A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 379/79, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Fixa a percentagem da comissão de aval.

Texto do documento

Despacho Normativo 379/79

Considerando que as comissões de aval, fixadas pelos despachos ministeriais de 25 de Agosto de 1973 e de 17 de Abril de 1975, se encontram desactualizadas face aos valores das comissões cobradas pelo sistema bancário;

Considerando o elevado montante da dívida garantida pelo Estado, em consequência da sua crescente intervenção na actividade económica;

Considerando a necessidade de dotar o fundo de garantia, criado pelo n.º 1 da base XI da Lei 1/73, de 2 de Janeiro, dos recursos necessários à cobertura dos prejuízos que se registem em virtude da execução de avales concedidos pelo Estado, quer na ordem interna, quer na ordem externa;

Determino que:

1 - A comissão de aval passe a fixar-se entre o mínimo de 0,5% e o máximo de 2,0% ao ano, graduando-se de acordo com as circunstâncias.

2 - A comissão acima referida, não a fixando o despacho de concessão de aval, seja de 1,0% ao ano, contada e a pagar nos mesmos termos e datas em que o forem os juros.

3 - A cobrança da comissão de aval, nas datas do seu vencimento, não poderá ser nunca inferior a 150$00.

4 - O presente regime entra em vigor em 1 de Janeiro de 1980 para todos os novos avales que sejam concedidos pelo Estado a partir dessa data e para os anteriormente concedidos relativamente aos quais se verifique:

a) Prorrogação do prazo por que tenham sido inicialmente concedidos;

b) Necessidade de o Estado se substituir ao responsável no pagamento de qualquer prestação de capital ou de juros dos empréstimos avalizados;

c) A falta de cumprimento, pelo beneficiário da garantia, de qualquer das obrigações em que se encontra constituído, directa ou indirectamente, perante o Estado por virtude do aval.

Ministério das Finanças, 19 de Dezembro de 1979. - O Ministro das Finanças, António Luciano Pacheco de Sousa Franco.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/12/31/plain-71121.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/71121.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-01-02 - Lei 1/73 - Presidência da República

    Autoriza o Ministro das Finanças a prestar, por uma ou mais vezes, o aval do Estado a operações de crédito interno ou externo a realizar pelas províncias ultramarinas, por institutos públicos ou por empresas nacionais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-07-09 - Despacho Normativo 143/82 - Ministério das Finanças e do Plano - Gabinete do Ministro

    Altera o n.º 2 do Despacho Normativo n.º 379/79, de 19 de Dezembro, que fixa a percentagem da comissão de aval.

  • Tem documento Em vigor 1995-12-07 - Despacho Normativo 78/95 - Ministério das Finanças

    REVOGA OS DESPACHOS NORMATIVOS 379/79, DE 19 DE DEZEMBRO E 143/82, DE 24 DE MAIO, QUE FIXARAM OS LIMITES MÍNIMO E MÁXIMO DA COMISSAO DE AVAL A SUPORTAR PELOS BENEFICIÁRIOS DA GARANTIA DO ESTADO POR FORÇA DA PRESTAÇÃO DE AVALES, AUTORIZADOS NOS TERMOS DA LEI 1/73, DE 2 DE JANEIRO.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda