A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 283/95, de 26 de Outubro

Partilhar:

Sumário

TRANSFERE PARA A CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES (CGA), A PARTIR DO DIA 1 DO MÊS SEGUINTE AO DA ENTRADA EM VIGOR DO PRESENTE DIPLOMA, A RESPONSABILIDADE PELO PAGAMENTO DAS PENSÕES DE APOSENTAÇÃO DO PESSOAL ORIUNDO DAS EXTINTAS CORPORAÇÕES E SECÇÕES LOCAIS DE PILOTOS CUJA PASSAGEM A SITUAÇÃO DE APOSENTAÇÃO, NOS TERMOS DO DECRETO 41668, DE 7 DE JUNHO DE 1958, OCORREM ATE 1 DE MAIO DE 1989. O PAGAMENTO ATRAS REFERIDO VINHA SENDO ASSEGURADO PELO INSTITUTO NACIONAL DE PILOTAGEM DOS PORTOS (INPP), DE ACORDO COM O ESTATUIDO NO DECRETO LEI 188/89, DE 3 DE JUNHO. DETERMINA IGUALMENTE QUE A CGA PASSE A SUPORTAR O ENCARGO PREVISTO NO NUMERO 4 DO ARTIGO 4 DO DECRETO LEI 188/89, DE 3 DE JUNHO, RELATIVAMENTE AO PESSOAL DO INPP CUJA, APOSENTAÇÃO OCORRA EM MOMENTO POSTERIOR AO DA ENTRADA EM VIGOR DO PRESENTE DIPLOMA, CONTINUANDO, NO ENTANTO, O INPP A SUPORTAR O ENCARGO REFERENTE AO PESSOAL CUJA APOSENTAÇÃO SEJA ANTERIO R A DATA DA ENTRADA EM VIGOR DO PRESENTE DIPLOMA. INSERE DISPOSIÇÕES ATINENTES AS OBRIGAÇÕES DO INPP PARA COM A CGA NO QUE SE REFERE A TRANSFERÊNCIA DE VERBAS E AO FINANCIAMENTO DAS PENSÕES DE APOSENTAÇÃO DO SEU PESSOAL. O PRESENTE DIPLOMA ENTRA EM VIGOR NO DIA 1 DO MÊS SEGUINTE AO DA SUA PUBLICAÇÃO.

Texto do documento

Decreto-Lei 283/95
de 26 de Outubro
O Instituto Nacional de Pilotagem dos Portos (INPP), criado pelo Decreto-Lei 361/78, de 27 de Novembro, sucedeu às antigas corporações e secções locais de pilotos, passando a integrar os serviços de pilotagem dos portos e barras.

O pessoal que se encontrava ao serviço das corporações e secções locais de pilotos continou abrangido pelo regime de previdência estabelecido no Decreto 41668, de 7 de Junho de 1958, tendo sido transferida para o INPP a responsabilidade pela gestão deste regime, quer no que respeita ao processamento, actualização e pagamento das pensões, quer no tocante aos respectivos encargos. Quanto ao pessoal admitido após a constituição do INPP, passou a ser obrigatoriamente inscrito na Caixa Geral de Aposentações (CGA), tendo ficado abrangido pelo respectivo regime de previdência, nos termos do artigo 58.º do Decreto-Lei 361/78, de 27 de Novembro. Posteriormente, o Decreto-Lei 188/89, de 3 de Junho, determinou também a inscrição obrigatória na Caixa Geral de Aposentações do pessoal oriundo das antigas corporações e secções locais de pilotos que se mantinha ainda no activo, tendo, nestes casos, o INPP passado a suportar o encargo com as pensões correspondentes ao tempo de serviço anterior à inscrição na CGA.

Sendo objectivo do Governo reestruturar os serviços de pilotagem, importa adoptar as medidas adequadas à salvaguarda dos direitos adquiridos, em matéria de aposentação, pelo pessoal oriundo das extintas corporações e secções locais de pilotos face à reestruturação em vista.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A partir do dia 1 do mês seguinte ao da entrada em vigor do presente diploma, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) passa a ser responsável pelo pagamento das pensões de aposentação do pessoal oriundo das extintas corporações e secções locais de pilotos cuja passagem à situação de aposentação, nos termos do Decreto 41668, de 7 de Junho de 1958, ocorreu até 1 de Maio de 1989.

2 - O Instituto Nacional de Pilotagem dos Portos (INPP) transferirá mensalmente para a CGA, até ao dia 15 de cada mês a que respeitam, as verbas necessárias ao pagamento das pensões referidas no número anterior.

Art. 2 - 1 - A CGA passa a suportar o encargo previsto no n.º 4 do artigo 4.º do Decreto-Lei 188/89, de 3 de Junho, relativamente ao pessoal do INPP cuja aposentação ocorra em momento posterior ao da entrada em vigor do presente diploma.

2 - O INPP continuará a suportar o encargo referido no número anterior relativamente ao pessoal cuja aposentação seja anterior à data da entrada em vigor do presente diploma.

Art. 3.º Por força do presente diploma, o INPP participa no financiamento da CGA com uma contribuição mensal de montante igual ao da soma das quotas do pessoal ao seu serviço, a qual será remetida a esta instituição juntamente com essas quotas.

Art. 4.º Em caso de extinção ou de reestruturação do INPP que implique a reafectação do pessoal ao seu serviço, o respectivo diploma que proceda à reestruturação ou extinção deve determinar quais as entidades responsáveis pelo cumprimento das obrigações previstas no n.º 2 do artigo 1.º, no n.º 2 do artigo 2.º e no artigo 3.º

Art. 5.º No prazo de 15 dias contados a partir da data da entrada em vigor do presente diploma, deve o INPP enviar à CGA a lista nominal dos aposentados a que se refere o n.º 1 do artigo 1.º, com indicação da informação necessária ao processamento das pensões.

Art. 6.º O presente diploma entra em vigor no dia 1 do mês seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 24 de Agosto de 1995. - Aníbal António Cavaco Silva - Eduardo de Almeida Catroga - António Baptista Duarte Silva.

Promulgado em 3 de Outubro de 1995.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 6 de Outubro de 1995.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/70042.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1958-06-07 - Decreto 41668 - Ministério da Marinha - Direcção-Geral da Marinha

    Aprova e publica em anexo o Regulamento Geral dos Serviços de Pilotagem das Barras e Portos do Continente e Ilhas Adjacentes.

  • Tem documento Em vigor 1978-11-27 - Decreto-Lei 361/78 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado da Marinha Mercante

    Cria o Instituto Nacional de Pilotagem dos Portos.

  • Tem documento Em vigor 1989-06-03 - Decreto-Lei 188/89 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Altera o regime de aposentação do pessoal do Instituto Nacional de Pilotagem dos Portos (INPP).

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda