Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1165/95, de 23 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera a Portaria 402/95, de 4 de Maio (define os conteúdos funcionais das carreiras e categorias específicas do pessoal de informática da administração pública) relativamente aos cursos e acções de formação válidos para ingresso e acesso nas diferentes carreiras.

Texto do documento

Portaria 1165/95
de 23 de Setembro
A Portaria 402/95, de 4 de Maio, veio regulamentar em novos termos os conteúdos funcionais e o sistema de formação das carreiras do pessoal de informática da Administração Pública, substituindo a Portaria 773/91, de 7 de Agosto.

O novo diploma introduz um sistema de ponderação da validade de cada curso para efeitos de ingresso e acesso nas diferentes carreiras, baseado na atribuição de unidades de crédito. Uma vez que, ao mesmo tempo, aquela portaria consagra, no n.º 4 do n.º 19.º, a manutenção dos efeitos legais dos cursos frequentados ao abrigo da portaria anterior, importa regulamentar as situações mistas, em que parte da formação foi realizada ao abrigo da Portaria 773/91, de 7 de Agosto, e outra parte é realizada após a publicação da Portaria 402/95, de 4 de Maio. Inserem-se nesta situação, concretamente, os candidatos à categoria de técnico superior de informática principal que tenham frequentado, antes de 4 de Maio de 1995, apenas parte dos cursos exigidos no n.º 4 do n.º 14.º da Portaria 773/91, de 7 de Agosto.

Adicionalmente, importa precisar o significado da expressão «acções/cursos frequentados» usada nos n.os 5 e 6 do n.º 14.º e no n.º 4 do n.º 19.º da Portaria 402/95, de 4 de Maio.

Nestes termos:
Manda o Governo, pelos Secretários de Estado da Modernização Administrativa e do Orçamento, que os n.os 14.º e 19.º da Portaria 402/95, de 4 de Maio, passem a ter a seguinte redacção:

14.º
[...]
1 - ...
2 - ...
3 - ...
4 - ...
5 - Toda a acção de formação que, por publicação da portaria prevista no número anterior, for excluída ou alterada no anexo ao presente diploma poderá ainda continuar a ser organizada e frequentada, sem perda dos seus efeitos legais, por um período suplementar de seis meses, contados a partir da data da alteração ou exclusão ao anexo, valendo, para este efeito, a data de início da acção.

6 - As acções de formação cuja frequência tenha sido iniciada no período de vigência de um anexo à presente portaria não serão prejudicadas nos seus efeitos legais por quaisquer alterações introduzidas no referido anexo.

19.º
[...]
1 - ...
2 - ...
3 - ...
4 - Os cursos frequentados ao abrigo da Portaria 773/91, de 7 de Agosto, que tenham sido iniciados antes da publicação do presente diploma, mantêm a sua validade legal para os efeitos previstos no Decreto-Lei 23/91, de 11 de Janeiro.

5 - Os cursos a seguir indicados, previstos na Portaria 773/91, de 7 de Agosto, cuja frequência tenha sido iniciada antes da publicação da presente portaria, são passíveis de integração no sistema de formação instituídos por este diploma, para efeitos de acesso dos técnicos superiores de informática de 1.ª classe à categoria de técnico superior de informática principal, com base nos seguintes números de unidades de crédito:

A Economia da Informação nas Organizações - 3;
Planeamento dos Sistemas de Informação - 3,5;
Gestão de Serviços de Informática - 3,5;
Gestão de Projectos Informáticos - 1,5;
Comunicação de Dados e Serviços Telemáticos - 2;
Optimização da Performance de Centros de Processamento de Dados - 1,5;
Segurança de Sistemas Informáticos - 1,5.
Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças.
Assinada em 28 de Agosto de 1995.
A Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Isabel Maria Freire dos Santos Corte Real. - O Secretário de Estado do Orçamento, Norberto Emílio Sequeira da Rosa.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/69428.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1991-01-11 - Decreto-Lei 23/91 - Ministério das Finanças

    Estabelece o estatuto das carreiras e categorias específicas do pessoal de informática.

  • Tem documento Em vigor 1991-08-07 - Portaria 773/91 - Ministério das Finanças

    Define o conteúdo funcional e o sistema de formação das carreiras de informática, de acordo com o estipulado no Decreto Lei nº 23/91, de 11 de Janeiro (estatuto das carreiras e categorias específicas do pessoal de informática).

  • Tem documento Em vigor 1995-05-04 - Portaria 402/95 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças

    Define os conteúdos funcionais das carreiras e categorias específicas do pessoal de informática da administração pública e a regulamentação do sistema de formação de pessoal que lhes é aplicável. São definidas as áreas funcionais e as tarefas inerentes às carreiras de técnico superior de informática, de programador e de operador de sistema. São igualmente definidas as tarefas inerentes às categorias de administrador superior de sistema, de administrador de sistema, de administrador de dados, de administrado (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-04-11 - Portaria 244/97 - Presidência do Conselho de Ministros

    Define os conteúdos funcionais das carreiras e categorias específicas do pessoal de informática da Administração Pública e regulamenta o sistema de formação de pessoal que lhes é aplicável. Publica em anexo os planos de estudos dos cursos de formação referidos neste diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda