedimento concursal de selecção para recrutamento da Chefe do Serviço de Inquéritos por Entrevista do INE, IP, cargo de direcção intermédia de 3.º grau, o júri, na acta final que integra o respectivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a nomeação da Lic. Maria Leonor Macedo de Seabra Coelho, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, designadamente pela aplicação da fórmula que traduz os métodos de selecção aos factos apurados e face a tais resultados aquela candidata reúne as condições exigidas para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente demonstrou ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, para a área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas.
Assim, é nomeada para o cargo de Chefe do Serviço de Inquéritos por Entrevista do INE, IP, a Lic. Maria Leonor Macedo de Seabra Coelho, em comissão de serviço, pelo período de três anos, nos termos do n.º 2 do artigo 20.º e n.os 9.º e 11.º do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, em conjugação com o n.º 8 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho.
A nomeada fica autorizado a optar pela retribuição da sua categoria no INE, de acordo com o n.º 3 do artigo 31.º da lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Outubro de 2010.
2010.09.27 - A Presidente do Conselho Directivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Maria Leonor Macedo de Seabra Coelho, licenciada em Engenharia Zootécnica - Ramo Científico - Tecnológico pela Universidade de Évora (1996), com a Especialização em Economia Agrária na sequência da realização da componente curricular do Mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (1997).
Desde Fevereiro 2008 - Chefe do Núcleo de Recolha de Évora, no Departamento de Recolha de Informação do Instituto Nacional de Estatística (INE), coordenando equipas de trabalho que asseguram a recolha nacional de dados nos inquéritos realizados por autopreenchimento da área da Cultura e Agricultura, e a recolha regional de dados dos inquéritos realizados através de entrevista telefónica. Coordenadora nacional da recolha do Recenseamento Agrícola 2009. Responsável pela implementação de procedimentos técnicos de controlo orçamental e logístico - administrativos que visam a obtenção de indicadores que permitam a monitorização e harmonização dos projectos de recolha directa (destaca-se: a aplicações das distâncias e a proposta de implementação do Sistema Integrado de Controlo Orçamental), pela implementação de nova abordagem de tabelas de pagamentos a prestadores de serviços, com o objectivo de remunerar a qualidade dos dados recolhidos e o retorno dos investimentos efectuados nas sessões informativas, pela promoção de estudos que visam o alargamento à recolha directa (presencial e telefónica) do Sistema de Certificação da Qualidade de microdados.
Fevereiro 2008/Dezembro 2004 - Responsável pelo Centro de Recolha Postal de Évora - Delegação de Évora, no Departamento de Recolha de Informação do INE, coordenando equipas de trabalho que asseguram a recolha a nível nacional dos inquéritos por autopreenchimento da área do Turismo, Ambiente, Cultura e Agricultura.
Julho 1999/Dezembro 2004 - Coordenadora do Núcleo de Estatísticas da Agricultura e Pescas de Évora da Direcção Regional do Alentejo do INE, sendo responsável regionalmente, na área da agricultura, pela realização dos inquéritos de recolha directa presencial e pelos projectos realizados com recurso a fontes de informação administrativas. Coordenação regional do Recenseamento Geral da Agricultura 1999 (RGA 99).
Julho 1999/Fevereiro 1998 - Técnica superior no Gabinete de Estudos da Direcção Regional do Alentejo do INE, desenvolvendo as actividades de análise e elaboração de estudos sobre a informação estatística da área agrícola.
Setembro 2002/Outubro 1997 - Assistente Convidada no Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora, leccionando na área de métodos quantitativos, dos modelos e dos sistemas de apoio à decisão aplicados à gestão e economia e do planeamento da empresa agrícola, ministrados a cursos de licenciatura (Planeamento da Empresa Agrícola I e II e Contabilidade Geral e Agrícola).
2004/2007 - Investigadora do Centro de Investigação e Formação Avançada (CEFAG) da Universidade de Évora.
No âmbito da sua actividade profissional, de docente e de investigação destaca-se ainda: a participação em diversos projectos de investigação e de desenvolvimento em colaboração com organismos nacionais e estrangeiros, a participação, como arguente, no júri de trabalhos de fim de curso das licenciaturas em que leccionou, e a difusão do conhecimento e resultados das referidas actividades através da publicação de um livro e de artigos em co-autoria e da apresentação de comunicações em diversos congressos, conferências, seminários, jornadas e encontros científicos nacionais internacionais em nome individual e em co-autoria.
203740583