O Decreto Lei 21/2012, de 30 de janeiro, que cria o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (Camões, I. P.) refere como objetivo obter um aumento de eficácia na prestação de serviços públicos, tendo em vista potenciar a capacidade de intervenção no desenvolvimento de políticas de cooperação internacional e de promoção externa da língua e cultura portuguesa.
O Centro Cultural Português em Bissau foi criado por despacho conjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Ministro das Finanças A-27/95-XII, publicado no Diário da República-2.ª série, n.º 155, de 07 de julho de 1995, consubstanciando um espaço de cultura cuja principal finalidade assenta na promoção da cultura e da língua portuguesas segundo princípios da interculturalidade. O Centro Cultural desenvolve a sua ação através de um plano de atividades anual, com uma programação variada, orientado para a dinamização de projetos de intercâmbio cultural, através da difusão de autores de língua portuguesa, nomeadamente, nos domínios artísticos do teatro, música, literatura, bem como de diálogo com recursos e criadores guineenses e lusófonos.
Importa, pois, tendo em conta as necessidades de funcionamento do Centro Cultural, e dado que se trata de cargo a prover, proceder à designação do Diretor do Camões-Centro Cultural Português em Bissau, com a concordância do Chefe da Representação diplomática de Portugal em Bissau.
Assim, nos termos do n.º 1 do artigo 3.º e do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto Lei 165-B/2009, de 28 de julho, alterado pelo Decreto Lei 118/2012, de 15 de junho, verificando-se todos os requisitos legais exigidos, determino o seguinte:
1-Designo, para o cargo de Diretora do Camões-Centro Cultural Português em Bissau, a Dr.ª Paula Cristina dos Santos Matos da Costa, em acumulação com as funções de adida técnica principal, para a área da Cooperação, na Embaixada de Portugal em Bissau, pelo período que durar o desempenho destas funções, observando o limite previsto no n.º 1 do artigo 4.º do Decreto Lei 165-B/2009, de 28 de julho, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.
2-A presente designação produz efeitos a partir de 01 de agosto de 2025.
16 de julho de 2025.-A Presidente do Conselho Diretivo, Florbela Paraíba.
Nota Biográfica Paula Cristina dos Santos Matos da Costa nasceu em Guimarães, a 8 de dezembro de 1989.
Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (2012), frequentou posteriormente o mestrado em Negócios Internacionais (2013) na mesma instituição.
Em fevereiro de 2014, iniciou um estágio nos Serviços das Organizações Económicas Internacionais da DireçãoGeral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que se prolongou até outubro do mesmo ano.
Entre 2015 e 2016, integrou a Secção Económica e Política da Embaixada de Portugal em Maputo.
De 2018 a 2023, exerceu funções como assessora de cooperação na Embaixada de Portugal na GuinéBissau, onde se dedicou à gestão e acompanhamento de projetos bilaterais e multilaterais, com destaque para os setores da educação, cultura e justiça. Durante esse período, teve ainda um papel ativo no acompanhamento das atividades e gestão do Centro Cultural Português em Bissau e do Bairro da Cooperação Portuguesa em Bissau.
Entre 2023 e 2024, desempenhou o cargo de técnica superior na Divisão de Internacionalização da Câmara Municipal do Porto.
Desde outubro de 2024, encontra-se em regime de mobilidade como técnica superior na Divisão de Parcerias Estratégicas do Camões, I. P., com responsabilidades no acompanhamento de projetos realizados no âmbito da cooperação delegada.
319335368