A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 132/96, de 13 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece o regime transitório do ensino de português no estrangeiro.

Texto do documento

Decreto-Lei 132/96
de 13 de Agosto
O Decreto-Lei 52/95, de 20 de Março, procedeu a um reajustamento da estrutura interna do Instituto Camões, concentrando a respectiva tutela no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Porém, no artigo 32.º deste diploma atribui-se ao Departamento da Educação Básica do Ministério da Educação a competência para assegurar exames e promover a colocação de professores no estrangeiro, a título transitório, nos anos lectivos de 1994-1995 e de 1995-1996.

Está presentemente em curso uma reestruturação do Instituto Camões, que visa, nomeadamente, a atribuição da tutela dos ensinos básico e secundário de português no estrangeiro ao Ministério da Educação. Importa, consequentemente, rever o estatuto deste subsistema de ensino, bem como o estatuto e regime de colocação dos professores, tendo em vista a criação de condições que permitam o seu desenvolvimento em bases mais estáveis e melhor adequadas às necessidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Urge definir, para este período transitório, o regime aplicável aos exames e à colocação de professores no estrangeiro.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º
Cabe ao Ministério da Educação:
a) Assegurar o processo de exames no estrangeiro, de acordo com o Despacho 130/MNE/83, de 13 de Setembro, e com o despacho conjunto de 28 de Abril de 1983;

b) Promover a colocação de professores.
Artigo 2.º
A colocação a que se refere o artigo anterior será feita de acordo com o número de vagas existentes e observando sucessivamente os seguintes procedimentos:

a) Renovação da requisição, por dois anos, dos docentes que se encontram na situação de requisitados no corrente ano lectivo e que estejam interessados em se manter nessa situação;

b) Requisição, por dois anos, nos termos do Decreto-Lei 139-A/90, de 28 de Abril, dos candidatos constantes da lista ordenada do último concurso realizado, seguindo-se, para o efeito, a graduação dos mesmos;

c) Contratação local nos termos da Portaria 818/90, de 11 de Setembro.
Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Junho de 1996. - António Manuel de Oliveira Guterres - Jaime José Matos da Gama - Eduardo Carrega Marçal Grilo.

Promulgado em 25 de Julho de 1996.
Publique-se.
O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.
Referendado em 26 de Julho de 1996.
O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/76403.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-04-28 - Decreto-Lei 139-A/90 - Ministério de Educação

    Aprova e publica em anexo o estatuto da carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1990-09-11 - Portaria 818/90 - Ministério da Educação

    ESTABELECE NORMAS SOBRE A CONTRATACAO DE PESSOAL PARA EXERCÍCIO DE FUNÇÕES DOCENTES EM CURSOS DE ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO.

  • Tem documento Em vigor 1995-03-20 - Decreto-Lei 52/95 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova a nova Lei Orgânica do Instituto Camões.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda