Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 373/2025/1, de 3 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como bens arquivísticos e fotográficos de interesse público o arquivo do jornal A Bola (1945-2023).

Texto do documento

Portaria 373/2025/1

de 3 de novembro

O jornal A Bola foi fundado em 1945 por Cândido de Oliveira, António Ribeiro dos Reis, Vicente da Costa e Melo e Artur Rebelo, na sequência de tertúlias desportivas realizadas no café O Restauração, no Rossio em Lisboa. Beneficiando da cedência do título pelo Diário de Lisboa, o novo periódico teve a sua primeira edição publicada a 29 de janeiro de 1945, sob a direção de Álvaro de Andrade. No editorial inaugural, o jornal afirmava-se como um espaço de liberdade, seriedade e fairplay no tratamento do desporto, comprometido com a crítica honesta e a liberdade de expressão.

Ao longo da sua existência, A Bola acompanhou e noticiou os principais acontecimentos desportivos nacionais e internacionais, alargando o seu foco para além do futebol e até extravasando o âmbito desportivo, abordando também temáticas de interesse histórico, político, social e cultural.

A sua trajetória ficou marcada pela colaboração/participação de destacadas figuras do jornalismo como Victor Santos, Alfredo Farinha, Carlos Pinhão, Aurélio Márcio, Homero Serpa Silva Resende, Nuno Ferrari entre muitos outros. Contou, também, com a colaboração de individualidades da área literária, através de textos ou entrevistas, como Aquilino Ribeiro, Soeiro Pereira Gomes, Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires, José Saramago, António Lobo Antunes, Maria Teresa Horta, Alexandre O’Neill, entre outros.

Com o 25 de Abril, o jornal destacou-se pela cobertura da atualidade política, assinalando em 1975 o aniversário da revolução com o artigo

«

O golpe de estado em Portugal

»

.

Nos anos 80 do século xx tornou-se no jornal de maior dimensão desportiva.

A 27 de janeiro de 1995 o Presidente da República, Dr. Mário Soares, atribuiu ao jornal A Bola o título de MembroHonorário da Ordem do Infante D. Henrique.

No verão de 2023 o jornal A Bola foi adquirido pelo grupo suíço de media e tecnologia Ringier Sports Media Group (RSMG).

O arquivo do jornal A Bola constitui uma fonte relevante para o acesso a informação sobre os principais protagonistas da história do desporto nacional e internacional desde Eusébio da Silva Ferreira, Joaquim Agostinho, António Livramento, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rosa Mota, Aurora Cunha, Jordão, Toni, Humberto Coelho, Pelé, Cruyff, Beckenbauer, Maradona, Cristiano Ronaldo, entre tantos outros.

A classificação do arquivo do jornal A Bola (1945-2023) reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico ou material intrínseco, à sua extensão e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva, à sua importância do ponto de vista da investigação histórica ou científica e às circunstâncias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da perenidade ou da integridade do bem, na sequência da sua aquisição por entidade estrangeira.

Nos termos do artigo 17.º do Decreto Lei 148/2015, de 4 de agosto, foi obtido parecer favorável, por unanimidade, da Secção de Arquivos do Conselho Nacional de Cultura, bem como foram cumpridos os procedimentos de audiência prévia previstos de acordo com o disposto no mesmo diploma e no Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 28.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no n.º 2 do artigo 23.º do Decreto Lei 148/2015, de 4 de agosto, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo único Classificação 1-É classificado, como bens arquivísticos e fotográficos de interesse público, o arquivo do jornal A Bola (1945-2023), custodiado, atualmente, pela empresa Ringier Sports Media Group.

2-O património arquivístico e fotográfico a que se refere o número anterior integra:

a) O arquivo da redação, que inclui dossiês temáticos, recortes de censura, desenhos originais que foram utilizados nas ilustrações do jornal, de Stuart Carvalhais, José Pargana, João Martins, Francisco Zambujal, Ricardo Galvão, Luís Afonso e de outros cartoonistas, coleções completas das publicações do jornal A Bola e de outras publicações da empresa, desenvolvidas no âmbito da sua atividade editorial;

b) O arquivo fotográfico, composto por documentos maioritariamente posteriores aos anos 45 do século xx, nos quais se incluem:

negativos de gelatina e sais de prata em película, provas em papel p/b e cor, bobines de microfilme e documentos eletrónicos; negativos de gelatina e sais de prata em película, provas em papel p/b e cor, bobines de microfilme e documentos eletrónicos;

c) Demais documentação de arquivo produzida, recebida e acumulada no âmbito da atividade da empresa do jornal A Bola, especialmente o arquivo administrativo, constituído pela documentação produzida pelos órgãos de gestão e serviços de apoio (atas, contabilidade, recursos humanos, jurídicos, etc.), que se pode encontrar sob a responsabilidade de outras entidades detentoras.

O Secretário de Estado da Cultura, Alberto Fernando da Silva Santos, em 7 de outubro de 2025.

119682559

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6333464.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

  • Tem documento Em vigor 2015-08-04 - Decreto-Lei 148/2015 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime da classificação e da inventariação dos bens móveis de interesse cultural, bem como as regras aplicáveis à exportação, expedição, importação e admissão dos bens culturais móveis

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda