Designa, em regime de substituição, Sara Carolina Mendonça Goes, chefe da Unidade de Pesquisa e Estatísticas da SecretariaGeral do Governo
Considerando que a orgânica da SecretariaGeral do Governo, aprovada em anexo i ao Decreto Lei 43-B/2024, de 2 de julho, na sua redação atual, define a natureza, missão, atribuições e o modelo de organização interna da SecretariaGeral do Governo.
Considerando que a Portaria 205-B/2025/1, de 30 de abril, fixa a estrutura nuclear dos serviços e competências das respetivas unidades orgânicas nucleares, bem como o limite máximo de unidades orgânicas flexíveis de 2.º e 3.º graus e de equipas multidisciplinares.
Considerando que, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 7.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, compete ao titular do cargo de direção superior de 1.º grau a organização da estrutura interna do serviço ou órgão, designadamente, através da criação, modificação ou extinção de unidades orgânicas flexíveis e a definição das regras necessárias ao seu funcionamento, articulação e, quando existam, formas de partilha de funções comuns.
Considerando que de acordo com os n.os 1 e 2 do artigo 11.º da Portaria 205-B/2025/1, de 30 de abril, é fixado em vinte e cinco o número máximo de unidades orgânicas flexíveis de 2.º grau da SecretariaGeral do Governo, as quais são dirigidas por chefes de divisão, cargos de direção intermédia de 2.º grau.
Considerando que a alínea b) do n.º 1 do Despacho 6738/2025, de 23 de junho, que aprova a estrutura orgânica flexível da SecretariaGeral do Governo e constitui as equipas multidisciplinares no âmbito da respetiva estrutura matricial, procede à criação, no âmbito da Direção de Serviços de Suporte à Decisão (DSSD), da Unidade de Pesquisa e Estatísticas (UPE), que assegura as competências previstas nas alíneas a) a g) do n.º 1.2.
Considerando que face à criação desta unidade orgânica flexível de 2.º grau afigura-se necessário e urgente proceder à designação do respetivo dirigente, em regime de substituição, a fim de ser assegurado o normal e desejável funcionamento dos serviços.
Considerando que aos dirigentes da SecretariaGeral do Governo é aplicável o regime previsto na Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, nos termos do artigo 13.º da orgânica da SecretariaGeral do Governo.
Considerando que, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição, nos casos de ausência ou impedimento do respetivo titular, quando se preveja que estes condicionalismos persistam por mais de 60 dias, ou em caso de vacatura do lugar.
Considerando que os dirigentes intermédios de 2.º grau são remunerados pelo valor correspondente a 70 % da remuneração do cargo do SecretárioGeral do Governo, nos termos do n.º 1 do artigo 14.º da orgânica da SecretariaGeral do Governo e do mapa ii anexo ao Decreto Lei 43-B/2024, de 2 de julho e do qual faz parte integrante.
Ao abrigo do estatuído no artigo 13.º do anexo i ao Decreto Lei 43-B/2024, de 2 de julho, nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, determino:
1-A designação da mestre Sara Carolina Mendonça Goes para exercer, em regime de substituição, o cargo de chefe de Unidade de Pesquisa e Estatísticas (UPE), cargo de direção intermédia de 2.º grau, considerando que possui mais de quatro anos de experiência profissional em carreira para cujo provimento é exigível uma licenciatura, evidencia a competência técnica, a aptidão, a experiência profissional e a formação adequadas ao perfil pretendido para o titular daquele cargo, conforme o comprova a nota relativa ao currículo académico e profissional que se anexa e que faz parte integrante do presente despacho.
2-A designada fica autorizada a optar pelo vencimento ou retribuição base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual.
3-O presente despacho produz efeitos à data de 1 de novembro de 2025.
31 de outubro de 2025.-O SecretárioGeral do Governo, Carlos Costa Neves.
Nota curricular I-Dados biográficos:
Nome:
Sara Carolina Mendonça Goes Data de nascimento:
27 de março de 1991
IIHabilitações académicas:
Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo e no Secundário pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2020).
Licenciatura em Geografia Física pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras (2013).
IIIFormação complementar (indicações mais relevantes):
Curso Especial de Formação de Oficiais do Exército, pela Escola das Armas, Mafra (2016).
Diversas formações nas áreas de ciência de dados, business intelligence e tecnologias Microsoft, destacando-se:
Microsoft Fabric Analytics Engineer (2025), Fundamentos de Dados e Azure (2025), Data ScientistTurning Data into Knowledge (INA, 2024) e Power BI Avançado (2023), Python, Java, C#, C++, JavaScript, SQL.
Formações complementares em GeotecnologiasArcGIS e QGIS.
IVPercurso e principal experiência profissional:
Técnica superior especialista desde 1 de maio de 2025, na SecretariaGeral do Governo, integrando a Divisão de Gestão de Impacto da Direção de Serviços de Acompanhamento da Ação Governativa, onde desenvolve projetos com forte componente de data science e integração de dados em visualizações que transformam informação em conhecimento acionável para apoio à decisão governativa.
Anteriormente, exerceu funções como técnica superior na então SecretariaGeral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), entre 1 de outubro de 2024 e 30 de abril de 2025, enquadrada na equipa InovEM, onde desenvolveu relatórios em Business Intelligence e colaborou no desenvolvimento de uma plataforma inovadora de análise de informação, recorrendo a técnicas de RAG e Inteligência Artificial.
Técnica superior na Direção de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (setembro de 2022 a setembro de 2024), responsável pela implementação de soluções de gestão de informação e automação de processos com base em dados.
TenenteChefe da Secção de Gestão de Informação no Centro de Informação Geoespacial do Exército (abril de 2019 a agosto de 2022), responsável pela integração, normalização e publicação de dados geográficos, garantindo a conformidade com as normas INSPIRE e ISO, e assegurando a interoperabilidade entre plataformas geoespaciais.
AlferesChefe da Secção de Arquivo e Informação no Centro de Informação Geoespacial do Exército (janeiro de 2017 a abril de 2019), assegurando a gestão e preservação de bases de dados geográficas, o apoio ao Departamento na otimização dos sistemas de gestão (SIG-SAP) e a estruturação da informação geoespacial institucional.
Estágios profissionais como geógrafa no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Madeira (CIIMAR) (2014) e na Associação Insular de Geografia (2015).
319721454