A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 999/98, de 27 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Transmite para a respectiva Direcção Regional de Educação a propriedade e posse dos pavilhões desportivos escolares, construídos no âmbito do Programa Desporto Escolar 2000, constantes do mapa publicado em anexo.

Texto do documento

Portaria 999/98
de 27 de Novembro
Por orientação governamental, o ex-Instituto do Desporto (INDESP), então inserido no Ministério da Educação, encetou, em 1995, com recurso a fundos estruturais e com a comparticipação das câmaras municipais, um vasto programa de construção de pavilhões desportivos escolares em ou junto a escolas deles carenciados, assumindo a qualidade de dono da obra, nos termos e conforme contratos-programa entre o referido ex-INDESP e as respectivas câmaras municipais e direcções regionais de educação.

A transição do referido ex-INDESP para a Presidência do Conselho de Ministros, estabelecido no Decreto-Lei 296-A/95, de 17 de Novembro, que aprova a Lei Orgânica do XIII Governo Constitucional, não foi acompanhada da área do desporto escolar e das construções desportivas em recintos escolares, que se mantiveram no Ministério da Educação, deixando, portanto, os referidos pavilhões escolares de se situarem no âmbito do referido ex-INDESP e de a ele pertencerem.

Porém, por condicionalismos vários, designadamente de ordem administrativa e financeira, o ex-INDESP manteve-se na qualidade de dono da obra até conclusão dos referidos pavilhões, o que veio a ser sancionado pelo Decreto-Lei 164/96, de 5 de Setembro, quando dispõe no n.º 1 do seu artigo 5.º, que «o INDESP permanece como dono da obra, até sua entrega, nos contratos de empreitadas celebrados no âmbito do Programa Desporto Escolar 2000 - Construção de Pavilhões Desportivos Escolares».

Concluídos, recepcionados e entregues que foram às escolas tais pavilhões, nada justifica ou permite mesmo a manutenção da intervenção no processo do referido ex-INDESP, agora, com a aprovação do Decreto-Lei 62/97, de 26 de Março, Instituto Nacional do Desporto (IND), designadamente como dono da obra, impondo-se a clarificação da situação, designadamente sobre qual a entidade para que transitaram os pavilhões e assumiu a posição do ex-INDESP, actual IND.

Assim:
Com fundamento no disposto no n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 296-A/95, de 17 de Novembro, e no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 164/96, de 5 de Setembro:

Manda o Governo, pelos Ministros da Educação e Adjunto do Primeiro-Ministro, o seguinte:

1.º Por força do disposto na última parte do n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 296-A/95, de 17 de Novembro, e do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 164/96, de 5 de Setembro, considera-se transmitida para a respectiva direcção regional do Ministério da Educação, nesta data, a propriedade e posse dos pavilhões desportivos escolares construídos no âmbito do Programa Desporto Escolar 2000, constantes do mapa anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

2.º Nos contratos de empreitada de construção dos pavilhões desportivos referidos no número anterior, o Instituto Nacional de Desporto (IND), como legal sucessor do ex-INDESP, procederá ao averbamento da transmissão da qualidade de dono da obra, a favor da respectiva direcção regional de educação.

3.º No prazo de 60 dias a contar da publicação da presente portaria, o IND fornecerá à correspondente direcção regional de educação todos os elementos e documentação pertinentes para que esta proceda às recepções definitivas a que ainda não tenha havido lugar ou assuma as mesmas como verificadas, nos termos e para os efeitos legais.

4.º A documentação referida no número anterior deverá integrar, designadamente, as cauções prestadas pelo empreiteiro a favor do ex-INDESP e actual IND como dono da obra, para garantia de bom cumprimento do contrato, que não hajam sido libertadas.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação.
Assinada em 12 de Novembro de 1998.
Pelo Ministro da Educação, Guilherme d'Oliveira Martins, Secretário de Estado da Administração Educativa. - Pelo Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, Júlio Francisco Miranda Calha, Secretário de Estado do Desporto.


ANEXO
Construção dos pavilhões desportivos escolares no âmbito do Programa Desporto
Escolar 2000
(ver mapa no documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/98206.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1995-11-17 - Decreto-Lei 296-A/95 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a lei orgânica do XIII Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 1996-09-05 - Decreto-Lei 164/96 - Ministério da Educação

    Adequa as Leis Orgânicas do Instituto do Desporto e do Ministério da Educação ao estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 296-A/95, de 17 de Novembro (Lei Orgânica do XIII Governo Constitucional).

  • Tem documento Em vigor 1997-03-26 - Decreto-Lei 62/97 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a lei orgânica do Instituto Nacional do Desporto (IND), organismo dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, superintendido pelo membro do Governo responsável pela área do desporto. Define as suas atribuições, assim como os seus órgãos e serviços e regime de pessoal. Aprova e publica em anexo o quadro de pessoal dirigente do Instituto.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-03-25 - Portaria 206/99 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação

    Altera a Portaria 999/98, de 27 de Novmebro, clarificando as entidades a quem ficam afectos os pavilhões desportivos escolares construídos no âmbito do Programa Desporto Escolar 2000.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda