A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43485, de 25 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Cria os aeroportos de Porto Santo e Funchal, este último a construir em Santa Catarina, freguesia e concelho de Santa Cruz, que constituirão um único serviço externo da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, sob a designação de aeroporto da Madeira.

Texto do documento

Decreto-Lei 43485

Concluída a construção do aeroporto de Porto Santo e iniciando-se em breve a do aeroporto do Funchal, situado em Santa Catarina, freguesia e concelho de Santa Cruz, importa organizar desde já os serviços que permitam assegurar as ligações aéreas com o arquipélago da Madeira.

Dado que os aeroportos considerados devem constituir uma unidade funcional e porque, sendo assim, convém unificá-los também administrativamente, parece justificar-se que formem um único serviço externo da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, sob a designação de aeroporto da Madeira. O pessoal colocado nos dois aeroportos constituirá um quadro comum e será por eles distribuído de acordo com as necessidades e conveniências do serviço.

O referido quadro foi estabelecido na base de que, exceptuados apenas certos serviços de telecomunicações e de ajuda à navegação aérea, que, por sua própria natureza, devem funcionar permanentemente, o aeroporto, de início, estará aberto normalmente doze horas por dia, com o prolongamento eventual, sempre que necessário, de algumas horas.

Se as exigências da navegação aérea, porém, impuserem o funcionamento do aeroporto durante todo o dia, haverá que aumentar o quadro por forma que lhe permita fazer face ao acréscimo de trabalho que advenha deste regime.

O pessoal - tanto da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil como do Serviço Meteorológico Nacional - colocado nos aeroportos de Porto Santo e do Funchal terá direito a um subsídio de residência que, dada a similitude de situações, será igual, respectivamente, ao que percebe hoje o dos aeroportos de Santa Maria e de Santana (arquipélago dos Açores).

Nota-se ainda que os lugares do quadro só serão providos na medida em que o impuser o funcionamento do aeroporto de Porto Santo, fazendo-se o preenchimento dos restantes só depois da entrada ao serviço do aeroporto do Funchal.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º São criados os aeroportos de Porto Santo e Funchal, este último a construir em Santa Catarina, freguesia e concelho de Santa Cruz, que constituirão um único serviço externo da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, sob a designação de aeroporto da Madeira.

§ único. O aeroporto da Madeira destina-se exclusivamente à aviação civil, podendo, contudo, o Governo, em circunstâncias excepcionais, determinar a sua utilização para fins militares.

Art. 2.º O aeroporto da Madeira ficará na dependência administrativa directa da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil.

Art. 3.º O aeroporto da Madeira está aberto ao tráfego, normalmente, doze horas por dia, podendo ampliar-se este horário sempre que as necessidades do tráfego aéreo o exijam.

§ único. Exceptuam-se os serviços essenciais de telecomunicações e de ajuda à navegação aérea, que, pela sua natureza, devam ter horário permanente.

Art. 4.º O quadro do pessoal do aeroporto e os seus vencimentos são os constantes do mapa anexo, que baixa assinado pelo Ministro das Comunicações.

§ único. O quadro só será preenchido à medida que o impuserem as necessidades do serviço.

Art. 5.º O director-geral da Aeronáutica Civil distribuirá o pessoal pelos aeroportos de Porto Santo e do Funchal, conforme as conveniências do serviço.

Art. 6.º O pessoal da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e do Serviço Meteorológico Nacional colocado nos aeroportos de Porto Santo e do Funchal será abonado de uma gratificação igual, respectivamente, a um terço e a 15 por cento do vencimento que serve de base à determinação do correspondente abono, como subsídio de residência.

Art. 7.º Os encargos a que der lugar o funcionamento do aeroporto da Madeira serão satisfeitos em conta de verba global inscrita no orçamento do Ministério das Comunicações, a qual poderá ser desdobrada e ajustada em harmonia com a natureza e o montante das despesas a que se tiver de atender.

Art. 8.º As disposições do presente decreto-lei vigoram a partir de 1 de Janeiro de 1961.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 25 de Janeiro de 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Mapa a que se refere o artigo 4.º do presente diploma

(ver documento original) Ministério das Comunicações, 25 de Janeiro de 1961. - O Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1961/01/25/plain-67379.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/67379.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1961-03-03 - RECTIFICAÇÃO DD781 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Ao Decreto-Lei n.º 43485, que cria os aeroportos de Porto Santo e do Funchal.

  • Tem documento Em vigor 1961-03-03 - Rectificação - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Ao Decreto-Lei n.º 43485, que cria os aeroportos de Porto Santo e do Funchal

  • Tem documento Em vigor 1964-07-30 - Decreto-Lei 45839 - Ministério das Comunicações - Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

    Concede os meios indispensáveis ao eficiente funcionamento do aeroporto de Faro e insere disposições relativas aos serviços centrais e aos serviços externos da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil.

  • Tem documento Em vigor 1971-08-25 - Decreto-Lei 365/71 - Ministério das Comunicações - Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

    Cria o Aeroporto do Faial e o Aeródromo das Flores, situados nas ilhas do mesmo nome, no arquipélago dos Açores, que constituirão um único serviço externo da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, com a designação de Aeroporto da Horta.

  • Tem documento Em vigor 1972-03-18 - Decreto-Lei 93/72 - Ministério das Comunicações - Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

    Altera o quadro do pessoal do Aeroporto da Madeira.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda