Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 663/95, de 26 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece as regras processuais do regime contratual do investimento para projectos de natureza estruturante (aprovado pelo Decreto-Lei 246/93, de 8 de Julho), aplicáveis à agricultura, à indústria transformadora e extractiva, ao comercio e turismo e às pescas, ou seja, nos sectores de actividade incluídos nas Secções B, C, D, G e H da Classificação Portuguesa das Actividades Económicas (CAE-rev II). Designa as entidades competentes para efeitos do disposto no referido decreto-lei.

Texto do documento

Portaria 663/95
de 26 de Junho
O Decreto-Lei 246/93, de 8 de Julho, estabeleceu o regime contratual do investimento para projectos de natureza estruturante.

Torna-se agora necessário estabelecer as regras processuais deste regime aplicáveis à agricultura, à indústria transformadora e extractiva, ao comércio e turismo e às pescas.

Assim, nos termos e ao abrigo do disposto no artigo 9.º do Decreto-Lei 246/93, de 8 de Julho:

Manda o Governo, pelos Ministros da Agricultura, da Indústria e Energia, do Comércio e Turismo e do Mar, o seguinte:

1.º A presente portaria aplica-se ao regime contratual do investimento previsto no Decreto-Lei 246/93, de 8 de Julho, que se integre nos sectores de actividade incluídos nas secções B, C, D, G e H da Classificação Portuguesa das Actividades Económicas (CAE - REV II).

2.º Para efeitos do disposto no Decreto-Lei 246/93, são designadas entidades competentes as seguintes:

a) IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, quando o projecto de investimento se enquadre nos sectores de actividade incluídos nas secções C e D da Classificação Portuguesa das Actividades Económicas (CAE - REV II), com excepção das referidas na alínea d);

b) DGC - Direcção-Geral do Comércio, quando o projecto de investimento se enquadre nos sectores de actividade incluídos na secção G da referida Classificação;

c) Fundo de Turismo, quando o projecto de investimento se enquadre nos sectores de actividade inluídos na secção H da referida Classificação;

d) IMAIAA - Instituto dos Mercados Agrícolas e Indústria Agro-Alimentar, quando o projecto de investimento se enquadre nas actividades económicas sob tutela do Ministério da Agricultura;

e) DGP - Direcção-Geral das Pescas, quando o projecto se enquadre nos sectores de actividade incluídos na secção B da referida Classificação, sob tutela do Ministério do Mar;

f) ICEP - Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal, quando estejam em causa projectos de investimento cujos promotores sejam entidades estrangeiras ou sucursais de sociedades estrangeiras.

3.º - 1 - O projecto de investimento é apresentado à entidade competente, designada nos termos do artigo anterior.

2 - A entidade competente analisa a inserção do projecto na estratégia de desenvolvimento do sector e verifica o cumprimento das condições de acesso ao regime contratual.

3 - No caso de a entidade competente se pronunciar favoravelmente sobre a admissão do projecto ao regime contratual, enviará para parecer o processo às entidades gestoras dos sistemas de incentivos aplicáveis.

4.º 1 - As negociações são conduzidas pela entidade competente.
2 - São lavradas actas de todas as sessões de negociação.
3 - Concluídas as negociações, os textos finais são assinados e rubricados pelos representantes das partes.

5.º - 1 - O contrato de investimento tem natureza administrativa e deve estabelecer:

a) A definição, qualificação e quantificação dos objectivos a realizar pelos promotores no prazo contratual;

b) A definição, qualificação e quantificação dos benefícios a conceder pelo Estado às entidades investidoras, como contrapartida do cumprimento dos objectivos fixados;

c) O acompanhamento e fiscalização pelo Estado das acções de realização do investimento durante o prazo contratual.

2 - O contrato é outorgado em documento particular, ficando o respectivo original arquivado nos serviços da entidade competente.

3 - No contrato de investimento podem as partes convencionar que os litígios possam ser decididos por tribunal arbitral.

Ministérios da Agricultura, da Indústria e Energia, do Comércio e Turismo e do Mar.

Assinada em 7 de Junho de 1995.
O Ministro da Agricultura, António Duarte Silva. - O Ministro da Indústria e Energia, Luís Fernando Mira Amaral. - O Ministro do Comércio e Turismo, Fernando Manuel Barbosa Faria de Oliveira. - O Ministro do Mar, António Baptista Duarte Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/67123.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-07-08 - Decreto-Lei 246/93 - Ministério da Indústria e Energia

    Estabelece o regime contratual de investimento para projectos de natureza estruturante, assim considerados como aqueles de especial interesse para a economia nacional, sem prejuízo das normas aplicáveis ao investimento estrangeiro. define as condições que devem satisfazer os referidos projectos de investimento, bem como os benefícios fiscais e incentivos financeiros aos quais poderão aceder.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-03-25 - Portaria 198/98 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Aprova o Regulamento de Aplicação da Acção Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas e Silvícolas, publicado em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2000-08-01 - Portaria 533-C/2000 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Aprova o Regulamento de Aplicação da Medida n.º 2: Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, do Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda