A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7191-D/2015, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Cria a Comissão Especial para acompanhamento da reprivatização da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S. A.

Texto do documento

Despacho 7191-D/2015

Nos termos do disposto no artigo 20.º da Lei-Quadro das Privatizações, aprovada pela Lei 11/90, de 5 de abril, na redação que lhe foi conferida pela Lei 50/2011, de 13 de setembro, e que procedeu à respetiva republicação, atribuiu-se ao Governo a faculdade de proceder à criação de Comissões Especiais de acompanhamento dos processos de privatização.

A estas Comissões Especiais incumbe apoiar tecnicamente o processo de privatização e garantir a cabal observância dos princípios da transparência, do rigor, da isenção, da imparcialidade e da melhor defesa do interesse público.

A criação desta Comissão Especial tem em vista contribuir para o sucesso da operação de reprivatização da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S. A., o que passa pela adoção das melhores práticas, seguindo padrões de transparência e isenção, tendo em vista a prossecução e defesa do interesse público.

Considera-se ser possível, deste modo, alcançar os objetivos legais traçados para estes processos de reprivatização, conforme fixados no artigo 3.º da Lei-Quadro das Privatizações, ao mesmo tempo que se promove uma mais eficaz afetação dos recursos públicos, considerando o caráter temporário desta Comissão Especial, que se extingue, de acordo com a lei, no final dos processos que visa acompanhar.

Assim, nos termos do artigo 20.º da Lei 11/90, de 5 de abril, na redação que lhe foi conferida pela Lei 50/2011, de 13 de setembro, determina-se o seguinte:

1 - É criada a Comissão Especial para acompanhamento da reprivatização da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S. A.

2 - A Comissão Especial tem por missão apoiar tecnicamente o processo de reprivatização referido no número anterior, de modo a garantir a observância dos princípios de transparência, do rigor, da isenção e da imparcialidade.

3 - A Comissão Especial exerce as competências que se encontram previstas no artigo 20.º, n.º 3, da Lei 11/90, de 5 de abril, na redação que lhe foi conferida pela Lei 50/2011, de 13 de setembro, e nos termos e condições definidas no artigo 26.º da RCM n.º 30-A/2015, de 8 de maio.

4 - A Comissão Especial tem a seguinte composição:

a) Professor Doutor Eduardo Miguel Vicente de Almeida Cardadeiro, que preside;

b) Professora Doutora Inês Maria Galvão Teles Ferreira da Fonseca Pinto;

c) Mestre Sérgio Alexandre dos Reis Gonçalves do Cabo.

5 - A atividade desenvolvida pelos elementos que integram a Comissão de Peritos é remunerada, nos termos previstos no n.º 7 do artigo 20.º da Lei-Quadro das Privatizações.

6 - Os membros desta Comissão Especial são autorizados a cumular a remuneração referida no número anterior com a auferida nos respetivos lugares de origem.

7 - A Comissão Especial extingue -se com o termo do processo de reprivatização mencionado no n.º 1.

8 - A Secretaria-Geral do Ministério das Finanças assegura o apoio logístico e administrativo necessário ao funcionamento e aos trabalhos da Comissão Especial.

9 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

30 de junho de 2015. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Notas curriculares

Eduardo Miguel Vicente de Almeida Cardadeiro

Licenciado (1993) e Doutorado (2006) em economia, é professor associado na Universidade Autónoma de Lisboa e presidente da Comissão de Auditoria da Instituição Financeira de Desenvolvimento. Tem exercido, ininterruptamente desde 1993, funções docentes em várias universidades, em especial nas áreas da Economia Industrial, Regulação Económica e Política Microeconómica. Foi administrador da ANACOM (2006-2012) e tem exercido consultoria para vários reguladores, ministérios, empresas e associações empresariais, em diversos setores de atividade, com destaque para setores de utilities e infraestruturas, incluindo a energia, os transportes rodoviários e ferroviários, a aviação civil, o setor marítimo-portuário, as águas e resíduos. Fez comunicações em dezenas de conferências nacionais e internacionais, escreveu e publicou diversos artigos e participou em diversos júris e orientou trabalhos de mestrado e doutoramento.

Inês Maria Galvão Teles Ferreira da Fonseca Pinto

Professora auxiliar do ISEG - Universidade de Lisboa. Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1993), mestre em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2004) e doutorada em Gestão pelo ISEG - Universidade de Lisboa (2011). Iniciou a carreira profissional no Deutsche Bank e Barclays Bank e trabalhou como consultora na CB Richard Ellis. Em simultâneo, lecionou na Universidade Católica Portuguesa até 2000. Presentemente é professora no ISEG, onde leciona as disciplinas de contabilidade financeira, gestão financeira e financiamento imobiliário. Tem publicações na área de mercado de capitais e finanças imobiliárias.

Sérgio Alexandre dos Reis Gonçalves do Cabo

Licenciado (1989) e Mestre em Direito (1996) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Pós-Licenciado em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa (1990); Assistente Estagiário (1991-1996) e Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1996-2007); Adjunto do Gabinete do Ministro das Finanças do XIII Governo Constitucional (1995-1998); Consultor Jurídico do Instituto Monetário Europeu e do Banco Central Europeu (1998-2001). Presentemente exerce advocacia e encontra-se admitido a doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

208759944

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/940511.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-04-05 - Lei 11/90 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro das privatizações.

  • Tem documento Em vigor 2011-09-13 - Lei 50/2011 - Assembleia da República

    Altera (segunda alteração) e republica em anexo a Lei Quadro das Privatizações, aprovada pela Lei n.º 11/90, de 5 de Abril.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2015-07-09 - Resolução do Conselho de Ministros 46-A/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a realização de uma fase de negociações para um dos proponentes que procederam à apresentação de propostas vinculativas no âmbito do processo de reprivatização da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S. A.

  • Tem documento Em vigor 2015-07-24 - Resolução do Conselho de Ministros 52-C/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a conclusão do processo de reprivatização do capital social da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S. A., com a rejeição da proposta vinculativa apresentada

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda