A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 12/83/M, de 10 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Aplica à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei nº 179/80, de 3 de Junho (estabilização profissional dos funcionários adidos colocados já com carácter de permanência ao serviço da administração local da Região Autónoma da Madeira).

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 12/83/M
Estabilização profissional dos funcionários adidos, colocados já com carácter de permanência, ao serviço da administração local da Região Autónoma da Madeira.

Considerando que o Decreto-Lei 179/80, de 3 de Junho, visou especialmente a estabilização profissional dos funcionários adidos, colocados já com carácter de permanência, ao serviço da administração local, através de regras próprias de integração nos respectivos quadros, em ordem à satisfação de interesses quer dos próprios funcionários quer noutra perspectiva da própria administração ou dos serviços integrados;

Considerando que no aludido diploma se prescreveu expressamente (artigo 12.º) que a sua aplicação às regiões autónomas, no que concerne às administrações regional e local, se efectivará através de decretos legislativos regionais:

O presente decreto legislativo regional visa dar consecução a esse propósito no âmbito da administração autárquica.

Nestes termos, a Assembleia Regional da Madeira, usando da faculdade que lhe é conferida pela alínea a) do artigo 229.º da Constituição da República, aprova, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º O Decreto-Lei 179/80, de 3 de Junho, aplica-se à administração local da Região Autónoma da Madeira, com as alterações e adaptações constantes dos artigos seguintes.

Artigo 2.º O artigo 1.º do Decreto-Lei 179/80, de 3 de Junho, passa a ter a seguinte redacção:

ARTIGO 1.º
(Integração de adidos na administração local)
1 - Os funcionários do quadro geral de adidos que se encontrem requisitados ou em comissão de serviço nas autarquias locais da Região Autónoma da Madeira à data da publicação do Decreto-Lei 179/80, de 3 de Junho, são integrados com efeitos a partir de 1 de Julho de 1979.

2 - Os funcionários adidos que foram ou venham a ser colocados em data posterior à da publicação do diploma referido no número anterior nas autarquias locais, e ainda em serviços municipalizados, federações e associações de municípios que venham a ser entretanto criados na Região Autónoma da Madeira, serão integrados a partir da data da sua colocação efectiva.

Art. 3.º O artigo 2.º do mencionado diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 2.º
(Integração em lugares já existentes)
1 - A integração dos funcionários do quadro geral de adidos far-se-á em lugar de ingresso ou de acesso, desde que, em relação a estes, não haja nos serviços ou no quadro geral administrativo dos serviços externos do Ministério da Administração Interna candidatos em condições legais de serem providos.

2 - Considera-se não haver funcionários do quadro geral administrativo em condições de serem providos logo que, em relação ao lugar a prover, fique deserto o concurso de provimento, nomeadamente o do artigo 35.º do Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, adaptado na Região pelo Decreto Regulamentar Regional 4/80/M, de 1 de Abril, ou os respectivos concorrentes desistam ou optem por outro lugar, também em concurso, ou continuem em situação de inactividade fora do quadro, nos termos do Decreto-Lei 585/70, de 26 de Novembro.

Art. 4.º O artigo 3.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 3.º
(Integração através de alargamento de quadros)
1 - ...
2 - O alargamento dos quadros para efeitos de integração dos funcionários adidos não fica sujeito às limitações do disposto no n.º 2 do artigo 19.º do Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho, e ainda no n.º 3 do artigo 15.º, no n.º 2 do artigo 16.º e no n.º 2 do artigo 19.º do Decreto-Lei 466/79, de 7 de Dezembro, mandado aplicar na Região Autónoma da Madeira pelo Decreto Regulamentar Regional 4/80/M, de 1 de Abril.

3 - ...
Art. 5.º O artigo 4.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 4.º
(Competência para alargamento dos quadros)
São competentes para aprovação do alargamento dos quadros as assembleias municipais e as comissões administrativas para, respectivamente, os serviços das câmaras municipais e seus serviços municipalizados e das federações e municípios, se vierem a ser criados na Região Autónoma da Madeira.

Art. 6.º O artigo 5.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção, introduzida no seu n.º 4:

ARTIGO 5.º
(Categorias de integração)
1 - ...
2 - ...
3 - ...
4 - Não poderá ser integrado nas carreiras de pessoal técnico e de pessoal técnico superior quem não possua, respectivamente, curso superior ou licenciatura adequados.

Art. 7.º O artigo 6.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 6.º
(Limitações à integração em lugares sujeitos ao regime do quadro geral de adidos)

1 - A integração nos lugares de chefe de secretaria das câmaras municipais, de tesoureiro de municípios urbanos de 1.ª ordem só poderá ser feita de entre adidos que reúnam os requisitos legais e se submetam ao respectivo concurso de habilitação.

2 - ...
3 - ...
Art. 8.º O artigo 7.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 7.º
(Formas e formalidades inerentes à integração)
1 - A integração de adidos em lugares sujeitos ao regime do quadro geral administrativo far-se-á mediante listas nominativas aprovadas por despacho do membro do Governo que superintender na função pública e do Secretário de Estado da Administração Autárquica, sob proposta dos competentes órgãos executivos, independentemente de quaisquer formalidades, salvo a anotação das novas situações pelo Tribunal de Contas e a sua publicação no Diário da República.

2 - ...
3 - ...
4 - ...
Art. 9.º É eliminado, por não resultar aplicável o seu conteúdo dispositivo à Região Autónoma da Madeira, o artigo 11.º do Decreto-Lei 179/80, de 3 de Junho.

Art. 10.º O artigo 13.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 13.º
(Resolução de dúvidas)
As dúvidas resultantes da aplicação do presente diploma serão resolvidas por decreto regulamentar regional.

Art. 11.º O artigo 14.º do mesmo diploma passa a ter a seguinte redacção:
ARTIGO 14.º
(Entrada em vigor)
O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Aprovado em sessão plenária em 14 de Junho de 1983.
O Presidente da Assembleia Regional, Emanuel do Nascimento dos Santos Rodrigues.

Assinado em 28 de Junho de 1983.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/681.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-11-26 - Decreto-Lei 585/70 - Ministério do Interior - Conselho de Inspecção de Jogos

    Actualiza a orgânica do Conselho de Inspecção de Jogos, na dependência directa do Ministro do Interior, definindo os seus serviços e respectivas competências, e aprova o novo quadro de pessoal e respectivos vencimentos, constantes do anexo II. Aprova ainda diversas disposições acerca do recrutamento do seu pessoal e respectivas funções.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Decreto-Lei 191-C/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Procede à reestruturação de carreiras e a correcção de anomalias na administração pública.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-07 - Decreto-Lei 466/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna e das Finanças

    Aplica à Administração Autárquica o regime dos Decretos-Leis n.os 191-C/79 e 191-F/79, respectivamente de 25 e 26 de Junho.

  • Tem documento Em vigor 1980-06-03 - Decreto-Lei 179/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna e das Finanças e do Plano

    Estabelece normas relativas à integração de adidos na Administração Local.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda