Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 526/2026, de 19 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designa José Manuel Durão Barroso como membro do conselho de administração e do conselho executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, aos quais preside.

Texto do documento

Despacho 526/2026

1-Nos termos do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento, aprovados em anexo ao Decreto Lei 168/85, de 20 de maio, na sua redação atual, designo, como membro do conselho de administração da Fundação, José Manuel Durão Barroso, que preside.

2-Nos termos do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 9.º dos Estatutos da Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento, designo, como membro do conselho executivo da Fundação, José Manuel Durão Barroso, que preside.

3-O presente despacho produz efeitos a 15 de janeiro de 2026.

12 de janeiro de 2026.-O PrimeiroMinistro, Luís Montenegro.

ANEXO

Nota curricular

José Manuel Durão Barroso foi Presidente da Comissão Europeia durante dois mandatos (2004/2009 e 2009/2014) e serviu durante 12 anos no Governo de Portugal em várias funções, incluindo PrimeiroMinistro e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

As suas nomeações académicas incluem professor convidado na Universidade Georgetown, Washington D. C., e professor convidado na Universidade de Princeton, New Jersey. Atualmente, é professor convidado na Universidade Católica Portuguesa onde dirige o Centro de Estudos Europeus. É também membro do conselho consultivo do Liechtenstein Institute na Universidade de Princeton.

Foi presidente do conselho de administração da Goldman Sachs International de 2016 a 2023 e do conselho de administração da GAVI, a Aliança Global para as Vacinas, de janeiro de 2021 a dezembro de 2025.

Em nome da União Europeia, recebeu o Prémio Nobel da Paz, em 2012.

Entre as suas numerosas distinções, incluindo as mais altas condecorações de cerca de três dezenas de países, incluem-se a GrãCruz da Ordem de Cristo e o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal.

Foi também agraciado com doutoramentos honoris causa de mais de 30 universidades, incluindo, entre as norte americanas, a Universidade de Georgetown, de Pittsburgh e Roger Williams.

Entre várias outras distinções de carácter político, recebeu o Transatlantic Leadership Award do Atlantic Council, Washington D. C.

319951376

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6415667.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-05-20 - Decreto-Lei 168/85 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças e do Plano

    Cria a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda