A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 455/84, de 14 de Julho

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção às alíneas b) e c) do n.º 1 do n.º 9.º da Portaria n.º 420/76, de 14 de Julho, que estabelece condições de inscrição como técnicos de contas da Direcção-Geral das Contribuições e Impostos.

Texto do documento

Portaria 455/84
de 14 de Julho
Pela Portaria 59/84, de 27 de Janeiro, foram reformuladas algumas disposições da Portaria 420/76, de 14 de Julho, referentes à inscrição de técnicos de contas na Direcção-Geral das Contribuições e Impostos.

Figuram entre essas disposições a alínea c) do n.º 1 do n.º 4.º, que passou a permitir, em determinadas condições, a inscrição como técnicos de contas aos responsáveis por escritas regularmente organizadas de cooperativas que se enquadrem nas disposições do Código Cooperativo, e a alínea d) do n.º 1 do mesmo número, respeitante à inscrição de responsáveis à data da inscrição, e há pelo menos 5 anos, por escrita regularmente organizada de contribuinte tributado pelo grupo B da Contribuição Industrial que venha a ser incluído no grupo A em consequência de factos que tal determinem.

Ao efectuar-se a reformulação do n.º 9.º da citada Portaria 420/76 através da Portaria 59/84, foram fixados prazos para serem requeridas essas inscrições, em relação aos quais se verificou, posteriormente, a necessidade de se proceder ao seu reajustamento.

Efectivamente, tendo sido protelada para 31 de Dezembro de 1984, pelo Decreto-Lei 36/84, de 1 de Fevereiro, a data limite para a adaptação estatutária das cooperativas às normas do Código Cooperativo, o que constitui uma das condições exigidas na já referida alínea c) do n.º 1 do n.º 4.º, considera-se que o prazo estabelecido na alínea b) do n.º 1 do n.º 9.º deve ser dilatado para além dessa data, por forma a permitir que todos os responsáveis pelas escritas das cooperativas que venham a adaptar-se a essas normas possam requerer a respectiva inscrição.

Por outro lado, no sentido de conceder igualdade de condições aos responsáveis por escritas de contribuintes do grupo B relativamente aos quais tenham ocorrido, durante o ano de 1983, factos que determinem a sua inclusão no grupo A, estabelece-se na alínea c) do n.º 1 do n.º 9.º que possam solicitar a sua inscrição no prazo de 90 dias a contar da data da presente portaria, independentemente da data em que se verificaram tais factos. Como é evidente, devem os responsáveis em causa satisfazer as condições estabelecidas na alínea d) do n.º 1 e no n.º 2 do n.º 4.º da Portaria 420/76, com a redacção dada pela Portaria 59/84, entendeu-se que se consideram ainda como responsáveis à data do pedido de inscrição.

Assim, tendo em conta as considerações anteriores:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Orçamento, que as alíneas b) e c) do n.º 1 do n.º 9.º da Portaria 420/76, de 14 de Julho, passem a ter a seguinte redacção:

9.º - 1 - ...
a) ...
b) No caso da alínea c), dentro de 180 dias, a contar da data limite estabelecida para adaptação dos estatutos das cooperativas às normas do Código Cooperativo;

c) No caso da alínea d), dentro de 90 dias, a contar da data da publicação da presente portaria, se o facto determinante da inclusão do contribuinte no grupo A tiver ocorrido entre 1 de Janeiro de 1983 e aquela data, ou a contar da ocorrência daquele facto ou da notificação nos termos do § 1.º do artigo 12.º-A do Código da Contribuição Industrial, quando estas se verifiquem posteriormente.

2 - ...
Secretaria de Estado do Orçamento.
Assinada em 19 de Junho de 1984.
O Secretário de Estado do Orçamento, Alípio Barrosa Pereira Dias.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/72247.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-14 - Portaria 420/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Orçamento - Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

    Estabelece as condições de inscrição como técnicos de contas na Direcção-Geral das Contribuições e Impostos.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-01 - Decreto-Lei 36/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Prorroga até 31 de Dezembro de 1984 o prazo de adaptação ao Código Cooperativo das cooperativas de 1º grau e grau superior legalmente constituídas ao abrigo da legislação anterior.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-06-25 - Portaria 319/86 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado para os Assuntos Fiscais - Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

    Revê as condições de inscrição dos técnicos de contas estabelecidas pela Portaria n.º 420/76, de 14 de Julho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda