De acordo com o disposto n.º 2 do artigo 1.º e das alíneas a), b), c), d), f), h), j) e l) do n.º 2 do artigo 7.º da Portaria 11/2012, de 11 de janeiro, que aprovou os Estatutos do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., foi criada a Divisão de Associativismo, integrada no Departamento de Juventude.
Importa agora, considerando as necessidades de funcionamento do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., e tratando-se de cargo que se encontra vago, proceder à designação do chefe da Divisão de Associativismo.
Assim, nos termos do n.º 9 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, obtido o acordo do interessado e observados todos os requisitos legais exigidos, determino o seguinte:
1 - Designo, na sequência de procedimento concursal, chefe da Divisão de Associativismo, o licenciado, Carlos Paulo Trindade Jerónimo Pereira, técnico superior do mapa de pessoal do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.
2 - A designação constante do presente despacho produz efeitos a 1 de fevereiro de 2014.
A nota curricular do ora designado é publicada em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante.
7 de fevereiro de 2014. - A Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, I. P., Lídia Garcia Praça.
Nota biográfica
Nome: Carlos Paulo Trindade Jerónimo Pereira.
Data de nascimento: 23 de novembro de 1971.
Desde 2005, pós-graduação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, na Universidade Nova de Lisboa, (FCSH); licenciatura em 16 de dezembro de 1994, em Antropologia, pela FCSH da UNL, concluída com a classificação final de 15 valores, qualificação de Bom.
Tem exercido as seguintes funções: desde 1 de julho de 2012 até ao presente, em regime de substituição, chefe de divisão da Divisão de Associativismo do Departamento de Juventude do IPDJ, I. P. - Instituto Português do Desporto e Juventude.
Desde 19 de março de 2008 a 4 de abril de 2012, diretor de serviços no Departamento de Associativismo do IPJ, I. P. - Instituto Português da Juventude, tendo ainda assumido, desde setembro de 2011 a junho de 2012 e por conveniência de serviço, em regime de substituição, o cargo de diretor regional do IPJ, I. P., do Alentejo.
Desde 2009 a 2011, professor adjunto convidado na ESSS - Escola Superior de Saúde de Santarém, onde lecionou, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, a disciplina de Socio-Antropologia (1.º ano do curso de licenciatura, pós-graduações e mestrados).
No IPJ, desde 24 de junho de 1997, em várias unidades orgânicas, tendo desde 2007 a categoria de técnico superior de 1.ª classe, após avaliação Excelente, relativa ao ano de 2006.
De 2005 a 2008, no Departamento de Associativismo, responsável pela gestão do programa PAAJ e apoios pontuais; integrou a equipa que regulamentou a Lei 23/2006, de 23 de junho, e do grupo de trabalho para o desenvolvimento de aplicações informáticas de gestão do associativismo juvenil, incluindo os Programas PAJ, PAI e PAE; integrou a equipa de formação interna nos domínios referidos. Representou o IPJ no âmbito de protocolos e programas. Em 2004 e 2005, na Delegação Regional de Lisboa do IPJ, responsável técnico e coordenador dos Programas PAAJ e Férias em Movimento, assim como do RNAJ. Em 2003-2004 na equipa de projeto, no âmbito do Voluntariado Jovem, para o Euro 2004, como técnico e formador.
Entre 1997 e 2004 no Departamento de Programas dos Serviços Centrais do IPJ responsável técnico pela gestão, planeamento e execução dos programas bilaterais de cooperação com os PALOP (áreas institucional; formação; associativismo; voluntariado); gestão técnica das aplicações informáticas do mesmo departamento, designadamente as dos Programas OTL - Ocupação de Tempos Livres e Mobilidade e Intercâmbio; responsável pelos programas «Jovens sem Fronteiras», Programa JVS - Jovens Voluntários para a Solidariedade, Acção A.II.2 do Programa Juventude para a Europa da Comissão Europeia (Estágios de Serviço Voluntário Europeu - Curta Duração. Tem organizado, em equipa, seminários, workshops, encontros, de que é exemplo o Dia do Associativismo Jovem a 30 de abril.
Possui competências certificadas no FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública, nota final de 16,9 valores; efetuou formação, a nível nacional e internacional, com aproveitamento, em áreas diversas como a gestão de projetos, a formação de formadores, interculturalidade, saúde, informática na ótica do utilizador, fotografia, procedimento administrativo, legislação diversa, literatura ou línguas estrangeiras.
Tem representado o serviço em diversos grupos de trabalho - são exemplos: desde 2013, correspondente nacional para a EKCYP - Centro Europeu de Conhecimento para as Políticas de Juventude ou, desde 2008, Comité de Seleção do programa Juventude em Ação da Comissão Europeia; frequenta com regularidade, cursos, workshops, seminários, conferências e encontros, quer da área das ciências sociais e humanas - particularmente a antropologia - quer da área da juventude.
207611443