Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008 de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril e, terminado o procedimento concursal de selecção para recrutamento da Chefe do Serviço de Processos de Recolha do INE, IP, cargo de direcção intermédia de 3.º grau, o júri, na acta final que integra o respectivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a nomeação da Lic. Filipa Marin Lidónio, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, designadamente pela aplicação da fórmula que traduz os métodos de selecção aos factos apurados e face a tais resultados aquela candidata reúne as condições exigidas para o desempenho do cargo a prover, porquanto, inequivocamente demonstrou ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes para o cargo, nomeadamente, para a área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas.
Assim, é nomeada para o cargo de Chefe do Serviço de Processos de Recolha do INE, IP, a Lic. Filipa Marin Lidónio, em comissão de serviço, pelo período de três anos, nos termos do n.º 2 do artigo 20.º e n.os 9.º e 11.º do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, em conjugação com o n.º 8 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho.
A nomeada fica autorizada a optar pela retribuição da sua categoria no INE, de acordo com o n.º 3 do artigo 31.º da lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Outubro de 2010.
2010.09.27. - A Presidente do Conselho Directivo, Alda de Caetano Carvalho.
Nota curricular
Filipa Marin Lidónio, licenciada em Geografia e Planeamento Regional e Urbano (variante de Geografia Humana) ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) em Junho de 1998.
Chefe de Núcleo de Recolha no Departamento de Recolha de Informação desde Outubro de 2008, responsável pela coordenação técnica nacional da recolha dos inquéritos às famílias (entre os quais, Inquérito ao Emprego, Inquérito às Deslocações dos Residentes, Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores, Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação nas famílias, Inquérito às Despesas das Famílias, Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, Inquérito à Situação Financeira das Famílias) e Índice de Preços no Consumidor, a modernização e gestão dos processos de recolha, bem como a harmonização de conceitos, procedimentos e práticas de recolha. Participa no Grupo de Trabalho responsável pela adaptação do Inquérito ao Emprego ao modo de recolha telefónica. Participa na elaboração do Caderno de Especificações da solução de Centro de Contactos do INE.
Coordenadora do Núcleo de Inquéritos da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo (DRLVT), entre Outubro de 2001 e Dezembro de 2005, responsável pela equipa de Supervisão e de Entrevistadores que assegurou a recolha dos inquéritos às famílias e IPC, planeamento das áreas de trabalho e definição de estratégias para a optimização dos resultados. Apoio na elaboração do Plano anual de actividades de recolha directa. Formadora de projectos como a Carta de Equipamentos e Serviços de Apoio à População (CESAP) e Actualização da Amostra-mãe.
Coordenadora Regional nos Censos 2001 (nos municípios da margem sul da Área Metropolitana de Lisboa e uma parte da Lezíria do Tejo) responsável pela preparação da operação, nomeadamente contactos com as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia e pela fase de recolha da informação.
Integra a equipa responsável pela construção da Base Geográfica de Referenciação da Informação, de suporte à recolha de informação nos Censos 2001, na DRLVT, entre 1998 e 2000, no apoio à definição do seccionamento estatístico e validação dos limites administrativos e identificação dos lugares. Integra a equipa responsável pela definição dos limites dos perímetros urbanos das Cidades da DRLVT, que serviu de suporte à publicação Atlas das Cidades (2002).
203740607