Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril e, terminado o procedimento concursal de selecção para recrutamento da Chefe do Serviço de Estatísticas do Comércio, Turismo e Transportes do INE, I. P., cargo de direcção intermédia de 3.º grau, o júri, na acta final que integra o respectivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a nomeação da Lic. Rute Isabel Trindade de Barros Cruz, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, designadamente pela aplicação da fórmula que traduz os métodos de selecção aos factos apurados e face a tais resultados aquela candidata reúne as condições exigidas para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente demonstrou ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, para a área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas.
Assim, é nomeada para o cargo de Chefe do Serviço de Estatísticas do Comércio, Turismo e Transportes do INE, IP, a Lic. Rute Isabel Trindade de Barros Cruz, em comissão de serviço, pelo período de três anos, nos termos do n.º 2 do artigo 20.º e n.os 9.º e 11.º do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, em conjugação com o n.º 8 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho.
A nomeada fica autorizada a optar pela retribuição da sua categoria no INE, de acordo com o n.º 3 do artigo 31.º da lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Outubro de 2010.
2010.09.27. - O Presidente do Conselho Directivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Rute Isabel Trindade de Barros da Cruz, licenciada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, em 1996.
Desde Julho 2008: Integra o Serviço de Estatísticas do Comércio, Turismo e Transportes como responsável técnica pelas operações estatísticas da área temática do Comércio Interno, tendo colaborado na modernização dos processos de recolha e tratamento de informação, bem como na concepção do Inquérito às Empresas de Comércio mediante aplicação de regulamentação comunitária sobre estatísticas estruturais das empresas. Colaborou em apresentações públicas de divulgação da produção estatística sobre Comércio Interno junto de associações do sector e participa no Grupo de Trabalho das Estatísticas do Comércio e Serviços do Conselho Superior de Estatística.
De Julho 2001 a Junho 2008: Integrou o Serviço de Estatísticas das Condições de Vida, tendo participado na concepção, análise e divulgação de resultados de Inquéritos às Despesas das Famílias/Orçamentos Familiares e às Condições de Vida e Rendimento. Participou na produção de indicadores estruturais de coesão social. Em colaboração com equipa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social participou em estudos sobre condições de vida das famílias. Foi cooperante para assistência técnica à concepção de um inquérito aos orçamentos familiares em São Tomé e Príncipe.
De Maio 1997 a Junho 2001: Integrou o Núcleo de Estatísticas dos Transportes e Comunicações, colaborando na análise dos apuramentos mensais das várias áreas temáticas e tendo sido responsável técnica nas áreas estatísticas de comunicações, transportes aéreos, transporte rodoviário de passageiros e transportes rodoviários em geral (2000 e 2001). Participou na concepção, coordenação da equipa de codificação e registo e na produção de resultados do Inquérito à Mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa em colaboração com equipa da D.G. Transportes Terrestres (1997 e 1998), bem como na análise do Inquérito à Mobilidade de Média e Longa Distância (1999). No 1.º semestre de 2001 também coordenou uma equipa de entrevistadores numa freguesia de Lisboa nos Censos 2001.
De Março 1990 a Abril 1997:
Integrou o Serviço de Estatísticas da Indústria, onde colaborou na concepção e produção dos primeiros índices de preços na produção industrial e de materiais de aço para construção. Em 1990 participou na análise de respostas de empresas aos inquéritos mensal e anual à indústria transformadora em ramos de actividade específicos.
Ao longo do seu percurso profissional participou, como representante do INE, em diversas reuniões, organizadas pelo Eurostat, de grupos de trabalho (transportes; condições de vida, pobreza e exclusão social) e task force (nomenclatura de produtos do consumo individual por objectivo). Participou ainda no Grupo de Trabalho de Transportes e Comunicações do Conselho Superior de Estatística em articulação com os organismos reguladores e principais empresas dos vários sectores.
203740494